Qual o conceito do curso de Fisioterapia
Conheça o curso de Fisioterapia, o que se estuda e as matérias ministradas.
O curso de Fisioterapia é indicado para aquelas pessoas que gostam de trabalhar em contato com outras pessoas, têm um profundo entendimento do corpo humano e zelam pela saúde de todos ao seu redor. O fisioterapeuta poderá trabalhar em clinicas, hospitais ou até em empresas, procurando ajudar aos pacientes a recuperar movimentos perdidos, melhorar a saúde e ensinar como cuidar do seu corpo.
Você está interessado pelo curso e os alcances da graduação? Neste artigo contamos mais em detalhe sobre o curso de Fisioterapia. Acompanhe a leitura!
O que se estuda em Fisioterapia?
No curso de Fisioterapia é comum encontrar disciplinas que se relacionam principalmente com o estudo do corpo humano, a fisiologia e diferentes formas de tratar as dores ou problemas de saúde que o paciente tem.
O curso tem uma base teórica bem forte, mas ao mesmo tempo a parte prática é predominante, incluindo o atendimento a pacientes com casos clínicos reais desde os primeiros semestres, para assim conseguir uma experiência desde a faculdade.
Conheça algumas das principais disciplinas que fazem parte da grade curricular:
- Anatomia Humana;
- Biomecânica e estudo do movimento humano;
- Diagnósticos fisioterapêuticos;
- Técnicas de tratamento fisioterapêutico;
- Ciências Biológicas;
- Ética;
- Patologias;
- Farmacologia.
Essas disciplinas vão ajudar ao profissional a entender melhor a causa e origem dos problemas que estão provocando dor ao paciente, complementadas por tecnologias de diagnóstico, como os exames de raios x, ressonâncias e outros.
Disciplinas relacionadas à sociedade e ética
O profissional terá obviamente contato com as pessoas, tratando os problemas musculares, fraturas, mas também deve saber entender seus clientes, desde a parte social e até a psicológica destes.
Os pacientes que procuram atendimento fisioterapêutico normalmente sofreram um trauma, desde uma simples fratura em um acidente doméstico, até graves ferimentos em acidentes de carro ou de trabalho, por exemplo.
O Fisioterapeuta é o profissional habilitado e capacitado por essa formação humanística, podendo entender como amparar melhor as pessoas e motivá-las para se superar no dia a dia.
Entender sobre o que está permitido dentro da legislação, na parte de acompanhamento dos pacientes, também faz parte da grade curricular nas matérias de ética.
Orientações a casos específicos
A graduação em Fisioterapia oferece diferentes especialidades, as quais o profissional pode escolher posteriormente para se dedicar e especializar.
Ao fazer uma especialização, você pode se tornar referência na sua área de atuação e, assim, poder captar mais pacientes e dar maior retorno a eles no que se refere à qualidade do seu atendimento.
Segue uma lista de algumas das especialidades:
- Acupuntura;
- Fisioterapia Aquática;
- Fisioterapia Cardiovascular;
- Fisioterapia Dermatofuncional;
- Fisioterapia Esportiva;
- Fisioterapia em Gerontologia;
- Fisioterapia do Trabalho;
- Fisioterapia Neurofuncional;
- Fisioterapia Oncológica;
- Fisioterapia Respiratória;
- Fisioterapia Traumato-ortopédica;
- Osteopatia;
- Quiropraxia;
- Fisioterapia em Saúde da Mulher;
- Fisioterapia em Terapia Intensiva.
Sobre o curso de Fisioterapia
Sem dúvidas, o curso de Fisioterapia chama a atenção de cada vez mais pessoas que se dedicam ao seu estudo, tanto pelas oportunidades de emprego, como por se tratar uma modalidade da área da saúde que ajuda a muitas pessoas, sem contar que, por fim, pode lhe trazer boa remuneração.
Se você quer conhecer mais sobre o curso de Fisioterapia, saiba mais sobre a grade curricular e tenha mais orientações na UNIDEP (PR), FASAMOC (MG), UNINOVAFAPI (PI) ou UNIPTAN (MG)!