Social media: como esse profissional atua?
Você sabe o que faz um Social Media? Descubra as suas atribuições, as habilidades de um bom profissional e como esse mercado de trabalho é promissor!
É inegável que as redes sociais revolucionaram o modo como as pessoas se comunicam, seja no âmbito pessoal, seja no empresarial. Com tanta interação virtual, um profissional surgiu para otimizar a experiência nesse universo: o Social Media.
Certos dados contribuem para entender por que um profissional especializado nessa área é imprescindível. Segundo o relatório “Digital 2022: Global Overview”, as mídias sociais são acessadas por 4,62 bilhões de pessoas, representando 58,4% da população do mundo todo.
As empresas conhecem a alta interação e usam esse cenário para encontrar mais clientes por meio desses canais. Assim, muitas organizações passaram a adicionar o trabalho com redes sociais em suas estratégias de Marketing e, com isso, empregam profissionais para atuar com esse tipo de conteúdo ou terceirizam essa função aos profissionais freelancers.
Neste artigo, vamos explicar várias informações importantes sobre esse profissional. Confira!
O que é o Social Media e como ele atua?
Social Media, ou Analista de Mídias Sociais, é o profissional que cuida da gestão dos perfis de redes sociais de uma empresa ou de seus clientes particulares como um profissional independente.
Esse especialista lida com as atualizações e a geração de conteúdo para nutrir seus seguidores e atrair novas pessoas para as redes sociais. Dessa forma, ele contribui para a imagem da marca na internet e do relacionamento com o seu público.
Quais são as atribuições e objetivos do Social Media?
A função principal de um analista de redes sociais é ser responsável por transmitir a quem acessa os canais a essência de uma marca. Quem é ela? Em que acredita? Qual é o seu posicionamento (perante o mercado e a sociedade)? Qual a sua maneira de ver o mundo?
Para alcançar esses objetivos, citamos suas funções abaixo!
Pesquisa de tendências
Antes de postar conteúdos na internet, é necessário fazer um trabalho de pesquisa, análise e planejamento visando descobrir os materiais que trarão mais engajamento para o perfil.
Assim, o Social Media busca o que está em alta naquele momento, ou seja, as "trends" das redes sociais. Além disso, ele pesquisa as palavras-chave mais buscadas na internet para criar conteúdos relacionados a elas.
Elaboração das estratégias
O resultado da pesquisa permite ao profissional entender quais são as etapas da jornada de compras do público do seu cliente, visando elaborar as melhores estratégias para produzir conteúdos que gerem engajamento. Dessa forma, é possível ter:
- mais comentários nas postagens;
- mais compartilhamentos;
- visitas ao blog ou site;
- novos seguidores;
- mais curtidas etc.
Planejamento editorial
Outra função do Social Media é planejar e elaborar o calendário editorial. Ou seja, ele cria um cronograma para a produção e distribuição dos materiais a serem publicados, com suas respectivas datas.
Criação de conteúdo
Produzir o conteúdo propriamente dito é uma atribuição que pode ser dada a esse especialista. Se ele delegar a tarefa a um redator de conteúdo, o Social Media apenas cria o título da postagem e o redator ghost writer desenvolve o texto.
A criação da arte, das imagens, dos memes e dos vídeos também pode ou não ser terceirizada. Aqui, vale mencionar que ela pode ser feita em serviços como o Adobe Illustrator, o Canva ou o mLabs Studio.
Na delegação da criação, o profissional orienta sobre como ela deve ser feita, inclusive sobre os vídeos curtos, como os Stories.
Distribuição de conteúdos
Há várias redes sociais, certo? As principais são Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Pinterest e LinkedIn. A depender da presença da marca — em algumas ou em todas elas — o Social Media se encarregará de distribuir os conteúdos entre essas redes.
Nesse sentido, um ponto é fundamental: o especialista não pode criar e distribuir o mesmo texto e a mesma arte para todas elas (a não ser que isso seja um pedido do cliente).
O ideal é adaptar os materiais para o melhor formato em cada canal. Assim, trechos de vídeos do YouTube poderão se transformar em Reels do Instagram ou em vídeos curtos do TikTok.
Observação de dados e métricas
Conteúdos lançados e prontos. Trabalho terminado? Não! Quando os conteúdos forem publicados, não basta acompanhar curtidas e interações. É preciso colher e monitorar informações e métricas apresentadas pelas plataformas, pois elas são essenciais para compreender o resultado do trabalho efetuado. Com esses dados, o Social Media pode seguir com a mesma estratégia ou transformá-la.
Quais são as habilidades de um bom Social Media?
A seguir, confira as habilidades técnicas e comportamentais para um analista de mídias sociais se destacar na área.
Primeiramente, entre as habilidades de comportamento (soft skills) estão criatividade, atenção e organização. Já entre as habilidades técnicas, cinco são essenciais:
- ótima escrita e comunicação — são fundamentais, pois essa é a essência da atuação desse profissional;
- planejamento estratégico — importante para fazer o planejamento das ações aproveitando ao máximo a potencialidade das ferramentas disponíveis;
- gerenciamento de projeto — acompanhar de perto a evolução do projeto elaborado é imprescindível para atingir os objetivos traçados;
- capacidade analítica — analisar e interpretar as informações ajudará a tomar decisões, a identificar o seu público e a otimizar o seu tempo e investimento;
- noções de design gráfico — para que os conteúdos sejam visualmente atrativos, devem conter imagens, cores e tamanhos adequados. Para isso, é preciso ter noção básica de design gráfico e conhecer os formatos ideais para cada rede social.
Quais as principais vantagens de escolher a profissão?
A seguir, confira algumas das vantagens de trabalhar como Social Media!
Trabalhar de casa
Poder trabalhar em casa (ou de onde quiser) — o que significa não precisar enfrentar o trânsito nem perder tempo com deslocamentos — é uma grande vantagem. Com isso, você aumenta sua qualidade de vida. Porém, se a rotina da sua casa é agitada, cogite a possibilidade de trabalhar em um espaço de coworking.
Usar poucos recursos
Para atuar como analista de mídias sociais, o profissional precisará, basicamente, de um computador e das ferramentas certas instaladas nele, além de uma mesa e uma cadeira ergonômica, pois isso pode aumentar a capacidade de trabalho.
Agendar os conteúdos
Como os conteúdos a serem exibidos nas redes sociais são programáveis, é possível produzi-los e deixá-los programados para que sejam publicados na hora ideal, segundo a estratégia definida.
Com isso, você pode trabalhar mais em um dia e se programar para ficar um período offline no outro, para resolver questões pessoais ou apenas tirar um dia de folga.
Como é o mercado de atuação do Social Media?
Estamos em plena era da informação, por isso, esse campo de atuação só cresce, e todas as empresas, desde as startups até as de grande porte, estão presentes nas redes sociais.
Assim, enquanto algumas companhias já têm um setor interno exclusivo para essa função, outras terceirizam o trabalho. Então, você pode ser um funcionário fixo ou um freelancer prestador desse serviço.
Em resumo, o profissional pode atuar em empresas de diversos segmentos e em agências de publicidade ou de marketing digital. Ainda, pode trabalhar como autônomo — nesse caso, é possível se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual).
Gostou de conhecer mais sobre esta profissão?
Neste artigo, você viu as várias responsabilidades do Social Media, as vantagens dessa carreira e as diversas áreas de atuação. Por fim, lembre-se: para se destacar verdadeiramente na área ou em outras profissões, é importante ter um curso de graduação em uma instituição renomada.
Agora, aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas as nossas novidades em seu e-mail!