Graduação

O ciclo clínico chegou? Saiba como criar uma rotina sustentável

Gostaria de saber o que é e como funciona o ciclo clínico na faculdade de Medicina? Leia este artigo para descobrir como é possível criar uma rotina sustentável durante a sua formação!

6
minutos de leitura

Quem estuda para se tornar médico sabe que há uma lista enorme de tarefas que precisam ser realizadas continuamente. Depois de ser aceito na faculdade de Medicina, é necessário se dedicar bastante ao aprendizado de uma nova linguagem, que é completamente diferente da usual. Antes de obter a licença para trabalhar, os estudantes precisam passar pelo ciclo clínico.

É nesse momento que o futuro médico começa a praticar os conhecimentos que foram e ainda estão sendo obtidos na faculdade. Por isso mesmo essa é uma das etapas mais importantes que precisam ser realizadas para concluir a faculdade de Medicina.

Quer saber qual é a importância do ciclo clínico para os estudantes de Medicina? Neste conteúdo, vamos explicar como criar uma rotina e se organizar durante a graduação. Continue a leitura e descubra como essa etapa funciona!

O que é o ciclo clínico?

As universidades organizam o currículo e treinamentos do curso de Medicina em 3 partes. Em um currículo tradicional de 6 anos, a fase pré-clínica (ou ciclo básico) abrange os 2 anos iniciais nos quais o estudante adquire conhecimentos científicos. Nesse período, o aluno aprende sobre conceitos médicos básicos, doenças, estrutura e funções do corpo, diagnósticos e tratamentos.

No ciclo clínico, o futuro médico começa a desenvolver competências essenciais para a prática médica. Durante 2 anos, o estudante realiza um treinamento para receber novas instruções e obter experiência prática com pacientes nas principais especialidades médicas. Em seguida, os profissionais passam por 2 anos de internato.

Após o internato o estudante se forma como médico generalista e já pode exercer a profissão após se registar no CRM. Caso queira seguir estudando para se especializar ainda mais, é possível fazer uma Pós-graduação médica ou residência.

Como funciona o ciclo clínico na Medicina e qual a sua importância?

Os estudantes de Medicina precisam completar o ciclo clínico durante o terceiro e quarto anos de sua faculdade. Na maioria dos casos, o ciclo clínico é dividido entre aulas teóricas e prática ambulatorial, em hospitais e UBS.

Os treinamentos normalmente são feitos nas grandes áreas da Medicina, como Medicina da Família, Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, entre outros. Nesse período de 2 anos, podem realizar cuidados com os pacientes e começar a definir as disciplinas eletivas que pretendem cursar.

Os estudantes coletam dados sobre o histórico dos pacientes, fazem exames físicos e atendimentos ambulatoriais. A prática ajuda a compreender melhor a teoria e a despertar interesses médicos e a escolher uma área específica para uma futura especialização. Isso proporciona aos futuros médicos uma experiência indispensável para trabalhar com os pacientes sob a supervisão direta de um professor ou médico mais experiente. Essa é a oportunidade para combinar os conhecimentos com o desenvolvimento de habilidades.

Para concluir o ciclo clínico, é necessário ter paciência, dedicação e esforço, bem como confiar nas orientações recebidas. Os médicos não se tornam especialistas no trabalho com pacientes sem ganhar experiência. Esse é o momento de começar a aumentar a exposição aos métodos da prática clínica para se desenvolver e, consequentemente, as habilidades e a confiança necessárias para atuar.

Quais são os desafios enfrentados no ciclo clínico?

A formação em Medicina oferece grandes desafios para os estudantes que na atualidade enfrentam momentos de mudanças contínuas. Não se trata apenas de continuar usando os livros para estudar, mas unir suas rotinas com a atuação nos hospitais, realização de exames, mas também entender sistemas de operação, enfrentar provas e perceber as dores dos pacientes.

Os sistemas educativos mudaram nos últimos tempos, aumentando a utilização de tecnologia na sala de aula e novos rearranjos institucionais foram realizados no mundo inteiro. Isso pode ser estimulante, mas exige dos alunos a capacidade de desenvolver habilidades multidisciplinares, conhecer sistemas tecnológicos, ferramentas, recursos inovadores que surgem o tempo todo.

Como criar uma rotina sustentável durante o ciclo clínico?

A faculdade de Medicina se concentra no desenvolvimento de competências para melhorar o bem-estar dos pacientes, famílias e comunidades. Em outras palavras, a educação médica visa ajudar outras pessoas por meio da expertise técnica.

Entretanto, você somente conseguirá cuidar bem de outras pessoas se praticar o autocuidado e souber quando precisa relaxar ou se descontrair. Além da descontração, veja algumas outras dicas para criar uma rotina sustentável, no ciclo clínico e durante toda a faculdade:

Equilibre sua vida profissional

A educação médica deve permitir que os alunos preservem seu senso de propósito e a sua saúde mental. Para isso, comece a equilibrar a vida profissional e a vida pessoal desde o ciclo clínico. Aprenda a lidar com o estresse e as adversidades que são comuns em ambientes hospitalares e previna o esgotamento profissional.

Conte com a tecnologia

A tecnologia pode ser uma ótima aliada, especialmente para criar métodos eficientes de aprendizado. O estudante tem à sua disposição soluções tecnológicas diferenciadas, como plataformas e outras inovações de ensino para a educação interprofissional. Procure se familiarizar com essas ferramentas, aproveite para assistir videoaulas, ouvir podcasts e participe de grupos de estudos.

A Inteligência Artificial também tem potencial para aprimorar a educação dos profissionais de saúde. As aplicações de IA estão sendo desenvolvidas para reduzir custos e facilitar o aprendizado sobre os cuidados de saúde. Os algoritmos podem auxiliar em diagnósticos diferenciais e as ferramentas de aprendizado de máquina podem ler raios X, validar laudos e examinar amostras patológicas.

A integração de ferramentas de IA no ciclo clínico da faculdade de Medicina pode ser adaptada para facilitar a resolução de problemas. Na educação, as novas tecnologias fornecem os recursos necessários para realizar, na prática, diversos procedimentos clínicos. As inovações permitem o ajuste de competências para aumentar o tempo livre na interação entre paciente e profissional.

Desenvolva as suas capacidades

As instituições de ensino superior na área da saúde apresentam vários desafios e muitas oportunidades para os estudantes. Aproveite ao máximo o período acadêmico e a metodologia da sua faculdade de Medicina para desenvolver as capacidades de um médico de sucesso. Cada pessoa tem habilidades individuais e, às vezes, é necessário desenvolver competências para trabalhar em equipe e suportar a pressão decorrente do aumento das cargas de trabalho.


Agora você já sabe como criar uma rotina sustentável no ciclo clínico!

Mantenha o aprendizado para atingir a excelência profissional durante essa fase do curso de Medicina. Utilize os recursos tecnológicos existentes, tente adaptar-se rapidamente às mudanças ambientais e continue em constante desenvolvimento para ter sucesso em sua carreira.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter e começar a receber dicas em seu e-mail para se manter atualizado.