Confira 10 indicações de profissões para quem fala inglês
Tem inglês fluente e gostaria de atuar explorando as possibilidades desse idioma? Confira as melhores profissões com oportunidades para você!

Games, relações internacionais, turismo, engenharia de softwares. Você sabe o que essas áreas têm em comum? Nessa lista, estão as melhores profissões para quem fala inglês! Já imaginou trabalhar se divertindo com variados jogos, fazer workshops em diferentes países ou ganhar a vida turistando? Sim, isso é plenamente possível!
Mas, para isso, você precisa investir em profissões que exigem inglês fluente. Hoje, vamos apresentar as 10 áreas de maior destaque, suas características e as atividades mais comuns. Ainda, saiba por que é importante saber um segundo idioma e como isso pode impactar a sua carreira profissional.
Entenda a importância de saber inglês
Seja no nível intermediário ou fluente em escrita e conversação, dominar o inglês não é mais um diferencial apenas para a carreira acadêmica. Atualmente, entender a importância de falar uma segunda língua abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho.
Logo, dominar o inglês é um dos requisitos essenciais de muitas áreas profissionais. Na era da tecnologia avançada, mas em que ainda impera o desemprego, as carreiras mais promissoras têm esse aspecto em comum. Além disso, a competitividade cada vez mais sistemática nos processos globalizados coloca a fluência em inglês no topo das exigências.
Um dos pilares da economia brasileira, por exemplo, é a exportação de commodities e produtos agrícolas. As empresas precisam realizar transações de importação com clientes internacionais, o que torna o comércio exterior uma das áreas em que o inglês é uma exigência básica.


Conheça 10 profissões para quem fala inglês
Se você curte esse idioma e pretende seguir carreira aproveitando o seu potencial, selecionamos as áreas com melhores oportunidades. Confira!
1. Relações públicas internacionais
Durante a formação, as universidades já exigem esse domínio dos alunos, pois essa é uma das áreas em que a fluência em inglês é praticamente obrigatória. Assim sendo, os formandos em relações internacionais têm a vantagem de sair da faculdade já preparados para competir por uma vaga no mercado de trabalho.
2. Comércio exterior
Outro ramo que oferece inúmeras oportunidades é o de comércio exterior. Vendas, negociações financeiras e contato direto com compradores e fornecedores requerem fluência nesse idioma. Para quem está no início da carreira, o salário pode chegar a 5 mil reais, segundo o site da Catho.
3. Tradutor e/ou intérprete
Quem é fluente em inglês pode trabalhar em diversas funções. Uma das alternativas é facilitar a comunicação entre indivíduos que falam idiomas distintos. Em eventos internacionais, congressos médicos e científicos, surgem muitas vagas para esse profissional.
Outra opção de trabalho interessante é a tradução de documentos, além de interpretação e tradução de artigos acadêmicos e de conteúdo online.
4. Professor de inglês
É a carreira mais tradicional entre as profissões para quem fala inglês, com vagas em diferentes países, inclusive. Ou seja, se além do português e do inglês, você ainda domina outros idiomas, a oportunidade de expandir fronteiras é ainda maior.
O professor de inglês pode ensinar o idioma para pessoas que desejam aprender ou mesmo para quem objetiva aprimorar a performance e suas habilidades. Para esse profissional, as melhores oportunidades estão em escolas e institutos de idiomas, tradução e interpretação. Também é possível oferecer aulas particulares.
5. Jornalista internacional
Muitas faculdades de jornalismo oferecem essa alternativa desde o início do curso. Assim, o estudante de jornalismo pode direcionar a sua formação para esse nicho e se preparar, quanto antes, para ingressar na carreira.
Nesse trabalho, o profissional pode executar diferentes funções: cobertura de eventos, acompanhamento da rotina de celebridades do universo político e do mundo dos negócios e transmissão de notícias relevantes em âmbito global.
6. Agente de viagens
Quem não gostaria de trabalhar viajando? Essa é uma alternativa entre as profissões que exigem inglês fluente voltada para quem ama viajar e gosta de lidar com um público diversificado. Como agente de viagens, você será treinado para auxiliar os clientes a planejarem suas viagens internacionais.
Essa função é dinâmica e requer habilidades interpessoais e de comunicação. O agente de viagens pode fornecer um suporte completo para reserva de voos, hotéis e passeios, ou até mesmo auxiliar em questões relacionadas à documentação, ao seguro e aos vistos.
7. Marketing digital
Aprender um novo idioma amplia as oportunidades em carreiras como o marketing digital. Nessa área, é possível atuar em agências ou aproveitar seu talento prestando serviços como autônomo. Com o domínio da língua inglesa, esse profissional trabalha na criação de conteúdos, gerenciamento de campanhas de marketing, suporte aos clientes internacionais, entre outras atividades.
8. Desenvolvimento Web
Quando se fala em tecnologia para desenvolvimento de softwares, a referência que vem à mente são as empresas gigantes do Vale do Silício, não é mesmo? Quem aprecia essa área certamente sonha em expandir fronteiras, ou, quem sabe, ter oportunidades em startups como Apple, Samsung ou Google.
Certamente, o primeiro passo para iniciar essa jornada é o domínio avançado do inglês. Ler, interpretar, escrever e falar são requisitos essenciais para concorrer às vagas nas multinacionais de destaque. Mesmo que seus planos nessa área sejam mais modestos, o inglês é a base para atuar no desenvolvimento de aplicativos, na programação e no que for relacionado ao universo high-tech.
9. Mídias digitais
Entre os destaques das profissões para quem fala inglês, as áreas de marketing apresentam um enorme potencial. As oportunidades em mídias e comunicação nesse ramo exigem a fluência no inglês como um diferencial.
Por isso, o conhecimento da língua inglesa se tornou pré-requisito nas profissões de tecnologia. Hoje, os profissionais de marketing e mídia atuam, de forma interativa, com outras empresas do globo ou compartilhando conhecimento entre segmentos de Inteligência Artificial (IA).
10. Carreiras acadêmicas
Se você domina o inglês e almeja seguir com os estudos após a graduação, saiba que o sucesso em carreiras acadêmicas depende de um bom inglês. Ao ingressar no mestrado ou doutorado, o conhecimento de outra língua é fundamental para ler livros, artigos, fazer intercâmbio e participar de congressos e eventos internacionais.
Como você pôde notar, as melhores profissões para quem fala inglês podem estar ao seu alcance. Portanto, conte com cursos de qualidade e invista no aprendizado dessa língua para construir uma carreira sólida e de sucesso!
Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as publicações Afya diretamente em seu e-mail!

