Como saber se medicina é para mim?
Quase todo estudante que pretende seguir carreira médica se questiona: medicina é para mim? Algumas outras perguntas ajudam a responder a dúvida. Leia e entenda!
Existem inúmeras razões para fazer com que as pessoas optem pela carreira em medicina. E elas podem envolver desde a tradição familiar até perspectiva de ganhos financeiros. E, independentemente dos motivos que te fizeram pensar em cursar medicina, dificilmente não passou pela sua cabeça a questão: medicina é para mim?
Foi pensando em ajudá-lo a encontrar respostas para esta grande dúvida que criamos este conteúdo. Mas, não pense que ele te trará respostas. A ideia é que a partir de novos questionamentos, você possa compreender melhor a carreira do médico e saber se ela é realmente para você.
6 questões para fazer a si mesmo antes de cursar medicina
1. Você tem interesse por desafios?
2. Você é interessado em ciências e em como o corpo funciona?
3. Você realmente se preocupa com as pessoas, seus problemas e suas dores?
4. Você é um bom ouvinte?
5. Você gosta de aprender continuamente?
6. Você se sente curioso sobre como a medicina pode melhorar a vida das pessoas?
Caso as suas respostas tenham sido “sim” para a maioria das perguntas, isso indica que possivelmente você tem um perfil para a carreira médica.
Além disso, outras reflexões podem contribuir para a sua decisão de tornar-se médico, segundo o portal Top Universities.
São elas:
- Você não tem medo de admitir falhas no seu conhecimento | Esse é um ponto importante, pois muitas vezes será preciso recorrer a uma segunda opinião para alcançar a melhor abordagem e tratamento para o seu paciente e você não poderá hesitar por julgar a si mesmo incompetente.
- Você tem inteligência emocional | A carreira médica não exige apenas o conhecimento absorvido dos livros, mas também habilidades de perceber cada paciente e suas características até mesmo emocionais/psicológicas a fim de compreender profundamente as causas de suas dores e chegar a um diagnóstico correto, por exemplo.
- Você tem inteligência emocional | A carreira médica não exige apenas o conhecimento absorvido dos livros, mas também habilidades de perceber cada paciente e suas características até mesmo emocionais/psicológicas a fim de compreender profundamente as causas de suas dores e chegar a um diagnóstico correto, por exemplo.
- Você é persistente | Nem todo paciente apresentará sintomas clássicos ou doenças facilmente identificáveis. Muitas vezes, fechar um diagnóstico requer diversas abordagens, pesquisas, trocas com outros profissionais, solicitação de diversos exames e acompanhar o paciente de perto durante a evolução do quadro, que pode exigir lutar contra o relógio.
- Você é confiante | Para tornar-se médico é importante ter a dose certa de confiança no próprio julgamento. Isso porque nem sempre haverá recursos para solicitar todos os exames para diagnosticar um paciente e, por isso, é necessário que o médico se sinta seguro em recorrer as informações da anamnese e confrontá-las com as recebidas durante seu treinamento.
Leia também: 12 materiais importantes para o curso de medicina
Se, depois disso tudo você ainda continua em dúvida sobre seguir ou não a carreira médica, veja alguns benefícios da escolha.
7 vantagens de escolher medicina!
- Você pode escolher entre ser médico generalista ou especialista.
- A carreira oferece muitas oportunidades de especialidades.
- É possível encontrar oportunidades como médico em qualquer lugar do mundo.
- Com a crise de saúde, a demanda por médicos está bastante em alta.
- Os salários são altos e a carreira oferece boa estabilidade.
- Caso siga a área acadêmica, é possível fazer novas descobertas em medicina.
- Você estará apto a aliviar a dor e o sofrimento.
Leia também: Rotina dos estudantes de medicina: saiba como é
Gostou deste artigo? Leia mais outros conteúdos semelhantes aqui.