Graduação e cursos

Saúde dos olhos: por que estão crescendo os problemas oculares em crianças e jovens?

Por que estão crescendo os problemas oculares em crianças e jovens? Leia este post e saiba mais sobre a saúde dos olhos!

6
minutos de leitura

Você sabe por quais razões os problemas oculares estão aumentando em crianças e jovens? Além da importância epidemiológica, a saúde ocular é uma das temáticas mais discutidas na atualidade e que pode ser cobrada no Enem.

Veja, então, como está o panorama da saúde ocular dos brasileiros de modo geral e como foi a evolução das doenças relacionadas a ela ao longo dos anos. Entenda como o uso excessivo de telas, o sedentarismo e as novas formas de realizar as atividades escolares afetam a saúde da população.

Ainda, saiba quais são as doenças oculares que mais afetam as crianças e os jovens e veja as melhores alternativas para prevenir esses problemas entre as novas gerações. Boa leitura!

Como está o panorama da saúde ocular das crianças e dos jovens no Brasil?

No Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que 30% do público infantil em idade escolar têm problemas refrativos. Destes, a miopia é um dos mais comuns.

Confira, na íntegra, um fragmento do texto publicado no jornal Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Com adaptações:

Segundo o artigo “Diretrizes Brasileiras sobre avaliação oftalmológica de crianças saudáveis menores de 5 anos: exames recomendados e frequência”, as alterações refracionais são responsáveis por até 69% dos problemas visuais que aparecem na infância.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é um dos mais preocupantes. Tanto que a doença foi apontada pela instituição como um dos problemas de saúde pública que mais crescem mundialmente.
Dados da OMS mostram que, até os cinco anos, o número de crianças que sofrem de miopia é de cerca de 1%. Aos 10 anos, a porcentagem sobe para 8%, e aos 15 já chega a 15%. A preocupação da OMS se justifica porque, dependendo da idade da criança e do grau que ela apresenta, se os problemas não forem corrigidos, podem levar à deficiência visual.

Quais são as doenças oculares que mais afetam as crianças e os jovens?

As principais doenças visuais que mais afetam crianças e jovens são a miopia e a hipermetropia. Mesmo que as mais prevalentes estejam associadas a erros de refração, existem outras que também merecem atenção. Confira.

Astigmatismo

É a visão com característica distorcida ou embaçada. Ela pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia e também precisa ser corrigida precocemente.

Ambliopia

Ocorre quando a visão em um dos olhos se desenvolve inadequadamente. A ambliopia é tratável, desde que seja diagnosticada cedo. Geralmente, a correção é feita com óculos, tampão ocular ou terapia visual.

Estrabismo

É quando os olhos não se alinham corretamente, o que pode causar diplopia — a visão dupla. Muitas vezes, a pessoa tem uma supressão da imagem de um dos olhos pelo cérebro. Também pode ser corrigido com óculos, terapia visual ou cirurgia.

Glaucoma congênito

Apesar de ser uma condição rara, é um problema ocular grave. O glaucoma congênito envolve o aumento da pressão intraocular, o que pode causar cegueira, se não for tratado corretamente.

Por que os problemas oculares estão aumentando em crianças e jovens?

Nas últimas décadas, tem se observado mudanças no estilo de vida contemporâneo. As possibilidades tecnológicas influenciaram bastante as formas de interação social e o modo de trabalho.

Com isso, a nova geração está mais adaptada às ferramentas tecnológicas, o que exige mais da visão. Somado a isso, a maioria da população não tem o hábito de fazer uma visita preventiva ao oftalmologista.

Assim, o diagnóstico tardio contribui para a piora da acuidade visual, o que eleva o risco de perda total da visão. Atualmente, doenças como a presbiopia tem sido mais comuns em jovens com menos de 30 anos de idade.

Qual o impacto dessas doenças na saúde em geral?

As doenças oculares em crianças e jovens podem ter um impacto importante na saúde geral e no desenvolvimento. Observe:

  • rendimento escolar: problemas visuais não corrigidos podem levar a dificuldades na leitura e na escrita, o que afeta o desempenho escolar;
  • autoestima e confiança: crianças com problemas visuais podem se sentir diferentes dos colegas;
  • limitação física: a limitação à participação em algumas atividades impacta negativamente a saúde física e o desenvolvimento motor na infância;
  • qualidade de vida: visão deficiente pode prejudicar o bem-estar geral e a qualidade de vida da criança e do jovem.

Como prevenir problemas oculares entre as novas gerações?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% dos problemas de visão são evitáveis mediante o diagnóstico precoce. Os dados dessa pesquisa foram publicados pelo Jornal da USP.

Selecionamos algumas dicas de como manter a saúde ocular. Observe quais são.

Estimular a visão da criança

O processo de maturação visual ocorre gradualmente e se completa por volta dos 7 aos 8 anos de vida. Ou seja, a criança não nasce enxergando por completo, ela vai desenvolvendo esse sentido ao longo da vida.

Por isso, a estimulação visual é muito importante desde os primeiros meses. Os pais podem explorar as variadas cores, brinquedos e objetos, pois ajudam bastante no desenvolvimento de uma boa visão.

Evitar excesso de tela

Como já citado, reduzir o tempo de tela deve ser prioridade entre crianças e jovens. A exposição constante ao uso de eletrônicos força os músculos responsáveis pela acomodação visual. A intensidade dos pixels presentes nas telas coloridas também contribui para o desenvolvimento precoce de distúrbios visuais.

Cuidar da alimentação

Opte por oferecer alimentos mais saudáveis e que estimulem as funções dos olhos. Alimentos naturais que contêm vitamina A e betacaroteno — a provitamina A — são essenciais. Os mais comuns são os vegetais amarelos, como cenoura, abóbora e mamão.

Visitar o oftalmologista regularmente

Para ter uma boa saúde ocular, o ideal é manter um acompanhamento oftalmológico desde cedo. Além de identificar problemas oculares precoces, isso assegura um bom desenvolvimento da acuidade visual na infância.

Por fim, vale destacar que a saúde ocular das crianças e dos jovens brasileiros enfrenta, atualmente, desafios importantes. Porém, com esforços contínuos de triagem, tratamento precoce e medidas de educação preventiva, é possível melhorar a qualidade de vida desse grupo.

Se você está se preparando para o Enem, essa temática deve ser inserida em seus estudos. Temas de atualidade — como saúde ocular — costumam cair nas provas gerais e na redação.

Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos via e-mail!