Como fazer um bom relatório de estágio
Tire todas as suas dúvidas sobre como fazer um relatório de estágio para caprichar na escrita do seu e ser bem avaliado pelo seu professor.
Ser estagiário é uma coisa engraçada. É quando você tem a oportunidade de trabalhar apenas meio período e aprender muito sobre vários setores do mercado onde atuará quando formado. Mesmo assim, sua “função” principal ainda é ser estudante, e é aí que entra a importância do relatório de estágio.
Nem toda faculdade ou curso exige a entrega desse documento como parte obrigatória da graduação. Mas, caso seja a sua realidade, saber como funciona antes de começar facilitará muito o processo.
Qual é a sua maior dúvida? O conteúdo sobre relatórios de estágio está dividido entre:
- O que é?
- Como escrever um?
- Qual deve ser a sua estrutura?
- Como formatá-lo?
Siga para a sessão que mais lhe interessa ou, se essa é a sua primeira vez lendo sobre o assunto, sugerimos acompanhar tudo desde o início.
O que é um relatório de estágio?
Um relatório de estágio não é simplesmente um documento onde você relata quantas horas trabalhou para a empresa X, durante qual período e as atividades que exerceu. Trata-se, na verdade, de um trabalho acadêmico de verdade, que possui algumas regras.
É como se você recebesse dois feedbacks como estagiário. Um pela empresa, que recebe e avalia suas entregas e pode direcioná-lo a melhorias efetivas. O segundo é feito pelo professor que avaliará o seu desempenho a partir dos objetivos que existiam para aquele estágio e o que você de fato conquistou.
A parte boa é que, quem dirá quais eram as metas, as possibilidades e o que foi entregue à empresa é você. Isso não significa que possa inventar uma historinha qualquer apenas para concluir o curso.
Seu professor embasará a sua avaliação em critérios bem estabelecidos e, se o seu relatório de estágio não fizer sentido, você receberá uma nota ruim. Essa é, inclusive, outra função do documento: ensinar ao estudante como fazer autogestão e autoanálise de forma objetiva e transparente.
Como escrever um relatório de estágio
Agora que você já sabe o que é esse trabalho acadêmico e sua função, chegou a hora de descobrir quais conteúdos o seu professor espera ler. Todo relatório de estágio precisa apresentar um problema, a solução que foi escolhida para resolvê-lo e a metodologia por trás da ou das ações tomadas.
O ideal é que esse método se relacione com alguma disciplina ensinada em aula. Afinal, a ideia toda de estagiar durante a faculdade é aplicar os conhecimentos aprendidos e começar a sua carreira de forma eficiente - isto é, trazendo resultados reais à empresa para colocar em seu currículo.
Outra coisa essencial à formulação do relatório de estágio é a coleta de informações sobre a empresa e o seu ambiente de trabalho, pois você precisará descrevê-los com detalhes. Falando em detalhes, manter um diário, relatando o que você tem desenvolvido e aprendido lá dentro será muito útil no futuro.
Saber a linguagem técnica da sua área também será necessário para que a escrita fique dentro do padrão esperado. Aproveite para reportar suas análises e resultados obtidos no seu diário para depois só precisar transcrever para o documento final.
Qual estrutura seguir na hora de escrever?
Há quem não goste, mas ter uma estrutura específica a seguir pode facilitar muito o processo de escrita. Assim, você vai poder se preocupar apenas com a parte criativa do trabalho acadêmico.
É como escrever uma história já sabendo qual deve ser o caminho do próximo capítulo, seus personagens e plots. Além disso, a chance de deixar passar uma informação relevante é bem menor com uma fórmula pronta, está tudo ali, pronto para ser desenvolvido.
Caso a sua experiência de estágio não tenha desdobramentos para explicar em todos os itens, comunique ao seu professor sobre a questão. Muito provavelmente, ele dirá que basta adaptar a estrutura à sua realidade ou substituí-la por outra.
O objetivo de recorrer ao professor é também para saber onde inserir o conteúdo que sai da estrutura padrão. Antes ou depois do quê? Na dúvida, pergunte.
Recomendamos seguir a estrutura abaixo. Vale dizer que, suas características funcionam se forem preenchidas exatamente na ordem listada:
- Capa - com as informações da instituição, do departamento responsável pela graduação, nome do curso, autor, título, cidade, estado e data de entrega.
- Folha de rosto - acrescentar informações extras como a categoria em que o trabalho se encaixa, sua finalidade, área de concentração e nome do supervisor de estágio.
- Folha de aprovação - repetir as informações da capa, adicionando um espaço para que a data da aprovação seja preenchida pelo avaliador e o nome dos examinadores do relatório.
- Resumo - apresentar em até 500 palavras o conteúdo todo do relatório, escrevendo as palavras-chave vinculadas a ele em português e em outro idioma na terceira pessoa do singular.
- Sumário - listar todas as partes que compõem o relatório, exceto folha de rosto, de aprovação e resumo.
- Introdução - explicar o tema que será abordado no trabalho, com uma breve fundamentação teórica e o levantamento de hipóteses.
- Objetivos do estágio - descrever o que você pretendia e conseguiu atingir com o estágio e com o relatório.
- Descrição da empresa onde trabalhou - informar os dados básicos como nome e CNPJ, até detalhes e características da empresa.
- Descrição das atividades desenvolvidas - colocar TUDO que você desenvolveu durante o período em que estagiou, relacionando a prática com os conhecimentos adquiridos a partir dela.
- Considerações finais - expor qual foi o seu crescimento pessoal conquistado por meio do estágio.
- Anexos - inserir evidências do que você fez, como peças gráficas, boards de campanhas publicitárias no caso dos alunos de Publicidade e Propaganda, documentos, etc.
- Referências bibliográficas - listar todos os livros, sites, filmes ou qualquer outra fonte de conteúdo que você citou anteriormente para sustentar a argumentação do seu trabalho.
Como formatar o relatório de estágio nas normas da ABNT
Sim, existem regras de formatação para o relatório de estágio também, assim como é para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Obedecer às normas da ABNT é um costume importante de se adquirir, especialmente às pessoas que desejam seguir carreira acadêmica.
Seu conteúdo será julgado tanto pela sua qualidade quanto pela sua aparência, então, preste atenção às instruções que trouxemos abaixo:
Texto
- Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman
- Tamanho da fonte: 12
- Espaçamento entre as linhas: 1,5
- Espaçamento antes ou depois: 0
- Alinhamento do texto: Justificado
- Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm
Esse é o formato para o texto corrido, que representa a maior parte do seu trabalho. Porém, aos ditos “textos especiais”, que podem ser citações, títulos de ilustrações e notas de rodapé, por exemplo, o tamanho da fonte exigido pela ABNT é de 10.
Além disso, você também deve se atentar às medidas espaciais do documento. Eis aqui as diretrizes:
Margens da página
- Superior: 3 cm
- Esquerda: 3 cm
- Direita: 2 cm
- Inferior: 2 cm
Tamanho da página
- Formato A4
Gostou deste conteúdo?
Você pode aprender mais sobre outros trabalhos obrigatórios ou as atividades extracurriculares da graduação no nosso blog. Confira!