Carreira e Mercado

Carreira médica: é a escolha certa para mim?

Saber se você está preparado para carreira médica exige algumas reflexões. Veja as principais delas.

6
minutos de leitura

Embora esteja entre uma das carreiras mais tradicionais e seja, ainda hoje, desejada por muitos, a carreira médica implica uma série de responsabilidades que exigem dedicação e abdicação muito maiores do que outras profissões. Portanto, estar certo de que essa é a carreira que mais se adequa ao seu perfil pode evitar uma série de angústias e frustrações.

5 reflexões a serem feitas antes de optar pela carreira médica!

 

1. Os desafios se iniciam antes da graduação

O curso de medicina ainda está entre os mais concorridos, com cerca de 200 pessoas disputando uma única vaga na maioria das universidades federais e notas de corte altíssimas comparadas a outros cursos menos concorridos.

2. O curso é longo e exige dedicação

Em geral, o tempo de formação em um curso de medicina é de 12 semestres, ou seja, seis anos. Nos primeiros dois anos são vistos conteúdos mais abrangentes que contribuirão com a formação clínica. Nos dois anos seguintes, se inicia o contato com pacientes reais, exames e diagnósticos e, por fim, nos dois anos que fecham o curso, o estudante passará pela prática clínica obrigatória.

3. É necessário gostar de estudar e se atualizar sempre

Os seis anos de graduação podem ser considerados apenas os primeiros degraus na formação de quem deseja seguir uma carreira médica. Na sequência, deve-se optar por uma residência médica ou clinicar até partir para uma especialização. Além disso, congressos, seminários, pesquisas e descobertas no mundo da saúde estão sempre surgindo e é necessário manter-se atento a todo esse universo de informações.

4. O interesse pelo bem-estar das pessoas precisa ser real

A profissão exige que o médico lide com outras pessoas o tempo todo. E, mais do que isso, todas essas pessoas têm vivências, crenças e necessidades diferentes e, ainda assim, precisarão da sua ajuda. Estar apto a ter bons relacionamentos interpessoais é uma necessidade e não apenas questão de ética profissional.

5. Esteja ciente da necessidade de abdicar-se de coisas das quais gosta

Novamente, o tempo de dedicação aos estudos e formação influenciará na vida pessoal e nas escolhas a serem feitas. Portanto, estar ciente de que encontros, momentos em família e outras atividades serão deixadas em detrimento de pesquisas, estudos de caso e plantões é preciso.

Veja também: Vestibular de medicina: como estudar?

Se depois de avaliar todos esses fatores, você continua a acreditar que a carreira médica é para você, veja aqui algumas razões pelas quais você deveria escolher tornar-se médico.

Bons motivos para escolher a carreira médica!

  • A demanda por cuidados em saúde não para de crescer, sobretudo depois do início da pandemia do novo coronavírus;
  • Profissionais altamente capacitados podem obter bons ganhos financeiros ao se estabelecerem como referência;
  • A medicina pode proporcionar tanto estabilidade quanto satisfação pessoal para quem realmente tem vocação para cuidar de pessoas;
  • O campo de atuação é muito vasto, permitindo ampla liberdade de escolha ao profissional;
  • Profissionais que se dedicam à pesquisa podem seguir como cientistas médicos;
  • A medicina pode ser encarada como uma oportunidade de demonstrar compaixão pela humanidade e promover mudanças positivas na sociedade.

Leia também: Rotina dos estudantes de medicina: saiba como é

Carreira médica acadêmica: o desafio dentro do desafio

Além de exercerem o ofício em hospitais e clínicas, profissionais que decidem seguir a carreira médica podem atuar também na área de pesquisa, ou seja, na carreira acadêmica.

Para isso, é possível escolher uma pós-graduação strictu senso, como mestrado ou doutorado, permitindo ao profissional se tornar professor em universidades e faculdades.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com colegas e leia outros semelhantes em nosso blog.