Estágio e carreira

Como a inteligência artificial pode melhorar o RH das empresas

Como é o uso de inteligência artificial no RH das empresas? Veja os benefícios de unir os dois campos e quais são as aplicações possíveis. Leia o post para entender!

4
minutos de leitura

O uso de inteligência artificial no RH das empresas é uma das principais formas de tomar decisões mais embasadas dentro do negócio, em termos de recrutamento, seleção, manutenção de funcionários, análise de desempenho, entre outros fatores.

A inteligência artificial é, basicamente, o processo de fazer as máquinas pensarem como humanos. O termo foi utilizado pela primeira vez por John McCarthy em 1956 — e a tecnologia tem evoluído sem parar desde então. Com o alcance e a evolução das soluções digitais, a IA chegou ao RH.

Neste post, você entenderá mais sobre essa relação e sobre como melhorar o RH das empresas com o uso de inteligência artificial. Continue conosco!

Como está a relação entre inteligência artificial e RH?

É comum ler que a inteligência artificial faz parte do futuro das empresas. Quando falamos do RH, a verdade é que a tecnologia já está presente e já ajuda no recrutamento, no monitoramento de desempenho, entre outros campos.

Conforme informações levantadas por uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), 22% das pequenas empresas e 37% das grandes companhias já utilizam a inteligência artificial no dia a dia.

Esse uso se dá pela implementação de softwares de RH e gestão. Além disso, o tema já foi discutido por revistas de renome, como a Forbes e a Exame.

Embora grande parte das empresas já esteja familiarizada com a inteligência artificial, ainda persiste o medo de que as máquinas possam substituir todos os profissionais. Nesse sentido, muitos gestores e empreendedores ainda têm uma certa resistência em implementá-las.

Contudo, o que ocorre é justamente o contrário: as ferramentas de inteligência artificial complementam e otimizam os processos do RH. Além daquele trabalho humano de seleção e manutenção do quadro de funcionários, por exemplo, a tecnologia é estratégica na gestão de pessoas.

Quando são implementadas no setor de Recursos Humanos, as ferramentas conseguem automatizar processos repetitivos e ainda extrair informações relevantes para que a tomada de decisão do profissional seja mais precisa.

Quais são alguns exemplos do uso de inteligência artificial no RH das empresas?

Agora que você entendeu a relação entre inteligência artificial e RH, melhor do que citar alguns exemplos de como a tecnologia já ajuda os profissionais na prática. Vamos conhecê-los.

Avaliações de competências em processos seletivos

Quando falamos do uso de tecnologia de RH, um dos usos mais conhecidos é a implementação da ferramenta para garantir um recrutamento preciso.

Recrutar novos talentos e atrair pessoas que se adequem bem à cultura organizacional da empresa se torna mais simples com a utilização de IA. Afinal, o RH a utiliza para cruzar informações de comportamento de um candidato com as habilidades necessárias para o cargo, seja ela hard ou soft skills.

Desse modo, fica mais fácil entender se ele se encaixa na vaga disponível e se o seu desempenho será positivo para a empresa. A partir de softwares de recrutamento e seleção, o RH consegue automatizar os processos de triagem inicial dos currículos e ainda interagir diretamente com os candidatos por meio de chatbots, para aplicar testes de habilidades e obter dados específicos.

Automação de processos internos

A inteligência artificial também é utilizada para automatizar tarefas repetitivas e burocráticas. Além da triagem inicial dos currículos, ela também processa benefícios e realiza entrevistas, com perguntas básicas que testam o fit (sinergia) do funcionário com a empresa.

Tudo isso libera tempo para que os profissionais de RH se concentrem em tarefas estratégicas e que agreguem maior valor ao negócio.

Treinamentos

A IA ajuda os profissionais de RH a mapear lacunas de competências dos colaboradores. Com isso, os profissionais utilizarão os dados para elaborar planos personalizados de desenvolvimento de habilidades.

Além da capacidade de sugerir cursos de treinamento e desenvolvimento, concentrados nas metas de carreira de cada um, a IA é capaz de gerar simulações interativas para que os profissionais treinem habilidades práticas.

Integração dos colaboradores

A integração dos novos talentos que vão chegando à empresa, em um processo conhecido como "onboarding", é uma atividade extremamente relevante para a gestão de pessoas. Com a ajuda da IA, será possível deixar esse trabalho mais interessante.

Um exemplo é a utilização dos chatbots, que poderão ser personalizados para fornecer assistência virtual e orientação aos novos colaboradores durante o período de adaptação dentro daquela empresa.

Como se não bastasse, a inteligência artificial aplicada ao RH também contribui para a criação do planejamento de datas e atividades do onboarding. Aí, nada será esquecido durante o processo.

Monitoramento do desempenho

A automatização de atividades de avaliação de desempenho proporciona que o RH colete dados da performance de cada trabalhador ao longo do tempo. Ela fornece relatórios detalhados sobre o tema e ainda sugere meios de aprimoramento.

Caso a empresa tenha que desligar pessoas e queira fazer isso da maneira mais precisa possível, as ferramentas de IA fornecem dados relevantes para respaldar as decisões.

Quais são os benefícios da inteligência artificial no RH?

Contar com um software de RH que utilize a inteligência artificial gera muitos benefícios para essa área. Podemos citar:

  • reconhecimento de padrões e tendências na análise de currículos, no monitoramento do desempenho e nos dados coletados durante as dinâmicas propostas pelo RH. Tudo isso facilita a criação de estratégias efetivas;
  • tomada de decisões ágil e acertada. Afinal, uma das principais vantagens das ferramentas de RH é a capacidade de coletar e organizar dados, provendo conhecimento relevante para os profissionais;
  • melhoria no relacionamento com os colaboradores. Como a IA coletará alguns dados que passam despercebidos pelo "olho nu" do RH, como mudanças positivas no desempenho, será possível recompensar funcionários produtivos e repassar feedbacks mais focados;
  • melhoria na rotina do RH, com a automatização de processos repetitivos que levam muito tempo para serem feitos manualmente. Um exemplo é a triagem de currículos, principalmente em vagas muito concorridas;
  • mapeamento de gargalos em processos da empresa, como a alta rotatividade de talentos e a falta de políticas para a retenção deles.

Todas essas estratégias tornam o RH ainda mais estratégico para a empresa, uma vez que os profissionais terão muitas informações para melhorar o quadro de funcionários do negócio e manter os colaboradores motivados.

Agora você já entendeu como é o uso de inteligência artificial no RH das empresas!

Ao procurar uma solução para o seu próprio negócio., é essencial entrar em contato com provedores que já tenham experiência dentro desse campo e que já tenham entregado ferramentas adaptadas às necessidades dos empreendimentos.

Quer continuar lendo posts como este? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma atualização!