ENEM e Vestibular

Tudo o que você precisa saber sobre o Fies 2024

Um diploma pode aumentar a sua renda e empregabilidade. Este é o seu sonho, mas não tem condições financeiras no momento? Então, entenda como fazer a sua inscrição no Fies agora!

7
minutos de leitura

Qual é o seu sonho? A empregabilidade, que é a capacidade de se manter ativo no mercado de trabalho, é o sonho de muita gente, assim como a mobilidade social, que é a possibilidade de aumentar a sua renda e ascender a uma classe da sociedade com maior poder aquisitivo. 

É com isso que você também tem sonhado?

Hoje, a taxa de emprego de quem concluiu apenas o Ensino Médio é de 73% entre os profissionais de 25 a 34 anos e de 80% entre os na faixa dos 45 a 54 anos. Já entre aqueles com diploma superior, o índice aumenta para 83% e 90%, respectivamente.

No Brasil, a vantagem salarial de quem fez faculdade é 46% maior em relação às pessoas que precisaram abandonar o ensino médio. Então, vem com a gente descobrir uma forma de superar os obstáculos financeiros para transformar o seu sonho em realidade.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil – mais conhecido pela abreviatura Fies –  é uma das opções que os estudantes brasileiros têm para cursar uma graduação na rede privada com a nota que obtiveram no Enem. Seus beneficiários são contemplados com melhores condições de pagamento, contraindo assim uma dívida menor a longo prazo.

Ou seja, o programa não se trata de uma bolsa de estudos ou de descontos na mensalidade. Na verdade, por ser custeado pelo Governo, as parcelas a serem pagas pelo estudante acabam custando mais barato do que por outros métodos de financiamento.

O Fies, que visa democratizar o acesso à educação superior, surgiu em 1999, por iniciativa do Governo de Fernando Henrique Cardoso, após o fim do Crédito Educativo (Creduc) – uma versão semelhante criada ainda no final da Ditadura Militar.

Mais tarde, em 2010, o programa foi expandido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para que um número maior de estudantes fosse beneficiado. Houve também importantes alterações das regras neste período, tais como:

  • Taxa de juros reduzida;
  • Três vezes o período da duração regular do curso para quitar a dívida;
  • Possibilidade de financiamento de cursos profissionalizantes de nível médio.

Quem pode participar?

Antes de se preocupar com qualquer questão financeira, existem três pré-requisitos básicos que você precisa cumprir para tornar-se um candidato válido. Para participar, todo estudante deve:

  • Ter realizado alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter feito mais de 450 pontos nas provas;
  • Não ter zerado a redação.

Participantes do Prouni que receberam bolsa parcial também podem recorrer ao Fies para financiar os outros 50% do valor do curso. Há também um pré-requisito para a escolha da faculdade que você quer fazer. Somente as IES com avaliação positiva no Ministério da Educação podem receber alunos que tenham sido contemplados.

Modalidades do Fies 2024

Atualmente, o programa foi reformulado e apresenta duas modalidades diferentes para inclusão de estudantes de várias classes sociais. Veja abaixo a descrição de cada uma:

  • Modalidade Fies (ou Modalidade I): vagas limitadas para estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos;
  • Modalidade P-Fies: vagas ilimitadas para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.

Na prática, mesmo você não se enquadrando na Modalidade I, o Fies ainda vale a pena. Isso porque os juros cobrados aos beneficiários do programa são bem menores do que os oferecidos pelo mercado, graças aos subsídios do Governo Federal.

Por que preciso de um fiador

Além de avaliar a situação econômica da sua família, a instituição de ensino e o banco também precisam ter outra garantia de que a dívida contraída será paga. Isso é feito com a apresentação de um fiador, que é a pessoa que aceita ser responsável pelo financiamento, caso o estudante não seja capaz de arcar com seu compromisso por algum motivo.

Há, porém, algumas poucas exceções em que a sua presença não é necessária para firmação do contrato.

Quem não precisa de fiador para participar do programa:

  • Bolsistas parciais do Prouni que também contrataram o financiamento;
  • Estudantes matriculados em cursos de licenciatura;
  • Estudantes que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

É bem capaz que você esteja pensando que pode buscar qualquer adulto responsável e financeiramente estável para ser seu fiador no Fies. Então, já adiantamos que a resposta é não, pelos motivos que você verá a seguir.

Critérios para ser fiador

Calma que, felizmente, a lista é longa. Inclusive, seria até mais fácil citar aqueles que não podem ser fiadores do Fies. E, bom, é isso mesmo que nós vamos fazer.

Critérios para ser fiador do estudante:

  • Não pode ser cônjuge ou companheiro;
  • Não pode ser estudante beneficiário do Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc) que não tenha quitado o financiamento;
  • Não pode ser cidadão estrangeiro;
  • Não pode também estar usufruindo do Fies.

Escolhido seu fiador, você poderá escolher entre dois tipos de fiança no ato da inscrição. Uma é a fiança convencional, em que são informados os dados de dois fiadores que tenham renda igual ao dobro da mensalidade do curso.

Outra é a fiança solidária, em que três a cinco pessoas da mesma instituição de ensino e que estudem no mesmo período, sem vínculo consanguíneo, se tornam fiadores de todos os outros do grupo. Legal, não é mesmo?

Como fazer a inscrição?

Para se inscrever no Fies, são necessários 4 passos:

1º - Crie uma conta gov.br

2º - Entre no Fies Seleção e realize a inscrição. Serão solicitados seus dados pessoais, mas também as informações do curso e da instituição desejada.

3º - Acesse o SisFies e inscreva-se mais uma vez no programa, agora, com seus dados de financiamento e preferências de banco/agência. Você vai ter cinco dias corridos para fazer isso a partir da data de divulgação da pré-seleção.

Neste momento, suas informações serão verificadas pela comissão permanente de supervisão e acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino que você escolheu. Eles têm até 10 dias para liberar o resultado que, caso seja positivo, levará você ao último passo do processo.

4º - Vá até um agente financeiro do Fies (banco) num prazo de até 10 dias, na presença do seu fiador, caso um seja necessário. O prazo deve ser contado a partir do terceiro dia útil após a validação do CPSA. Lá vocês vão formalizar a contratação do financiamento.

Resultado e lista de espera

Ainda não foram divulgadas as datas oficiais para inscrição no Enem e quando serão divulgados os resultado.

Em 2023, a lista de candidatos selecionados foi liberada no dia 14 de março. Em seguida, começou o período de complementação das informações de inscrição, que se estendeu do dia 15 ao dia 17 do mesmo mês.

Como são vários os critérios de elegibilidade, muitas pessoas acabam não sendo contempladas. Logo, há uma lista de espera, cuja convocação aconteceu entre 21 de março até 18 de maio.

Aditamento

Quando você entrar na faculdade, vai descobrir que todo semestre precisa fazer rematrícula e assinar o contrato novamente. Com o Fies é a mesma coisa.

O aditamento do Fies é o processo de renovação do programa que deve ser feito pelo estudante a cada semestre. Basta a instituição de ensino disponibilizar os dados no sistema e o aluno já pode realizar o processo on-line por meio do SisFies.

Tome MUITO cuidado com os prazos! Caso perca o período disponível para realizar o aditamento, você perderá o benefício do financiamento.

Como fazer o aditamento do Fies

Você vai fazer o aditamento do seu programa por meio do SisFies, onde vai preencher os campos de login com seu CPF e senha.

Depois, confirme as informações declaradas e envie o formulário. Caso algum dado esteja incorreto, entre em contato com a CPSA da sua faculdade o mais rápido possível para pedir a correção.

Renegociação da dívida

Os critérios de renegociação da dívida contraída pelo Fies são pautados pela Lei 14.375/22. Caso seja preciso, você deverá entrar em contato com a instituição de ensino em que estudou ou começar o processo pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. 

Ei, você que está lendo este texto no futuro, quando as inscrições para o Fies 2023 já estiverem encerradas, não precisa ficar triste. Você ainda pode estudar na Afya e com descontos. 

Diversas unidades da Afya, de Norte a Sul do país, oferecem condições especiais para que você não pague o valor total das mensalidades. Ao contrário das bolsas de estudo, estes descontos variam de semestre a semestre, podendo ou não cobrir o curso inteiro.

Na prática, o melhor é acessar o edital da instituição de ensino onde você deseja estudar e escolher a opção que se encaixa melhor no seu momento de vida atual. Acesse a lista completa de unidades Afya aqui

Se isso ainda não for uma opção, faça de 2023 o ano em que você vai passar no Enem, com as nossas dicas de estudo. Em nosso Blog, há vários conteúdos que vão ajudar você a conquistar a sua aprovação!