Estágio e carreira

8 dicas para preencher melhor o seu perfil no LinkedIn

Gostaria de conhecer as melhores práticas para preencher o seu perfil do LinkedIn? Confira este conteúdo!

6
minutos de leitura

Preencher o perfil no LinkedIn é uma ótima opção para promover a sua carreira profissional. Essa rede social é uma ferramenta essencial para expandir contatos, abrir portas para crescimento pessoal e acessar novas oportunidades. Ela serve como um currículo digital e ajuda o usuário a se destacar no mercado de trabalho de hoje, que é altamente competitivo.

O LinkedIn é uma ferramenta utilizada pelos recrutadores para encontrar talentos. Um perfil otimizado e completo, com a sua experiência, habilidades e certificações, aumenta a visibilidade e as suas chances de aparecer nas buscas dos selecionadores.

Neste conteúdo, vamos explicar como fazer um perfil no LinkedIn e as vantagens de apostar nesse recurso. Continue a leitura!

Entenda como fazer um perfil no LinkedIn

Para se inscrever no LinkedIn, que pode ser um aliado na sua vida profissional, acesse o site ou aplicativo e crie uma conta utilizando um endereço de e-mail. Escolha uma senha segura e adicione uma foto de perfil de alta qualidade, ou seja, com uma imagem bem iluminada. Vista-se adequadamente para o setor que você está almejando e use um fundo neutro.  

Conheça as principais vantagens de preencher seu perfil no LinkedIn

Um perfil completo do LinkedIn permitirá que você mostre o que o diferencia dos outros em sua área de atuação. Ele destaca não apenas suas habilidades e experiência, mas também suas paixões, valores e objetivos de carreira. Essa plataforma possibilita controlar a narrativa das suas profissões e oferece a chance de construir credibilidade. Observe outros benefícios da ferramenta:

  • criação de um currículo perfeito;
  • oportunidades de networking profissional;
  • conexões que podem levar a ofertas de emprego, parcerias, colaborações ou simplesmente trocas valiosas de conhecimento;
  • acesso a uma ampla variedade de listas de empregos e aumento das chances de ser descoberto para vagas interessantes;
  • obtenção de depoimentos públicos e referências;
  • revelação de conquistas e experiências que demostram qualificação e expertise;
  • compartilhamento de links para portfólios;
  • apresentação de descrições detalhadas de suas contribuições para vários projetos;
  • atualização sobre as principais tendências do setor;
  • conhecimento de tecnologias emergentes;
  • construção de autoridade, com a criação de conteúdo;
  • acesso a sugestões de oportunidades de emprego personalizadas com base na sua experiência, habilidades e interesses;
  • recursos de aprendizagem que estão alinhados com seus objetivos;
  • demonstração de profissionalismo.

Confira as melhores práticas para preencher o perfil no LinkedIn

Construir um perfil do LinkedIn requer atenção cuidadosa aos detalhes e um entendimento de como se apresentar de forma envolvente. A foto causará uma primeira impressão nos recrutadores, portanto, evite selfies, logotipos ou imagens casuais. Veja a seguir outras dicas que o ajudarão a ter sucesso na sua jornada!

1. Otimize o título

O título é a parte mais visível do seu perfil. Além do seu nome, você pode informar o seu cargo e a sua área de atuação, para que apareçam nos resultados de pesquisa. Inclua palavras-chave relacionadas ao seu setor e à sua especialidade, concentrando-se no que o torna único ou no valor que oferece.

2. Escreva um resumo atraente

O resumo é sua chance de contar sua história profissional e de fornecer uma noção mais ampla de quem você é e do que faz. Faça isso na seção “Sobre”. Mantenha um conteúdo que tenha entre 200 e 300 palavras e que destaque as suas principais realizações, habilidades e objetivos de carreira. Torne-o pessoal e inclua uma chamada para ação.

3. Destaque sua experiência

A seção de experiência é o local onde recrutadores e possíveis conexões podem analisar a sua trajetória profissional e suas realizações. Para cada função, forneça detalhes específicos sobre suas responsabilidades. Use verbos de ação, quantifique seus resultados sempre que possível e utilize marcadores para facilitar a leitura.

4. Adicione habilidades relevantes

Na seção de habilidades, você pode registrar as competências específicas que os recrutadores geralmente estão procurando. Adicione de 10 a 20 habilidades mais importantes que correspondam à sua expertise e aspirações de carreira. Priorize competências técnicas como gerenciamento de projetos, análise de dados, trabalho em equipe, entre outras.

5. Obtenha recomendações

Os comentários servem como prova social de que você realmente possui as habilidades listadas. Peça recomendações específicas e genuínas de colegas, clientes ou antigos empregadores que possam atestar suas competências, capacidades e caráter profissional. Retribua o favor recomendando outras pessoas por seus esforços e obterá reciprocidade. Tente obter indicações para cada função principal na sua carreira.

6. Adicione certificações e cursos

Cursos mostram que você está comprometido com o aprendizado contínuo e o desenvolvimento profissional. Adicione aprendizados online ou diplomas que reforcem a sua imagem. Você pode apostar em certificações específicas do setor e usar plataformas como LinkedIn Learning, Coursera, Google Analytics etc. Destaque o seu trabalho fora de suas funções padrão e acrescente confiabilidade ao seu perfil.

7. Interaja com grupos

Os grupos do LinkedIn possibilitam aos usuários fazer networking com outros profissionais e participar de discussões. Envolva-se compartilhando insights, comentando posts e construindo relacionamentos com outros membros da mídia. Compartilhe conquistas relevantes e interaja regularmente com conteúdo para se posicionar como um profissional ativo. Curta e comente para atrair novas conexões.

8. Defina as preferências de trabalho

O LinkedIn fornece insights sobre quem está visualizando seu perfil e como você está sendo encontrado. Faça uso do analytics para monitorar a frequência com que as visualizações ocorrem e quais palavras-chave estão direcionando outros usuários para o seu perfil. Ajuste e realize atualizações regulares para refletir o seu status profissional atual.

Saiba quais erros mais comuns devem ser evitados

Carregar uma foto casual, pouco clara ou inapropriada nos seus perfis das redes sociais é um erro que você deve evitar. Ainda, uma imagem ruim ou a ausência de um resumo convincente na seção “Sobre” pode dar a impressão de falta de profissionalismo. Jamais deixe em branco ou escreva uma descrição genérica.

Outros erros a serem evitados são:

  • não descrever completamente a sua experiência de trabalho ou listar apenas cargos, sem responsabilidades e realizações;
  • usar jargões complexos ou incluir palavras-chaves em excesso;
  • não buscar recomendações de outras pessoas;
  • deixar de se envolver com o conteúdo.

Essas são as 8 dicas para preencher da melhor forma o seu perfil no LinkedIn, que não é uma plataforma estática de currículo. A falta de engajamento pode fazer você parecer inativo ou desinteressado em relação aos avanços da sua área. Publique regularmente artigos relevantes, comente as postagens, compartilhe notícias do setor ou pensamentos perspicazes.

Quer continuar recebendo dicas diariamente? Assine a newsletter e monitore a sua caixa de entrada!