Graduação e cursos

Por que você deveria fazer parte de uma liga acadêmica durante a sua graduação

Para que serve uma liga acadêmica? Por que você deve considerar se juntar a uma entidade estudantil como esta? Confira em nosso post!

5
minutos de leitura

Existem diversas maneiras de se enturmar e buscar atividades coletivas proveitosas dentro de uma universidade. A liga acadêmica proporciona o melhor de dois mundos: aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em classe e a possibilidade de fazer novas amizades e networking.

As ligas acadêmicas são mais focadas no estudo e na aplicação de habilidades profissionais. Por isso, é importante não confundi-la com outras entidades universitárias, como as atléticas e os grêmios estudantis.

Preparamos este post para explicar melhor as diferenças e ainda apresentar os benefícios de se juntar a uma liga acadêmica na sua universidade. Continue a leitura!

O que é uma liga acadêmica?

A liga acadêmica é uma entidade estudantil que está presente em muitas universidades. O seu principal objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em áreas específicas do ensino superior.

De modo geral, uma liga acadêmica é formada tanto por estudantes como professores. Essa entidade é totalmente vinculada à instituição de ensino, de modo a promover o aprofundamento em temas relacionados aos cursos de graduação que a organização oferece.

Inclusive, uma das diferenças da liga acadêmica em relação ao grêmio estudantil é que ela admite a presença de docentes e outros profissionais da área, enquanto o grêmio foca em atividades que envolvem apenas os estudantes.

Você pode se perguntar: as aulas da faculdade não bastam para que cada estudante desenvolva conhecimentos técnicos? Sim, mas o mais legal das ligas acadêmicas é que elas funcionam como uma oportunidade de cursar algumas atividades extracurriculares que melhorem ainda mais o seu desempenho.

Nesse sentido, a liga acadêmica é um complemento à formação acadêmica do estudante, proporcionando que ele desenvolva conhecimentos relacionados à pesquisa e ao trabalho em equipe. Também é uma excelente oportunidade para quem tem o sonho de se tornar um líder em sua área profissional.

Além disso, as ligas acadêmicas proporcionam a integração entre todo o ecossistema de uma universidade: ela une estudantes, professores e outros profissionais da área. Isso é ótimo para quem quer começar a construir uma rede de networking e para alunos que vieram de outras cidades e querem desenvolver laços de amizade e companheirismo.

Quais são os benefícios de fazer parte de uma liga acadêmica?

Os benefícios da liga envolvem diversos fatores, como o trabalho em grupo, a aplicação de conhecimentos na prática e o crescimento profissional e pessoal. Vamos conhecer melhor as vantagens de fazer parte de uma entidade como essa.

Diversas oportunidades para adquirir conhecimento

As atividades desenvolvidas pelas ligas acadêmicas são variadas: será possível participar de palestras, debates, grupos de estudo, simulados, oficinas práticas e projetos de extensão, entre outras.

Em muitos casos, essa entidade estudantil estabelece parceria com outras instituições, como ONGs, hospitais e empresas do ramo, possibilitando aos alunos a vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula.

Desenvolvimento de habilidades para o mercado

As ligas acadêmicas vão propor desafios semelhantes ao que os alunos encontrarão na sua vida profissional. Assim, eles se tornarão mais calejados para encarar diferentes desafios e trabalhar coletivamente.

Assim, a participação em uma liga estimula o desenvolvimento de habilidades valiosas para os futuros profissionais, como a liderança, a comunicação, o pensamento crítico e a aplicação prática de conhecimentos teóricos.  Isso ajuda muito na hora de entrar no mercado de trabalho.

Presença em atividades extracurriculares

Muitas universidades exigem uma certa quantidade de créditos em cursos extracurriculares para que o aluno possa se graduar. Uma liga acadêmica não só proporciona isso, mas também eleva o currículo do futuro profissional para o mercado de trabalho. Isso é feito de diferentes formas:

  • melhoria do ensino, com a realização de reuniões e aulas extracurriculares, com a presença de professores e outros profissionais da área;
  • ênfase na pesquisa, com o trabalho com artigos científicos, apresentação de dados em eventos, entre outras atividades;
  • atividades de extensão, com a presença de eventos, que ajudam a colocar em prática o conhecimento adquirido;
  • prática laboratorial, principalmente nos cursos ligados à saúde.

Crescimento pessoal

Participar de uma liga acadêmica também promove o crescimento pessoal dos alunos. Isso porque promove a interação social com diferentes tipos de pessoas, com idades e estágios de vida  variadas.

Ao mesmo tempo, participar de uma liga acadêmica pode ajudar os alunos a descobrir novas paixões, interesses e talentos, enriquecendo suas vidas pessoais e proporcionando uma sensação de realização e pertencimento à comunidade acadêmica.

Contatos para a vida toda

As ligas acadêmicas proporcionam o contato próximo entre estudantes, professores e profissionais de destaque no ramo. Isso facilita a criação de uma rede de contatos que será útil para buscar oportunidades de estágio, parcerias e vagas efetivas de emprego. Para quem deseja se tornar uma referência na área, essa interação com quem já está estabelecido no mercado também é valiosa.

Além disso, alunos calouros em uma nova cidade podem ter dificuldade para fazer novas amizades e enfrentar períodos longe dos familiares e amigos. Nesse sentido, entrar em uma liga os ajuda a criar novos laços de amizade.

Como entrar em uma liga?

Você pode saber se a universidade tem uma liga acadêmica mesmo antes de se matricular. Busque informações junto à direção do curso. Caso ainda não exista, você pode se antecipar e criar sua própria entidade, para fomentar o crescimento mútuo dos estudantes.

De modo geral, as instituições lançam editais para a criação das ligas. O importante é ficar atento e buscar essas informações, tanto para entrar em uma entidade já existente ou criar a sua própria.

Vale lembrar que as ligas acadêmicas têm muita história: a primeira entidade criada na área de saúde no Brasil, por exemplo, foi a Liga de Combate à Sífilis, ligada ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz. Ela foi fundada em 1920. Até hoje, ela trabalha com projetos destinados à melhoria no tratamento e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Por isso, é importante entender que as ligas acadêmicas não são entidades como as Atléticas, uma vez que as primeiras são focadas no enriquecimento profissional — enquanto as segundas promovem competições esportivas.

É preciso ter isso em mente antes de procurar uma liga: você investirá em currículo e na sua experiência acadêmica, então escolha uma opção que gere benefícios duradouros para você.

Está pronto para entrar em uma liga acadêmica ou criar a sua própria entidade?

Agora que você entendeu o que é uma liga acadêmica e como fazer parte de uma entidade estudantil como esta, já poderá tomar as melhores decisões, de acordo com a sua escolha de curso e os seus objetivos na carreira. Além disso, você também pode propor a criação de uma organização do zero.

E aí, gostou do conteúdo e quer continuar recebendo outros artigos como este, em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter para não perder nada!