Carreira e Mercado

17 documentários e filmes sobre Medicina para inspirar a carreira

Quer dicas de documentários e filmes sobre medicina? Então, não deixe de ler nossa seleção. São títulos nacionais e internacionais que trazem informação e inspiração para quem quer atuar ou já atua na área!

7
minutos de leitura

Os filmes sobre Medicina retratam o cotidiano dos médicos, os desafios e também os momentos apaixonantes da profissão. Na maioria das vezes são inspirados em histórias reais vivenciadas por médicos e pacientes e, por isso, tendem a ser realmente emocionantes.

Apesar de ser um entretenimento, os filmes sobre Medicina trazem também uma reflexão sobre a relação humana entre médico e paciente, as convicções médicas e religiosas e como isso pode ser trazido para a  vida real.

São títulos nacionais e internacionais que trazem informação e inspiração para quem quer atuar na área. E também servem para assistir sozinho ou em grupo, inclusive para quem não é da área, mas se interessa pela temática.

O interesse por filmes sobre Medicina

O interesse em torno de temas que envolvem Medicina não é algo novo. E a prova está na manutenção de programas já antigos televisionados até pela TV aberta, como E.R., série traduzida para o Brasil como Plantão Médico, e House, por exemplo. Ou ainda em sucessos de inúmeras temporadas, como Grey's Anatomy e mais aclamado.

Visando esse interesse, também surgiram séries brasileiras que retratam o cotidiano de clínicas como a série “Mulher”, sucesso na década de 90 e, mais recentemente, foi mostrada a complexidade do nosso sistema de saúde pública, na série “Sob Pressão”.

Mas, além do entretenimento, como nas séries, os documentários e filmes sobre Medicina ajudam têm um objetivo maior do que apenas entreter o público geral: os títulos também informam e contribuem com quem busca inspiração para a carreira médica.

Então, se quiser sugestões de filmes sobre Medicina, fique por aqui e confira nossas 17 dicas!

1 - Drauzio em Campo – Líbano e Jordânia

Situações de vulnerabilidade em saúde e condições de mutilação pós-guerra é o que busca evidenciar o documentário produzido com o médico e cientista brasileiro Drauzio Varella, que esteve entre o Líbano e a Jordânia a convite da ONG Médico Sem Fronteiras.

Ao todo, são 3 episódios que podem ser vistos pelo Youtube. Esse documentário é um convite à reflexão sobre as condições de vida, trabalho e saúde dos habitantes e quais são os impactos na qualidade de vida.

Para acessar o primeiro episódio, clique no link do título.

2 - Médicos Cubanos

A estratégia de trazer médicos cubanos ao Brasil tem como objetivo suprir a alta demanda em locais mais longínquos, nos quais o interesse por vagas é praticamente inexistente, mas a demanda é alta.

O tema é bastante complexo, tendo em vista a resistência por parte da classe médica e a necessidade latente da população vulnerável que busca por atendimento clínico de qualidade em tempo oportuno.

Para mostrar a realidade do programa, a proposta foi acompanhar três médicos, dois deles cubanos e um venezuelano no ambiente brasileiro e quais foram os desafios e oportunidades vivenciadas.

Dirigido por Paulo Markun, está disponível pela Globo Filmes.

3 - Heal – o poder da mente

Com o título português de "Cura - o mais poderoso curador está dentro de você", o documentário desenha como se dá o processo de cura dentro da mente, a partir de relatos de médicos, pacientes e líderes espirituais.

As manifestações são igualmente mostradas pela ciência ou pela fé e quais foram os desfechos em relação a isso. Esse documentário é um convite à reflexão sobre a integração e a dicotomia entre essas duas forças.

O título está disponível na Netflix.

4 - O renascimento do parto

O filme documental trata a problemática do excesso de partos realizados por cesarianas, a partir do relato de mães e profissionais de saúde, especialmente no Brasil. O foco do trabalho é revelar como essas experiências obstétricas negativas podem ter desencadeado traumas femininos.

Nesse filme são evidenciados também as complicações para as mulheres e os impactos para a saúde decorrentes do excesso de cesarianas sem indicação clínica efetiva e o prognóstico para o bebê.

5 - 100 metros

Baseado na história real do espanhol Ramón Arroyo, a produção tem o ritmo de drama, cortado por momentos mais leves, mas trata de como o protagonista lida com o diagnóstico de esclerose múltipla e desafia a si próprio ao preparar-se para a prova de IronMan, que tem cerca de 3,8 km de natação, 180 km de pedalada e 42 km de corrida.

É um filme de superação, visto os desafios da severidade da doença, da foça de vontade em não desistir, do preconceito de ter uma doença neurológica e incapacitante e das consequências para a vida pessoal.

6 - Um homem entre gigantes

A encefalopatia traumática é o tema central do drama protagonizado por Will Smith ao dar vida ao médico patologista forense Bennet Omalu, que descobre como traumas consecutivos atingem a cabeça de jogadores de futebol americano.

Esse filme é reflete também como algumas exposições podem alterar o estado do paciente, como no desenvolvimento de encefalopatia decorrente de grandes agressões na cabeça por períodos significativos.

Disponível nos principais canais de streaming.

7 - Extremis

Trata sobre os principais desafios e decisões a serem enfrentados por pacientes, familiares e médicos que precisam estar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais, ambiente pouco acolhedor.

Recebeu o prêmio de melhor documentário do Festival de Cinema de Tribeca e foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem em 2017.

8 - A inventora

Exibido nas séries documentais da HBO, aborda a história de Elizabeth Holmes, uma das empreendedoras de maior destaque do Vale do Silício em razão da sua suposta capacidade de inventar uma máquina que fazia exames clínicos a partir de uma única gota de sangue, o que deu origem à empresa Theranos.

Todo o processo que levou Holmes a se tornar um nome de grande destaque, anos mais tarde, se voltou contra ela em razão da história cheia de invenções, o que a levou à condenação por fraude eletrônica e conspiração para fraude pela Justiça da Califórnia.

9 - Tempo de despertar

No filme, Robin Williams vive o papel de Malcolm Sayer, um médico neurologista que inicia o trabalho em um hospital psiquiátrico e se vê desafiado pelo estado catatônico dos pacientes internados. Além de questões como humanização da Medicina e pontos de vista sobre a Síndrome de Parkinson, o filme trata da obstinação pela cura.

10 - Um método perigoso

Este é um filme inspirado na relação profissional de Freud e Jung e nos preceitos da Medicina de não se envolver sentimentalmente com o paciente. Jung extrapola esse barreira ao se apaixonar pela sua paciente Sabina Spielrein.

O filme é intrigante e complexo, pois envolve reflexões emocionais e subjetivas, além da temática sobre amor, paixão, desejo sexual e as questões éticas que devem existir nos atendimentos clínicos.

11 - Óleo de Lorenzo

O filme retrata uma busca incessante dos pais do menino Lorenzo de apenas 6 anos, que foi diagnosticado com um doença neurológica grave (adrenoleucodistrofia), com prognóstico de vida por mais dois anos, pela cura.

Diante dessa realidade, os pais não se conformavam e ao longo de pesquisas por conta própria conseguiram extrair um óleo que minimizou os sintomas degenerativos do pequeno Lorenzo.

12 - Patch Adams – O amor é contagioso

Talvez um dos filmes sobre Medicina mais emocionantes devido à sensibilidade com a qual os pacientes são tratados. O longa metragem é inspirado na história real de Hunter Doherty "Patch" Adams, um médico que de fato foca o olhar no paciente.

Esse filme reflete a realidade ainda muito presente em que os profissionais de saúde se importam mais em diagnosticar a doença do que avaliar a necessidade subjetiva do paciente.

Pode-se dizer que o filme desenvolve a ideia do se hoje denomina “humanização do paciente”, mostrando que medidas simples como perguntar o nome do paciente, ainda precisam ser melhoradas para criar mais empatia na relação médico-paciente.

13 - O físico

Apesar da tradução do título do filme ser incorreta (pois "The Physician" seria na verdade "O médico"), esse longa conta a história por trás da “doença de lado.” O protagonismo Rob que vivia na Inglaterra se vê intrigado com essa terrível enfermidade.

Então, vai para a Pérsia em busca de um renomado médico para aprofundar seus conhecimentos ora baseados em sabedoria popular de um barbeiro, que lhe ensinou algumas correlações entre sintomas e possíveis doenças.

É um filme impressionante que trata momentos históricos da Medicina, principalmente pelo fato de, naquela época, não se poder dissecar cadáveres humanos por questões religiosas, o que dificultava ou até impedia que os males da humanidade fossem desvendados.

14 - Quase Deuses

De faxineiro a auxiliar nas pesquisas sobre cirurgias cardíacas! Essa é a história de um menino que viu seus pais irem à falência depois da grande depressão econômica de 1929.

Na procura por um emprego, se torna faxineiro de um médico pesquisador que, percebendo a inteligência do rapaz, lhe convida para participar dos feitos que revolucionariam as cirurgias do coração.

Porém, o jovem Vivien, apesar de grande influenciador nos trabalhos do médico, se vê pouco valorizado por não ser médico e ter diversas discussões conflitantes a respeito dessa e de outras questões.

15 - Para sempre Alice

Um filme emocionante que descreve o acometimento precoce de uma professora de linguística pela Doença de Alzheimer. No auge de sua produtividade intelectual, ela se vê esquecendo trivialidades.

A história narra as questões da perda da memória, as adaptações da relação conjugal e com a filha em torno da situação e os impactos em longo prazo. Traz uma análise sobre a reviravolta de um destino não programado.

16 - The Good Doctor

Trata-se uma série televisiva em que um jovem médico autista se desafia a atender pacientes e melhorar sua comunicação com a equipe clínica. Com uma inteligência aprimorada e uma deficiência nas relações pessoais, o jovem se adapta às novas rotinas.

A série mescla dramas do jovem médico que precisa lidar com questões desafiadoras, diante de suas limitações, e com casos clínicos de grande complexidade que chamam a atenção do telespectador.

Para alguns, os comportamentos do jovem autista são muito "forçados", enquanto para outros, que percebem a dificuldade no olhar do outro, os movimentos repetitivos, entre outros, expressam a realidade de muitos indivíduos com esse problema.

17 - Um golpe do destino

Filme que retrata a saga de um cirurgião famoso que é diagnosticado com câncer e sente literalmente “na pele” a forma pela qual os pacientes são tratados. Ao inverter obrigatoriamente para o papel de paciente, encara o atendimento frio e calculista dos seus colegas médicos.

Um longa metragem sobre empatia, humanização, respeito e acolhimento ao paciente em todas as suas necessidades biopsicossociais, trazendo à tona como as relações terapêuticas devem ser fortalecidas.

Os filmes sobre Medicina trazem uma abordagem lúdica, real e necessária para os dias de hoje. Desde histórias de grandes personalidades, até eventos que marcaram a terapêutica, vale a pena sentar no sofá com um balde de pipoca e curtir cada sugestão proposta no texto, considerando as principais mensagens de cada um.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais e marque a Afya no Instagram, LinkedIn e Facebook.