Estágio e carreira

Conheça 15 profissões para realizar o sonho de trabalhar viajando

Deseja entender como a tecnologia modificou as relações de trabalho nos últimos anos? Confira algumas profissões em que é possível trabalhar viajando e ser um profissional bem-sucedido!

7
minutos de leitura

As mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho podem causar ansiedade e preocupação em alguns profissionais. Mas se está em busca de profissões para trabalhar viajando, é muito provável que uma das oportunidades oferecidas no mercado se encaixe nas suas necessidades. Você vai encontrar uma vaga que ofereça bons rendimentos e poderá ter uma carreira de sucesso como nômade digital.

As plataformas digitais, a automação e outras inovações estão mudando o universo corporativo e os ambientes de trabalho. Quem compreende essas alterações como uma evolução natural da sociedade pode tomar decisões mais acertadas. Com as tecnologias atuais, é possível auxiliar os líderes empresariais e prestar serviços diferenciados de qualquer lugar do mundo.

Quer saber em quais profissões pode atuar para trabalhar viajando e ser um profissional bem-sucedido? Siga em frente e saiba mais!

Entenda como a tecnologia modificou as relações com o trabalho nos últimos anos

O desenvolvimento de soluções tecnológicas e o surgimento da automação possibilitaram a ascensão da Inteligência Artificial (IA) e da robótica. Nos últimos anos, a tecnologia trouxe para o cenário empresarial a promessa de aumentar a produtividade, a segurança e a eficiência. Ela também oferece a possibilidade de promover o crescimento econômico da maioria dos negócios.

As múltiplas tendências decorrentes dos avanços tecnológicos desafiam as ideias tradicionais sobre como e onde o trabalho pode ser realizado. Essas mudanças criam uma incerteza considerável sobre o futuro, especialmente em relação à estabilidade profissional e financeira. Portanto, os desafios nos mercados de trabalho estão se tornando realidade até para quem trabalha em países desenvolvidos. Veja alguns dos principais impactos deste "boom" tecnológico no mercado de trabalho!

Crescimento dos lucros

As tecnologias possibilitaram o crescimento dos lucros empresariais e aumentaram o retorno do capital destinado aos investimentos tecnológicos. Por outro lado, houve uma aceleração no comércio em função dos e-commerces, com o respectivo aumento da competitividade. Algumas profissões perderam espaço, outras se extinguiram e novas possibilidades surgiram para quem busca continuar se atualizando no decorrer do tempo.

Automatização de atividades

As mesmas tecnologias deram origem a discussões complicadas, devido ao impacto que causaram nas competências, nos empregos, na natureza do trabalho e nos salários. Muitas atividades que hoje são realizadas por colaboradores poderão ser automatizadas em breve, e isso traz insegurança para uma parte considerável de pessoas que estão ativas na atualidade.

Lacunas de competências

Em praticamente todos os setores, existem colaboradores despreparados e lacunas de competências que precisam ser desenvolvidas por quem já está inserido no mercado há bastante tempo. Os empregos estão deixando de existir e alguns talentos não são mais utilizados, enquanto uma parte significativa dos trabalhadores se sente sob pressão.

População inativa

No mundo inteiro, existem milhões de trabalhadores adultos que não conseguem se colocar no mercado. Quase metade da população em idade ativa está com suas habilidades subutilizadas, ou seja, sem emprego, no mercado informal ou se encontram na inatividade com o seu potencial inexplorado.

As mulheres representam o maior percentual de mão-de-obra inexplorada. Na maioria dos países verifica-se uma enorme disparidade de gênero em relação às horas trabalhadas e à força de trabalho feminina. Além disso, os rendimentos familiares nas economias de primeiro mundo estagnaram ou despencaram, fazendo aumentar o descontentamento público.

Transição para novas profissões

A inovação tecnológica trouxe inúmeros benefícios, incluindo a integração de milhões de consumidores nas economias emergentes. Porém, teve um impacto positivo em alguns setores, com alguns empregos que permitiram o deslocamento dos profissionais até países estrangeiros. O ponto negativo é que os trabalhadores afetados não receberam apoio na hora de desenvolver novas competências e fazer a transição de carreira para novas profissões.

Perspectivas econômicas

Os profissionais cujos rendimentos estagnaram estão preocupados com as suas perspectivas econômicas. Os jovens menos instruídos estão mais vulneráveis, assim como as famílias de rendimentos médios foram afetadas. Em praticamente todas as faixas etárias, a maioria dos colaboradores empregados com baixas e médias qualificações têm resultados financeiros menores do que aqueles com formação universitária.

Sistemas educacionais

As oportunidades disponíveis no mercado nem sempre coincidem com as competências dos profissionais ou à sua localização. Os sistemas educacionais não acompanharam a natureza mutável do trabalho e muitos empregadores não conseguem encontrar trabalhadores 4.0 suficientes com as habilidades de que os seus negócios necessitam. Os recém-formados nem sempre estão preparados adequadamente para utilizar soluções tecnológicas.

Existem lacunas de competências técnicas, faltam cursos com disciplinas que abordem as inovações que surgem diariamente. Também há deficiência de habilidades interpessoais, como colaboração em equipe, comunicação e agilidade. Inclusive, quem trabalha pode não estar utilizando todo o seu potencial por falta de conhecimentos e pelo uso de dispositivos móveis durante o expediente de trabalho.

Incompatibilidade geográfica

Nos últimos anos, onde há oferta laboral, não são encontrados colaboradores qualificados e dispostos a trabalhar. Há uma incompatibilidade geográfica sendo observada em várias regiões, de modo que a disponibilidade de mudança de cidade ou realização de viagens passou a ser considerado um diferencial. As pessoas dispostas a migrar e desenvolver competências têm mais chances de se destacar. Aqui também se encaixam os optantes pelo trabalho remoto, que pode ser realizado de qualquer lugar do mundo – justamente a oportunidade perfeita para quem quer trabalhar viajando.

Opções de trabalho independente

As novas tecnologias têm o potencial de alterar completamente a maneira com que as atividades laborais são realizadas. Contudo, a disrupção tende a trazer novas oportunidades e desafios, com possibilidades de trabalhar de forma independente. A velocidade com que as tecnologias estão a se desenvolver hoje pode impactar ainda mais as empresas e seus funcionários.

A inovação está remodelando continuamente os ambientes de trabalho, e quem deseja ter independência geográfica precisa estar atento a todos os detalhes. A maioria das atividades tem parte de suas tarefas automatizáveis, com o auxílio das tecnologias já utilizadas. Isso significa que as profissões vão mudar ainda mais e será impossível trabalhar sem soluções tecnológicas.

Confira as profissões que podem ser exercidas à distância para trabalhar viajando

As mídias sociais que oferecem vagas de empregos (o LinkedIn, por exemplo) estão mudando a forma como os cidadãos procuram por trabalho. Por meio dessas redes, as empresas identificam e recrutam talentos que julgam importantes para os seus negócios. Os profissionais independentes, liberais, autônomos e até mesmo os de carreira assinada, estão optando por oferecer serviços nas plataformas digitais.

Se você está disposto a buscar a vaga que combina com o seu perfil, procure conhecer as soluções tecnológicas mais utilizadas na sua área de atuação. É possível utilizar esses conhecimentos no mercado de trabalho para ter acesso às melhores vagas, conquistando o seu espaço. A seguir, vamos apresentar algumas profissões que podem ser exercidas à distância por quem quer trabalhar viajando!

1. Tradutor de conteúdo

Um tradutor trabalha diretamente com os seus clientes, traduzindo conversas e documentos em vários idiomas. A sua função é converter qualquer texto ou documento escrito de um idioma para outro, garantindo que a essência da mensagem, o seu significado e contexto permaneçam os mesmos. É preciso ter fluência em inglês ou outra língua: francês, espanhol, italiano, alemão, português, etc.

2. Influencer de viagens

As pessoas que gostam de viajar podem criar um blog para escrever sobre as suas aventuras. Este é um dos trabalhos mais interessantes, pois basta colocar as suas experiências em um blog, de modo que outras pessoas possam ler e ter acesso às informações. Você pode utilizar fotos para ilustrar os artigos e ter um canal no YouTube, visando a monetização.

Muitas pessoas de todas as partes do mundo têm curiosidade e querem saber mais sobre um lugar antes de visitá-lo. Quem escolhe ser influenciador de viagens disponibiliza imagens e conteúdo para todos os interessados. Você pode gostar de fazer esse trabalho e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro com anúncios pagos, marketing de afiliados, publicações de livros e muito mais.

3. Editor de vídeos

Editores de vídeos são profissionais independentes que editam filmagens para seus clientes e as transformam em vídeos de alta qualidade para serem postados na internet – especialmente no YouTube e redes sociais. É necessário aprender a utilizar um software de edição de vídeo ou usar uma ferramenta online. Existem muitos cursos ofertados no mercado para quem gosta de editar.

4. Professor de inglês

Ser um professor de língua inglesa é a profissão perfeita para se trabalhar viajando, pois pessoas de todo o mundo têm interesse em aprender este idioma. É possível ensinar os seus alunos online, dar aulas para estudantes locais ou de outro país. Em relação a este serviço, é preciso entrar em contato direto com os alunos e receber o pagamento deles via boleto ou cartão de crédito. Também existe a possibilidade de se registrar em uma plataforma de cursos e permitir que usuários se inscrevam em treinamentos.

5. Especialista em mídia social

Se você gostaria de criar e gerenciar perfis nas redes sociais para empresas e organizações de todos os portes ou áreas de atuação, pode se tornar um especialista em mídia social. Além da criação dos perfis, os serviços podem incluir criação de conteúdo e publicações – no Twitter, Facebook, Pinterest, Instagram, Flickr e TikTok, por exemplo –, responder a comentários e mensagens, criar automações de respostas e tantas outras possibilidades. Isso porque nem sempre os reais donos dos perfis conseguem cuidar das redes e buscam freelancers que façam essa tarefa.

6. Escritor freelancer

Escritores freelancers ganham dinheiro escrevendo artigos para blogs e sites de outras pessoas. Um redator freelancer pode ganhar por hora, trabalhar o tempo que desejar e combinar o preço dos serviços com seus clientes. Fazer redações é uma atividade muito atrativa para quem tem experiência ou formação em marketing e está disposto a aprimorar as suas habilidades de escrita diariamente. Mas é fundamental apreciar a arte da escrita.

Se escolher essa profissão, você passará uma parte do seu tempo escrevendo mensagens com o propósito de promover bens e serviços, gerar vendas e fazer o marketing de negócios. As redações são produzidas nos mais variados formatos e depois são publicadas em blogs, sites, anúncios ou enviadas por e-mail na forma de newsletter.

Você pode se registrar em plataformas desse nicho e oferecer os seus serviços e, assim, atingir o público interessado.

7. Revisor de conteúdo

Enquanto você viaja, conhece novas cidades e países, pode fazer uma pausa e revisar o conteúdo como profissional independente. A revisão tende a variar conforme a sua área de especialização profissional, pois ela determina o tipo de conteúdo que será revisado. Algumas empresas procuram advogados, médicos, contadores, consultores financeiros, entre outras profissões.

8. Consultor de viagens

Sobre a consultoria de viagens, é preciso gostar de pesquisar, planejar e reservar itinerários para os clientes. Há consultores que vão além e acompanham as pessoas em suas viagens, fazendo companhia durante a sua estadia em lugares desconhecidos. Esse serviço pode ser oferecido para indivíduos, grupos ou empresas, e os ganhos variam conforme a dedicação.

9. Assistente virtual

Um assistente virtual realiza uma variedade de tarefas administrativas e técnicas de forma remota. Suas funções podem incluir o gerenciamento de e-mails, organizando, respondendo e filtrando mensagens, e o atendimento ao cliente, respondendo a consultas e fornecendo suporte. Além disso, ele cuida do agendamento e gestão de calendários, marcando reuniões, compromissos e gerenciando horários.

O assistente virtual oferece suporte administrativo, incluindo a preparação de documentos, sistemas ou planilhas, apresentações e relatórios. Além disso, pode lidar com tarefas de contabilidade básica, como preparar faturas, gerenciar despesas e realizar pagamentos.

11. Designer Gráfico

Designers gráficos são profissionais que têm um ótimo retorno financeiro conforme a sua competência técnica e experiência. É uma profissão perfeita para pessoas que gostam de admirar designs, cores e imagens. Ao escolher esse trabalho, você poderá trabalhar viajando com a criação de sites, logomarcas páginas nas redes sociais, cartões comemorativos, convites, catálogos e muito mais. Para essa profissão é essencial criar um portfólio profissional!

12. Desenvolvedor Web

Os desenvolvedores web novatos ou experientes podem obter bons rendimentos desenvolvendo softwares. Essa área de atuação é muito indicada para todos os profissionais que amam trabalhar com codificação, sites e números. Estes se especializam em criar sites, programas e aplicativos web, sendo esse um campo bastante amplo e com muito trabalho disponível.

13. Especialistas em Tecnologia da Informação (TI)

Especialistas em TI e sistemas informatizados podem atuar como gerentes de projetos, administradores de sistemas e cientistas de dados. Essas pessoas atuam em prol da segurança cibernética e da manutenção de sites. Com a sua experiência, eles garantem que os sistemas tecnológicos internos funcionem de maneira ideal utilizando ferramentas remotas.

14. Atendimento ao cliente

Existem especialistas em atendimento ao público que podem prestar suporte ao cliente. Eles podem trabalhar em call centers ou de forma remota, especialmente se o serviço de atendimento for prestado por meio de mensagens.

Os profissionais de atendimento ao cliente conseguem sanar dúvidas e colocar um fim nas preocupações das pessoas que entram em contato por meio de um canal de comunicação disponibilizado pela empresa. Muito além de serem meros atendentes, como estão em contato direto com os clientes, estes profissionais conseguem oferecer insights sobre produtos e serviços para as empresas.

15. Marketing Digital

Caso queira trabalhar com marketing digital, saiba que os seus rendimentos dependerão da sua experiência e dos serviços que você oferece. Essa é uma área excelente para pessoas curiosas, que gostam de influenciar pessoas e transformá-las em clientes. Isso significa que é importante gostar de analisar dados e de usar a criatividade em suas rotinas.

Essas são 15 profissões para realizar o sonho de trabalhar viajando!

Cada uma delas tem os seus prós e contras, motivo pelo qual as suas chances de sucesso podem variar conforme as habilidades necessárias. Opte por uma área com a qual tenha afinidade e terá motivação para realizar as tarefas enquanto aproveita as suas viagens.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter e receba mais dicas sobre o mercado de trabalho e profissões que oferecem liberdade financeira e satisfação pessoal!