Cursa Medicina? Saiba como fazer um bom plano de carreira desde a faculdade
Medicina é uma das profissões mais concorridas do país. Essas dicas irão ajudar você a seguir pelo melhor caminho dentro da carreira
Quando sabemos para onde queremos ir, com quem e em quanto tempo, fica mais fácil chegar ao destino. Isso porque entendemos o que precisa ser feito. Quando pensamos em carreira, o que precisa ser estudado como preparação para os desafios que surgirão no caminho. Nesse sentido, para quem já é ou ainda será da área de Medicina, fazer um plano de carreira é fundamental.
Planejar o futuro profissional pode lhe ajudar a reduzir a ansiedade com a vida profissional que vem pela frente, além de poupar tempo com as múltiplas escolhas que vão surgir a cada etapa do seu desenvolvimento. Um plano ajuda a manter o foco, com mais clareza das metas e objetivos.
Por isso, quanto mais cedo você fizer seu plano de carreira (o ideal é fazer ainda na graduação), mais assertivo ele será. Isso não lhe impedirá de mudar de objetivos, mas até nisso um plano deve ajudá-lo, pois a adaptação será mais fácil do que ter de traçar todos os objetivos do zero mais para frente.
Leia também: 5 conselhos para o estudante de Medicina iniciante
Existem ainda outros motivos para investir em um plano de carreira:
- Escassez de mão de obra qualificada - De acordo com reportagem da Exame, quase metade (49%) dos recrutadores ouvidos no último Índice de Confiança Robert Half afirmaram que a principal dificuldade das organizações durante um processo de recrutamento está no fato dos candidatos não terem as habilidades técnicas necessárias para a posição. Sai na frente quem conseguiu se antecipar aos pré-requisitos das vagas e se preparou tecnicamente para isso.
- Atendimentos melhores - Com mais qualificação, você poderá atender da melhor forma - e isso só será possível com conhecimento e experiência, sendo que a primeira parte você pode adiantar com estudos se souber o que quer seguir dentro da Medicina.
- Mais chances profissionais - Uma qualificação direcionada à área escolhida pode render melhores oportunidades de trabalho em processos seletivos ultra qualificados, já que eles tendem a buscar profissionais com habilidades técnicas e comportamentais bem estruturadas para as vagas.
Agora que você já sabe sobre a importância de traçar um plano de carreira para o seu futuro ainda na graduação, separamos 7 dicas básicas para que você comece seu planejamento:
- Estabeleça objetivos
Defina qual será seu objetivo profissional e certifique-se de que ele esteja alinhado com seu propósito de vida. Não tenha medo de sonhar alto, só não esqueça de definir detalhes deste sonho: ele precisa ser específico, ter um prazo e ser atingível para funcionar de verdade.
- Capacite-se para a realização
Ao saber aonde você quer chegar, fica mais fácil pesquisar e definir quais ferramentas poderão ajudar nisso. Pode ser a realização de algum curso técnico ou a organização da sua rotina de estudos. O importante é se preparar para atingir o objetivo no tempo estabelecido.
- Organize as metas secundárias
Esse objetivo profissional maior que você definiu precisará, muito provavelmente, ser desmembrado em várias outras metas secundárias. Por exemplo: economizar uma quantia de dinheiro em tantos meses ou estudar uma hora por dia sobre algum assunto duas vezes na semana. É importante que você saiba priorizar essas ações e organizá-las de uma forma que consiga realizá-las.
- Pesquise oportunidades
O curso de Medicina tem mais de 50 especializações e maneiras bem diferentes de trabalhar, tanto no setor público e privado quanto empreendendo sozinho ou em sociedade. Buscar quais oportunidades combinam mais com o seu perfil e com seus objetivos de vida pode facilitar muito sua jornada a longo prazo.
- Crie uma rede de contatos
Procure as pessoas que se destacam na área em que você pretende atuar e, se possível, converse com elas sobre seus objetivos e pergunte sobre as experiências que elas podem dividir com você sobre suas trajetórias. Como elas já passaram pelo estágio em que você está agora, essas pessoas sabem da importância dessas trocas e muitas vão se dispor a fazer contato - redes sociais facilitam muito a apresentação inicial.
- Explore as possibilidades
Há um universo imenso dentro e fora do ambiente universitário a ser explorado: eventos, palestras e outras atividades extracurriculares podem ser enriquecedores para o seu repertório. Invista em maneiras de aumentá-lo.
Pode interessar você: 9 sites que todo estudante de Medicina precisa conhecer
- Busque o autoconhecimento
Por último, uma das dicas mais importantes (e básicas para a vida): invista em autoconhecimento para saber no que você é realmente bom e no que ainda precisa melhorar. Trabalhar para corrigir seus pontos fracos e potencializar os fortes desde a graduação lhe dará mais firmeza para adquirir novos conhecimentos posteriormente.
Para planejar melhor sua vida profissional e saber quais critérios utilizar na escolha de sua especialidade, confira também nosso Manual de como estruturar um plano de carreira na Medicina.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e continue navegando no nosso blog para ler outros semelhantes.