Como montar um simulado do Enem para passar em Medicina
Fizemos um passo a passo para você conseguir montar o seu simulado e ser aprovado este ano. Confira!
Estudar para passar em Medicina é, para muitas pessoas, uma maratona que leva vários anos até ter um final feliz. Nesses casos, montar o próprio simulado do Enem é uma boa alternativa quando se esgotam as provas anteriores para fazer ou mesmo quando se quer dificultar o nível do exame, utilizando questões de outros vestibulares.
Por isso, criamos um passo a passo para você conseguir montar o seu. Leia atentamente às instruções e fique mais próximo da aprovação!
1. Avalie provas anteriores para conhecer o Enem
Mesmo que já tenha feito várias vezes o exame, avaliar a prova com olhar crítico é um processo à parte. Esse será o momento de descobrir quantas questões difíceis, fáceis e medianas são distribuídas em cada caderno, e os temas mais recorrentes. Você consegue baixar edições anteriores no site oficial do Inep.
Com isso em mãos, após analisar o escopo de pelo menos cinco provas mais recentes, faça uma média. O número ideal para cada nível de questão e a frequência das disciplinas cobradas deve ser uma média aproximada dos últimos anos, para aumentar a precisão.
Outro ponto importante é classificar como os enunciados abordam cada assunto: se é com contextualizações do cotidiano, gráficos, imagens etc. Fazer isso te dará uma visão mais clara da estrutura do Enem que poderá orientar seus estudos de forma mais eficaz.
Leia também: 8 dicas para controlar o tempo durante o Enem
2. Escolha as questões certas
Estamos falando de tamanho, temas, mas também de quantidade. Inclua questões com assuntos atuais e interdisciplinares sem esquecer que o Enem é dividido em:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Português e Literatura
- 45 questões de Química, Física e Biologia
- 45 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Eleve o grau de dificuldade no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, pois muitas faculdades atribuem valor maior de acordo com o gabarito na hora de somar a nota do candidato. Você pode fazer isso escolhendo questões elaboradas pelo ITA, IME e pela Fuvest aqui, por exemplo.
3. Sorteie um tema para a redação
Você não tem ideia de qual será o tema da redação no dia da prova e não deve saber nos seus simulados também. Assim, o ideal é escrever vários temas em pedaços de papel e sortear um deles na hora em que estiver treinando.
Um caminho para definir quais serão as opções é excluir os assuntos que já apareceram em outras edições. Avaliamos todos desde 1998, quando o exame foi criado, e listamos alguns assuntos com grande potencial e que nunca foram abordados antes. São eles:
- A influência das redes sociais na formação da opinião pública;
- A importância da educação financeira na formação de cidadãos críticos;
- O papel da arte como ferramenta de resistência e transformação social;
- Mudanças climáticas e seus impactos na segurança alimentar no Brasil;
- O papel da tecnologia na inclusão social de pessoas com deficiência.
Preparação nota 1.000: Como tirar nota máxima na redação do Enem?
4. Monte um ambiente semelhante
O Enem acontece em escolas e universidades nem sempre ideais para uma prova tão longa. Talvez pegar uma cadeira que acompanha a mesa de jantar em vez de usar a sua confortável de escritório seja bom para treinar sua resistência em uma possível posição desconfortável.
Organize seus materiais de forma prática, deixando apenas o necessário, para evitar distrações. Além disso, nada de relógio. Programe o seu celular apenas para despertar em intervalos de 1 hora e, depois, quando faltar apenas os 30 e 15 minutos finais, pois o chefe de sala talvez avise nesses momentos também.
Caso você queira simular um ambiente ainda mais realista, considere reproduzir sons de ambiente para se acostumar com possíveis barulhos durante a prova, como pessoas abrindo embalagens de alimentos. Essas medidas te ajudarão a se familiarizar com as condições reais do dia da prova.
Checklist Enem: o que você precisa saber?
5. Siga as regras da prova
Guarde todos os seus dispositivos eletrônicos em um lugar onde você não possa acessar com facilidade. Em cima da mesa, deixe apenas canetas pretas de corpo transparente e lanches.
Por fim, evite se levantar muitas vezes para ir ao banheiro, pois isso não será uma possibilidade no dia da prova, a não ser que você esteja passando mal. E, claro, em hipótese alguma ultrapasse o horário limite para realização do exame.
Gostou deste conteúdo? Veja outras dicas sobre o Enem no nosso blog para que este seja o ano da sua aprovação em Medicina!