Estágio e carreira

Descubra 15 possibilidades de carreiras em TI

As carreiras em TI são uma das mais promissoras da atualidade. Se você está em dúvida sobre o rumo profissional a seguir, conheça mais sobre possibilidades em tecnologia da informação!

5
minutos de leitura

Ao pensar em carreiras em TI, é bastante comum vir à mente um profissional que atua com programação. Apesar de essa ser uma das profissões em TI, atualmente, há muitas outras possibilidades para quem deseja atuar na área.

Isso acontece porque a Tecnologia da Informação está presente em quase todas as empresas. Esse crescimento se deu pela ascensão do uso de alto volume de dados. Com isso, os profissionais de tecnologia ou sistema da informação são cada vez mais necessários nos mais diferentes tipos de empresa.

Neste texto, você confere as vantagens de atuar como profissional nessa área e as 15 possibilidades de carreiras em TI!

Quais são as principais vantagens de investir nas carreiras de TI?

Conheça os principais benefícios de estudar para trabalhar em tecnologia da informação!

Crescimento exponencial

O setor da tecnologia cresce a passos largos desde 2020. Com esse crescimento acelerado, a previsão é de que cresça 40% até 2025.

Várias opções de trabalho

O profissional de TI pode atuar desenvolvendo sites e softwares, analisando dados, realizando pesquisas, além de ser um especialista em segurança da informação.

Flexibilidade e autonomia

As profissões de TI permitem o trabalho remoto, pois utilizando um computador, ele consegue exercer suas atividades de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Assim, a depender da empresa, poderá ter flexibilidade e autonomia para fazer seus próprios horários.

Salário atrativo

Apesar de estar crescendo, o setor ainda apresenta um déficit de profissionais com boa qualificação. Por isso, os salários são vantajosos. Assim, no Brasil, a faixa salarial nas carreiras de TI oscila entre R$ 4.000 a R$ 15.000, conforme o tempo de experiência.

Quais são as principais possibilidades nas carreiras de TI?

Abaixo, listamos as principais possibilidades neste setor e quais são as suas atribuições.

1. Programação

Esta é a área mais popular entre os estudantes de tecnologia. Trata-se de programação pura e simples, que trata do desenvolvimento de softwares por meio de linguagens de programação.

Estes profissionais se especializam em várias linguagens ou aplicações, como em sites, aplicativos, games, softwares, sistemas operacionais, entre outros.

2. Administração de Redes

Este profissional atua desenvolvendo soluções voltadas às redes de servidores e ao data center. Suas atribuições principais são:

  • instalação de hardwares e softwares;
  • manutenção de redes de clientes;
  • oferecer suporte;
  • configuração;
  • atualização.

3. Administração de banco de dados (DBAs)

Estes profissionais atuam manuseando no database da empresa, fazendo alterações, cuidando da manutenção e excluindo dados.

Este ramo de TI está em alta pela popularização dos bancos de dados — uma solução para diferentes necessidades e empresas de vários tamanhos.

4. Arquiteto de soluções Big Data

Quando é preciso administrar um grande volume de dados, o nome dado é big data. É nessa hora que entra este especialista, que se dedica exclusivamente às tecnologias que analisam estes dados e ainda conecta as análises a outras áreas da companhia.

5. Business intelligence (BI)

Mais conhecido como BI, este profissional de TI utiliza os dados disponibilizados pelo arquiteto de soluções para fazer estudos e pesquisas, criar soluções internas e tudo o que for possível gerar por meio de uma análise minuciosa das informações recebidas.

6. Chief Technology Officer (CTO)

Como o nome já indica, este é o cargo de liderança máxima do time de TI em uma empresa. Ele é responsável por várias atividades como:

  • ter relação direta com a hierarquia superior na empresa ou com os clientes;
  • interação entre equipe, gestão de pessoas e produtividade da equipe;
  • implementação de projetos.

7. Especialista em Cloud Computing

Cuidar de todas as tarefas referentes ao armazenamento na nuvem é o trabalho desse especialista. Esse profissional é muito requisitado porque diversas empresas já adotam as soluções em nuvem.

Assim, para assegurar que a infraestrutura funcione adequadamente, os especialistas em cloud computing são fundamentais.

8. Especialista em e-commerce

Com o crescimento do setor promovido pela pandemia do Covid-19, os profissionais especializados na área de tecnologia para lojas virtuais são muito requisitados.

Eles podem construir sites ou serem técnicos das mais variadas plataformas de vendas, atuando sempre em conjunto com profissionais de Marketing Digital.

9. Inteligência artificial

Os desenvolvedores que são especialistas em linguagens de programação muito em alta, como o Python, por exemplo.

Esta tecnologia traz muitas possibilidades, incluindo o buscador do Google, por exemplo, que utiliza a IA para mostrar resultados mais adequados para os usuários. Um exemplo em alta de inteligência artificial é o chat GPT.

10. Programador mobile

Este profissional é especializado em desenvolver aplicativos. Nesse sentido, como os smartphones e os tablets estão presentes em grande parte das tarefas do nosso dia a dia e o uso de apps cresce exponencialmente, o programador mobile é muito requisitado e bem remunerado.

11. Qualidade de Software

Em mais um exemplo de carreiras de TI, figura um profissional capaz de avaliar e manter a qualidade de determinado software.

Assim, ele testa softwares desenvolvidos por outros profissionais e avalia sua capacidade de atender todas as necessidades dos clientes ou se a aplicabilidade atende ao que foi estipulado no projeto inicial.

12. Segurança da Informação

Os dados das empresas são extremamente importantes, sobretudo as que lidam com informações sigilosas de clientes como bancos, por exemplo.

Então, para proteger os fluxos de dados mantendo-os seguros, é fundamental contar com o setor de segurança da informação, sobretudo após o surgimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

13. Desenvolvedor full stack

Este é considerado a "menina dos olhos" do setor de TI. O desenvolvedor full stack domina as duas maiores áreas do desenvolvimento:

  1. Back end — atua na infraestrutura dos servidores e dos bancos de dados.
  2. Front end — fica responsável por toda a interface visível ao usuário.

Este profissional é muito requisitado, pois transita entre ambas as áreas e possui visão integradora. Com isso, ele consegue aprimorar a produtividade da empresa.

14. Suporte técnico

Estes profissionais se especializam em um tipo específico de serviço de reparo técnico. Dessa forma, por meio de seus fornecedores, eles oferecem assistências autorizadas para determinadas tecnologias.

15. IoT

A Internet of Things traduz-se como "internet das coisas". Ela visa descrever a rede de objetos físicos — coisas — incorporadas a sensores, softwares e outras tecnologias objetivando conectar e trocar dados com dispositivos e sistemas pela internet.

Tais dispositivos podem ser desde objetos domésticos a até ferramentas industriais sofisticadas.


E aí, qual dessas carreiras em TI é pra você?

Neste post, você conferiu as vantagens de escolher uma das profissões em TI e as várias das possibilidades das carreiras em TI.

Que tal continuar mantendo-se informado sobre carreiras? Para isso, basta assinar nossa newsletter e receber nossas novidades diretamente em seu e-mail!