Estágio e carreira

Saiba tudo sobre o programa jovem aprendiz

Sabia que o programa Jovem Aprendiz pode ajudar você a desenvolver suas habilidades e competências? Entenda melhor no artigo!

5
minutos de leitura

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Além do diploma universitário, as empresas buscam profissionais que tenham habilidades específicas. No entanto, muitos jovens têm dificuldade em conseguir seu primeiro emprego, pois não possuem experiência profissional. Nesse sentido, o programa Jovem Aprendiz pode ser uma excelente opção para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho e já montar o primeiro currículo com alguma experiência.

Quer entender todos os detalhes sobre o programa Jovem Aprendiz? Então, confira os tópicos que elaboramos ao longo deste artigo. Boa leitura!

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal, em parceria com empresas públicas e privadas. A ideia é incentivar a contratação de jovens que estão cursando o ensino médio ou técnico. Essa iniciativa visa oferecer uma oportunidade para que esses, os mais novos, possam adquirir experiência profissional, desenvolver habilidades e competências e, consequentemente, aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

Como ele funciona?

O programa Jovem Aprendiz funciona por meio de um contrato de trabalho especial, regido pela Lei da Aprendizagem (Lei n.º 10.097/2000), que estabelece as diretrizes e normas para a contratação de aprendizes. O contrato tem duração máxima de dois anos, composto por uma parte teórica, realizada em um Centro de Aprendizagem e Qualificação Profissional, e uma parte prática, realizada na empresa contratante.

Durante a parte teórica, o jovem aprendiz recebe capacitação profissional em áreas específicas, como administração, informática e logística. Já na parte prática, ele é inserido no ambiente de trabalho da empresa contratante e passa a realizar atividades relacionadas à sua área de formação.

Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz é destinado a jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o ensino médio ou técnico em uma instituição de ensino regular. Além disso, essa pessoa não pode ter sido contratada anteriormente como aprendiz na mesma empresa.

Quais são as principais vantagens do programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz oferece uma série de vantagens tanto para os jovens que participam quanto para as empresas que os contratam. Confira a seguir as principais!

Experiência profissional

Uma das principais vantagens do programa Jovem Aprendiz é a oportunidade de adquirir experiência profissional. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho por não terem experiência prévia. Ao participar desse programa, é possível ter oportunidade de vivenciar na prática o ambiente de trabalho, realizar atividades específicas e desenvolver habilidades e competências.

Desenvolvimento de habilidades e competências

Ao participar desse programa, o jovem consegue desenvolver habilidades e competências específicas, que serão úteis não só durante o contrato de trabalho, mas também no futuro. O programa oferece uma formação técnico-profissional, podendo incluir cursos teóricos e práticos, conforme a área de atuação da empresa contratada. Dessa forma, o aprendiz pode adquirir conhecimentos específicos e desenvolver habilidades que serão valorizadas no mercado de trabalho.

Possibilidade de descobrir vocação e profissionais

Outra vantagem do programa jovem aprendiz é a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas e funções, o que pode ajudá-lo a descobrir sua vocação e interesses profissionais. Muitos adolescentes ainda não sabem qual carreira seguir, e o programa pode ser uma oportunidade para experimentar diferentes áreas de atuação e descobrir o que mais desperta interesse.

Certificado de conclusão

Ao final do contrato de trabalho, o jovem aprendiz recebe um certificado de conclusão, que pode ser muito valorizado pelas empresas na hora de buscar um emprego. Esse documento atesta que a pessoa participou do programa e adquiriu conhecimentos e habilidades específicas, o que pode ser um diferencial na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Rede de contatos profissionais

Ao trabalhar em uma empresa como jovem aprendiz, é possível conhecer outras pessoas que atuam na mesma área e que podem ser importantes contatos profissionais no futuro. Essa rede de contatos, ou networking, pode ser muito valiosa na hora de buscar empregos e oportunidades no mercado de trabalho.

Flexibilidade de carga horária

O programa geralmente oferece uma carga horária reduzida, podendo ser uma vantagem para jovens que ainda estão estudando. Essa pode ser uma oportunidade de conciliar o trabalho com os estudos, sem comprometer o desempenho escolar.

Responsabilidade social da empresa

Para as empresas, uma das principais vantagens do programa Jovem Aprendiz é a oportunidade de contribuir na formação de profissionais qualificados e na responsabilidade social da empresa. Ao oferecer oportunidades de trabalho e formação profissional, a organização fica mais confiante na formação de uma mão de obra qualificada e para o desenvolvimento social e econômico do país.

Aprendizado com profissionais experientes

Trabalhar como jovem aprendiz pode ser uma oportunidade para aprender com profissionais experientes, capazes de oferecer orientação e suporte no desenvolvimento profissional. Esse aprendizado tende a ser valioso para desenvolver competências como comunicação, trabalho em equipe e liderança.

Como o programa pode abrir portas para o início de uma carreira?

As empresas que contratam jovens aprendizes muitas vezes buscam formar profissionais qualificados e engajados, que integrem a sua equipe a longo prazo. Dessa forma, o programa pode ser uma oportunidade para que essas pessoas sejam efetivadas na empresa, após o término do contrato de trabalho.


O programa Jovem Aprendiz deixa profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho

O programa Jovem Aprendiz é uma ótima opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, adquirir experiência profissional e desenvolver habilidades e competências específicas. Além disso, o programa também é benéfica para as empresas que os contratam, confiantes na formação de profissionais qualificados e na responsabilidade social da empresa.

Durante o contrato, o aprendiz realiza atividades teóricas e práticas, recebendo salário e benefícios como vale-transporte, férias remuneradas e FGTS. Ao final, essa pessoa recebe um certificado, que pode ser muito valorizado pelas empresas na hora de buscar um emprego. Assim, o programa Jovem Aprendiz torna-se uma excelente oportunidade para quem busca iniciar uma carreira no mercado de trabalho, adquirir experiência profissional e desenvolver habilidades e competências específicas.

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este no seu e-mail! Não deixe essa oportunidade passar!