Graduação e cursos

Afinal, vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade?

5
minutos de leitura

Quando chega o momento de cursar o ensino superior, nem sempre a melhor opção será a instituição que está mais perto de onde moramos. Aí, surge a dúvida: mudar de cidade para fazer faculdade é sempre o melhor caminho?

Às vezes, a escolha não é apenas em trocar de cidade, mas até mudar de estado para fazer faculdade. Nesse sentido, é preciso refletir sobre diversos fatores, como a qualidade da instituição, o custo de vida da nova localidade, a distância dos familiares, entre outros.

Neste post, mostraremos os critérios que devem ser levados em consideração, que vão muito além do aspecto financeiro. Também falaremos dos benefícios de trocar de cidade para fazer a sua graduação. Boa leitura!

O que levar em conta ao mudar de cidade?

É importante pesquisar sobre a cidade para a qual você quer ir, assim como buscar informações sobre a graduação específica e a instituição de ensino. Vamos conhecer outros aspectos que devem ser levados em conta.

Moradia

Investigue os gastos relacionados à moradia em uma nova cidade. Além disso, caso não seja uma cidade grande, é preciso até mesmo verificar se há vagas para novos alunos.

Lembre-se de que você precisa pensar em aspectos financeiros e em outras possibilidades, como acomodações universitárias — repúblicas, dormitórios e opções similares. Também verifique se mais alguém da sua cidade pretende estudar na mesma universidade, uma vez que vocês poderão dividir os custos.

Outros aspectos financeiros

Você deve consultar informações sobre a cidade para a qual pretende se mudar e verificar gastos rotineiros para planejar o seu orçamento. O site Custo de Vida fornece alguns comparativos interessantes para você se basear.

Além disso, verifique a possibilidade de ajudas financeiras prestadas pela própria instituição. Alguns exemplos são as bolsas de estudo ou verbas destinadas a incentivar pesquisas, mas também preste atenção a possíveis descontos, financiamentos estudantis e programas específicos de estágio.

Avaliação do curso

Algumas das graduações mais concorridas são:

O nível acadêmico dos estudantes que são aprovados para esses cursos é muito alto. Estudar em uma instituição de ensino bem respeitada é primordial para sair em vantagem no mercado de trabalho e competir com quem se graduou. Às vezes, a melhor opção é buscar uma graduação em outra cidade.

Alimentação

Sim, até mesmo a alimentação é um fator que deve ser considerado antes de mudar de cidade. Faça uma lista das instituições que despertam o interesse e procure saber se elas têm restaurantes universitários a preços de custo ou opções com valores mais acessíveis ao redor.

Isso também é importante para manter uma rotina saudável e evitar se alimentar com lanches rápidos e repletos de gordura, que impactarão negativamente a sua rotina.

Quais são os principais benefícios de mudar de cidade para fazer faculdade?

Agora, mostraremos algumas das principais vantagens de mudar de cidade para fazer faculdade, englobando diversos fatores.

Maior liberdade e independência

De modo geral, estudantes que escolhem mudar de cidade para fazer uma faculdade estarão morando sozinhos pela primeira vez. Além de adquirir os conhecimentos profissionais que ajudarão em sua carreira, essa também será uma oportunidade de gerenciar a sua própria vida.

Nesse sentido, essa mudança proporciona uma maior independência em relação ao modo com que o estudante vivia até então. Ao ter que lidar com os desafios da vida adulta por conta própria, ele terá mais responsabilidade e maturidade — características que ajudarão muito na carreira.

Novas amizades

Mudar de cidade é uma excelente oportunidade de conhecer uma nova cultura, hábitos diferentes e, claro, fazer novas amizades. Quem nunca teve curiosidade sobre como são as pessoas nascidas em um estado específico, não é mesmo? Ainda mais em um país tão grande e diverso como o Brasil.

Além disso, as amizades que você faz dentro da faculdade costumam durar muito, uma vez que você provavelmente encontrará muitas dessas pessoas no mercado de trabalho.

As pessoas com as quais você divide esse período de faculdade também formarão uma conexão única com você, já que eles também vivenciam as histórias, situações e desafios pelos quais você vai passar. Elas serão a sua nova rede de apoio em uma cidade que você estará apenas começando a conhecer.

Oportunidade de desenvolvimento pessoal

Além da maior independência para quem muda de cidade e passa a enfrentar novos desafios, essa escolha também gera oportunidades para o desenvolvimento pessoal. Quando o estudante se habitua à nova cidade e passa a tomar decisões baseadas no próprio conhecimento, ele ganha em autoestima e confiança.

Assim, quando chegar o momento de buscar uma vaga no mercado de trabalho, esse estudante já terá uma boa dose de experiência de vida. Afinal, sobreviver a quatro (ou até mais, dependendo do curso) anos de estudo intenso, longe da família, é algo que gera respeito por parte de outros profissionais e gestores.

Não à toa, a autonomia e a automotivação são algumas das características mais procuradas pelos gestores hoje. Um estudante que conseguiu gerir a própria vida acadêmica em uma cidade diferente terá dado um grande passo para conquistar essas habilidades profissionais.

Possibilidade de gastar menos no dia a dia

Ao se mudar de cidade, você pode se transferir para uma localidade na qual os custos do dia a dia (moradia, internet, água, luz, despesas no supermercado...) são mais baratos.

Isso é ainda mais interessante para quem não está trabalhando e não quer sobrecarregar os pais com muitas despesas. Contudo, esse critério deve se alinhar ao que é mais importante: a opção por uma instituição de ensino de qualidade.

Qual é a importância de escolher uma boa instituição de ensino?

Caso você esteja considerando se mudar para outra localidade, é bem provável que um dos critérios que orientam essa decisão seja o de estudar em uma instituição de ensino de ponta. Mas o que é, exatamente, uma boa faculdade?

Uma boa instituição de ensino é aquela que oferece uma boa infraestrutura para seus estudantes, além de ter um histórico de formar muitos profissionais que conseguem empregos após se formarem. Uma maneira de checar isso é verificar a nota da faculdade no site do Ministério da Educação.

Uma faculdade reconhecida no mercado e bem avaliada no MEC vai garantir uma formação de qualidade e a preparação necessária para aumentar as suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Mudar de cidade para fazer faculdade pode assustar, mas oferece inúmeros benefícios

Você terá a chance de estudar em uma universidade de ponta, mais bem avaliada em relação àquelas que estão presentes em seu município natal, por exemplo. Além disso, você ganha em autonomia e automotivação.

E aí, gostou do conteúdo e quer continuar recebendo outros artigos como este, em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter para não perder nada!