Um mês para o Enem: no que focar na reta final?
O Enem está chegando. Faltando um mês para a prova, confira algumas dicas para se preparar melhor!
O Enem 2022 está chegando! Faltando cerca de um mês para o exame, os mais de 3 milhões de candidatos devem manter o ritmo e dedicação aos estudos para garantir uma boa nota e, consequentemente, ingressar na graduação que tanto almejam.
A reta final de preparação pode causar ansiedade e nervosismo em muitos estudantes, afetando a rotina antes da prova. Como consequência, a organização dos estudos pode ficar comprometida, fazendo com que não sejam priorizadas as disciplinas e assuntos que precisam de maior atenção.
O Enem não é uma prova simples. São dois dias de provas, com 180 questões e, ainda, uma redação que exige muita atenção e preparo. Por isso mesmo, há quem compare o Exame Nacional do Ensino Médio com uma “maratona”.
Leia também: 8 dicas para controlar o tempo durante o Enem
Para que você possa se preparar da melhor forma possível, fizemos este conteúdo com algumas dicas de como estudar para o Enem restando apenas um mês. Confira!
Um mês para o Enem: como estudar?
Faltando poucas semanas, o mais importante é saber organizar seu tempo. É importante estabelecer um cronograma de estudos e definir quais disciplinas e assuntos serão estudados a cada dia.
Para se programar, busque conciliar disciplinas que ainda precisam de mais atenção (aquelas em que você ainda tem alguma insegurança) e a revisão de matérias que você já domina.
Não existe fórmula mágica: você deve treinar e se dedicar em entender a prova. Para isso, pode seguir algumas dicas. Continue a leitura!
Faça simulados com provas anteriores
Já falamos sobre a importância de estudar com provas anteriores, e aqui reforçamos: esta é uma forma não só de entender os conteúdos, mas a estrutura da prova.
Ao realizar simulados cronometrando o tempo, como se realmente fosse o dia do exame, você pode mensurar seu desempenho, avaliar os critérios cobrados e entender a velocidade ideal para resolver as questões.
Defina uma estratégia de resolução para a prova
A base da prova do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que já foi assunto de outro de nossos artigos.
Em suma, a TRI é um método que dificulta ao máximo os acertos por “chutes”, já que ela avalia a coerência das respostas corretas na prova. Desta forma, a nota final depende do nível das questões acertadas: fáceis, médias ou difíceis. A TRI estabelece um padrão entre os acertos para entender se foram frutos de estudo ou de sorte.
Escreva redações
A redação tem peso na nota final. Você pode escrever uma redação por semana, conciliando com sua programação de estudos, de duas formas: fazendo as propostas de redação dos anos anteriores ou discorrendo sobre assuntos que podem cair na prova atual.
Leia também: 7 assuntos que podem cair na redação do Enem 2022
É importante que alguém corrija a prova segundo os critérios do Enem para redação. Você pode pedir ajuda, de preferência, para algum professor. Se não for possível, procure o suporte de alguém que já tenha realizado a prova e obtido bom desempenho, como um graduando.
Agora que você já sabe como se preparar neste último mês antes do Enem, que tal conferir nossos outros artigos sobre o exame para ficar por dentro de tudo? Confira aqui!