Saiba o que você aprende em uma faculdade de odontologia
Conheça detalhes do que é visto na faculdade de Odontologia e não tenha surpresas no momento em que ingressar nessa graduação!
Vinte e três especialidades de Odontologia são reconhecidas pelo Conselho Federal da profissão, como a odontopediatria, a radiologia e a endodontia. O número mostra a diversidade de campos de atuação do curso de Odontologia, e as possibilidades que abre para o profissional da área.
Para dar conta de tamanha pluralidade, faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro precisam apresentar uma grade curricular variada, que inclua conhecimentos básicos das ciências biológicas e profissionalizantes.
Você deve ter uma ideia do que é Odontologia, mas será que sabe, de fato, aquilo que se aprende na graduação? Entenda como é formada a grade curricular de Odontologia e o que você aprenderá no decorrer do curso!
Os conteúdos aprendidos na faculdade de Odontologia
As faculdades de Odontologia devem contemplar, em sua grade curricular, conteúdos das Ciências Biológica e da Saúde e das Ciências Humanas, além daqueles profissionalizantes próprios do campo de trabalho do dentista.
Entenda melhor a seguir.
Ciências Biológicas e da Saúde
Se você pensa em cursar uma faculdade de Odontologia, é provável que disciplinas como Biologia lhe interessavam na época de escola.
Conteúdos similares são estudados na graduação, principalmente nos semestres iniciais. Você aprenderá o funcionamento macro e micro do corpo humano, em disciplinas como Morfofisiologia, a anatomia das estruturas dentárias e outras matérias das Ciências Biológica, como a Biofísica.
A ideia, aqui, é formar a base para a compreensão de conteúdos mais complexos e práticos que serão vistos lá na frente.
Ciências Humanas e Sociais
Ciências Humanas? Sim, você não leu errado!
As Ciências Humanas e Sociais ajudam a entender os aspectos culturais, sociais, legais e comportamentais no processo saúde-doença. Essas disciplinas sempre têm seus conceitos aplicados à realidade do cirurgião-dentista e correspondem a uma pequena parte do curso. É um exemplo a matéria de contextos sócio-antropológicos.
Ciências Odontológicas
Por fim, as matérias que ocupam boa parte da grade: aquelas relacionadas à prática profissional.
Exemplos de conhecimentos que você adquire nessas disciplinas são os tipos e usos dos materiais odontológicos, os procedimentos aplicáveis à preservação e restauração da saúde dental, além das técnicas de cirurgia e medicamentos que devem ser prescritos caso a caso.
Guarde os nomes dessas matérias: anestesiologia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, prótese e materiais odontológicos.
É “só” isso?
Mas, passar por todo esse conteúdo não é condição única para se tornar um cirurgião-dentista. Na matriz curricular de faculdades de Odontologia ainda está previsto o estágio obrigatório, condição necessária para adquirir o almejado diploma.
A carga-horária do estágio é de, no mínimo, 20% do curso. Além dele, também é preciso dedicar-se ao aprendizado fora de sala de outras maneiras, como por meio de atividades complementares — monitorias, programas de iniciação científica, cursos, dentre outros. O aprendizado também ocorre nesses momentos!
Agora, você tem uma noção melhor sobre o que é a Odontologia e o que estuda essa ciência. Com esses conhecimentos proporcionados pela faculdade de Odontologia, você saberá como diagnosticar patologias e promover a saúde e o bem-estar de pacientes!
Não pare por aí. Aprenda mais sobre essa profissão fascinante com conteúdos atualizados: assine nossa newsletter!
Leia também: Ó dúvida cruel: Odontologia ou Medicina?