Estágio e carreira

Saiba como criar e manter uma rotina produtiva

Para ajudar a manter uma rotina produtiva, separamos algumas dicas simples que podem ajudar você a se organizar e ter um dia a dia equilibrado. Confira!

4
minutos de leitura

É bastante comum não saber se organizar com as demandas do dia a dia e os prazos de entrega, sobretudo quando se está em home office. A rotina corrida e repleta de atividades a cumprir, tanto de assuntos pessoais quanto profissionais, muitas vezes, faz parecer que as 24 horas não são suficientes para completar o que planejamos.

Nesse caso, criar e manter uma rotina produtiva se torna indispensável, especialmente quando se está estudando para o vestibular. Afinal, quando planejamos nosso dia, as coisas fluem melhor e temos a sensação de que somos realmente produtivos e estamos cada vez mais perto de realizar as metas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que saiba a importância de ter uma rotina organizada e conheça algumas dicas práticas que com certeza vão te auxiliar a manter o dia a dia produtivo e mais saudável. Confira!

Qual a importância de ter uma rotina organizada?

Cuidar dos estudos, da casa, da família e do estágio ou trabalho, assim como manter a saúde e o descanso em dia, parecem tarefas impossíveis de conciliar, não é mesmo? Porém, quando organizamos a nossa rotina, tudo fica bem mais simples.

De modo geral, manter hábitos diários e buscar dicas garante equilíbrio pessoal e profissional, além de cuidado para não atrapalhar a saúde com situações estressantes. Dessa forma, você estará preparado para encarar o dia com mais tranquilidade e evitar o desenvolvimento de problemas físicos e mentais.

Podemos dizer que um dos maiores benefícios de ter uma rotina organizada é a previsibilidade. Com tudo planejado, você consegue prever o seu dia e reduz o espaço para possíveis imprevistos. É claro que não temos o controle de absolutamente tudo, mas isso não quer dizer que não é possível planejar e organizar a sua rotina.

Além disso, a rotina organizada ajuda o organismo a trabalhar de forma mais coordenada, mantendo o metabolismo, o relógio biológico e o cérebro alinhados, proporcionando mais foco e concentração. Isso porque, ao realizar as mesmas coisas de maneira sistemática, você cria um hábito.

Lembre-se de que, quando você não se planeja, chega ao final do dia sentindo que não fez nada produtivo e procrastinou, deixando para depois tarefas realmente importantes.

Quais são os passos necessários para criar uma rotina funcional?

Para criar uma rotina produtiva, é necessário, antes de mais nada, mudar sua mentalidade e compreender que cada hora do seu dia fará uma grande diferença para o que você deseja concluir.

Pensando em toda a matéria que deve ser estudada para o vestibular e para o ENEM, por exemplo, a única forma de cobrir a maior parte do conteúdo é estudando cada dia um pouco. Ou, ainda, pensando na construção da carreira, cada atividade extracurricular e estágio, devem ser pensados levando em consideração a profissão que você deseja seguir - de um passo de cada vez.

Por isso, a organização deve começar com a criação do hábito de planejar o seu dia, de acordo com as suas necessidades. Neste planejamento, é possível colocar as atividades que irão demandar mais tempo para serem concluídas, assim como a maneira de concluí-las de uma forma mais prazerosa.

De modo geral, isso pode ser desenvolvido por meio de passos simples, como organizar sua agenda, separar tarefas importantes, saber o momento de realizar pausas, fazer exercícios físicos, planejar o dia com antecedência e priorizar atividades complexas.

Esses hábitos são cruciais para quem deseja se tornar mais produtivo, pois, assim, é possível realizar todas as tarefas sem se sentir sobrecarregado.

Como manter uma rotina produtiva no dia a dia?

Para ajudar a manter uma rotina produtiva, separamos algumas dicas simples que podem ajudar você a se organizar e ter um dia a dia equilibrado. Confira!

Estabeleça metas

O primeiro passo para manter uma rotina mais produtiva é compreender o objetivo do seu planejamento e onde deseja estar em médio e longo prazo. Definir isso faz com que você se organize e dê atenção às tarefas diárias, que, certamente, levarão você até a conquista de seus sonhos. Não se esqueça de que manter tudo organizado possibilita que suas metas e objetivos sejam concluídos da melhor forma possível.

Tenha disciplina

Muita gente confunde disciplina com rigidez e inflexibilidade, mas, neste caso, referimo-nos à capacidade de fazer coisas necessárias mesmo sem disposição, já que sabemos que elas fazem parte da trajetória para alcançar os objetivos.

Essa disciplina, na maioria das vezes, está associada ao autocontrole, à habilidade de nos manter focados, independentemente das adversidades. Ela nos faz continuar mesmo quando não estamos motivados.

E à medida que você adota essa prática no seu cotidiano, fica mais fácil desfrutar dos bons momentos da vida, pois a rotina de estudos, por exemplo, permite que você reserve algumas horas para descansar.

Avalie como você gasta seu tempo

Se você é daquelas pessoas que acha que fazer muitas tarefas ao mesmo tempo é sinal de produtividade e alto desempenho, é melhor repensar este comportamento. Afinal, quando fazemos isso, não damos a devida atenção ao trabalho em andamento e acabamos com resultados abaixo da média.

Por isso, o ideal é se dedicar a uma atividade por vez e, principalmente, avaliar como você está gastando seu tempo. Tenha em mente todas as tarefas que você desempenha ao longo do dia, isso será útil ao estruturar o seu horário. Além disso, faça um planejamento e inclua todas as suas obrigações para organizar o seu cronograma diário e semanal.

Não negligencie os momentos de descanso e lazer

Outra dica importante é a necessidade de não negligenciar os momentos de descanso e lazer — um cuidado indispensável para conseguir organizar bem sua rotina, já que podemos exagerar nas atividades e acabar nos sentindo esgotados ao final do dia.

Lembre-se de que sua mente precisa de descanso para continuar trabalhando de maneira eficaz e produtiva. Então, tenha foco total no que você está fazendo, mas não se esqueça de tirar um tempo para você e se distrair com outras coisas.

Destaque as prioridades

A melhor forma de otimizar a gestão do tempo e aumentar a produtividade é priorizando as atividades mais importantes. Fazer isso ajuda a focar naquilo que realmente precisa de atenção e contribui também para que tenha uma noção mais clara da evolução dos seus objetivos.

Em geral, definir a prioridade nada mais é do que analisar detalhadamente a sua rotina e entender quais são os fatores importantes e as tarefas urgentes de acordo com sua realidade. Aqui, a rotina ajuda não apenas na organização, mas também aumenta sua motivação, produtividade e solução de conflitos.

Utilize ferramentas

Por fim, para manter uma rotina produtiva, existem diversas ferramentas que permitem que você acompanhe as atividades e tenha mais eficiência e, claro, alcance os objetivos estabelecidos.

Algumas sugestões de ferramentas para aumentar a produtividade são:

  • Google Calendar;
  • software CRM;
  • QuickBooks;
  • Pluga;
  • Método Pomodoro;
  • Evernote;
  • Slack.

Sabemos que começar a ter o hábito de se planejar e criar uma rotina pode demorar um pouco, mas saiba que é extremamente prazeroso quando você percebe que funciona e traz diversas vantagens. Com muita dedicação, comprometimento e organização, você conseguirá alcançar suas metas.

Lembre-se que, para que tudo dê certo, é fundamental deixar claro quais são as suas prioridades e criar sua rotina de acordo com elas. Dessa maneira, você terá um planejamento realmente eficaz que te ajudará a realizar seus objetivos e alcançar ótimos resultados no que se propor a fazer.

Agora que você já sabe como criar e manter uma rotina produtiva, não deixe de seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.