Odontologia: como se preparar para atender pacientes com necessidades especiais
Como dentista, você pode receber vários pacientes com necessidades especiais ao longo da sua carreira. Acompanhe e entenda como melhorar seu atendimento.

Para atuar na área de odontologia, é importante estar preparado para lidar com qualquer tipo de paciente. Isso inclui pessoas com necessidades especiais, os que precisam de cuidado específicos como parte do seu atendimento.
Seja durante o planejamento do seu consultório próprio ou no seu treinamento como dentista, é fundamental considerar esses pacientes. Assim, você pode prestar um serviço de melhor qualidade. Algo que facilite o acesso à saúde bucal.
Acompanhe e entenda como se preparar para atender pacientes com necessidades especiais.
O que são necessidades especiais?
No contexto clínico e médico, pessoas com necessidades especiais, abreviadas como PNE, são aquelas que precisam de assistência para acessar certos direitos e espaços. Essas necessidades geralmente são associadas a algum tipo de deficiência.
Você deve sempre estar preparado para atender pacientes com necessidades especiais. Entender estas particularidades é fundamental nas principais áreas de atuação de um dentista.
Estas necessidades podem ser de diferentes naturezas. Por exemplo:
- motora: muitas pessoas, principalmente idosos, possuem dificuldades de locomoção. Mesmo ficar na posição convencional na cadeira de atendimento pode ser desafiador;
- visual: pessoas com visão comprometida podem ter mais dificuldade para se orientar no espaço do consultório;
- auditiva: problemas de audição podem levar a dificuldades de comunicação, o que torna certas orientações mais difíceis de transmitir;
- intelectual: pessoas neuroatípicas podem precisar de acompanhamento durante os atendimentos, além de abordagens específicas para facilitar a consulta.
É importante lembrar que o acesso às consultas odontológicas é essencial para manter a higiene bucal e a saúde dos pacientes. E cabe aos profissionais da área estarem preparados para receber estas pessoas no consultório.


Como melhorar o atendimento para pacientes com necessidades especiais?
Para garantir o melhor acesso para PNE em seu consultório, é importante tomar algumas medidas. Veja aqui os principais exemplos e como você pode colocá-los em prática.
Adaptação do espaço
O primeiro passo para tornar qualquer clínica odontológica mais acessível é garantir que o próprio ambiente é adequado para diferentes necessidades. Principalmente quando se trata de pacientes com deficiências motoras, os quais precisam de auxílio para se deslocar.
Por exemplo, os corredores e portas devem ser amplos o suficiente para acomodar uma pessoa em cadeira de rodas com facilidade. Além, é claro, de possuírem elevadores e rampas de acesso quando necessário.
Outra mudança simples, mas efetiva, é a instalação de corrimãos em todas as áreas, não apenas nas escadas. Eles servem como apoio para pessoas com dificuldades de locomoção, evitando quedas e outros acidentes.
Sinalização e recursos de comunicação
Parte da dificuldade que muitos pacientes com necessidades especiais encontram é conseguirem se orientar adequadamente em diferentes áreas. É importante que os recursos de acessibilidade sejam bem sinalizados, de forma que sejam notados e reconhecidos rapidamente.
Pessoas com deficiência motora precisam saber onde encontrar rampas de acesso. Da mesma forma, pessoas com dificuldade visual ou auditiva também precisam de sinalização clara para se orientar no ambiente, especialmente se for uma clínica mais ampla.
O ideal é combinar cores e símbolos fortes, os quais sejam facilmente reconhecíveis. Ao mesmo tempo, você pode adicionar placas em braile para comunicar a mesma informação que está escrita.
Equipamento adequado
A aplicação da tecnologia nos consultórios odontológicos trouxe mais praticidade e eficiência para todos os tratamentos. Hoje, ela continua avançando para garantir um tratamento mais eficiente para o atendimento a pacientes com necessidades especiais.
Em primeiro lugar, a cadeira do consultório, assim como todos os equipamentos, devem ter ângulo e altura ajustáveis. Assim, é mais fácil acomodar pacientes com diferentes limitações físicas. Dessa forma, ambos podem se manter confortáveis durante os procedimentos.
Outro aspecto que não pode ser negligenciado é o uso das ferramentas durante o atendimento. Utilizar equipamento silencioso pode ser necessário para pessoas com problemas relacionados a sobrecarga sensorial, por exemplo.
Familiarização com o paciente
Seja para atuar em um consultório próprio, em uma clínica particular ou concurso público, todo dentista deve acompanhar a saúde bucal de cada paciente ao longo do tempo. Porém, há muitos outros fatores além da própria escovação ou da alimentação. Algo que você reconhece melhor à medida que aprende mais sobre cada indivíduo.
O mesmo princípio se aplica no caso de pacientes PNE. É importante entender cada pessoa, suas dificuldades e um pouco sobre suas vidas diárias. Após se familiarizar com esse paciente, você pode oferecer orientações melhores para manter sua higiene e saúde bucal no dia a dia, considerando seus hábitos de estilo de vida.
Cursos de especialização
Atender pacientes com necessidades especiais não é uma tarefa simples. Você deve considerar diferentes necessidades, particularidades de cada paciente, adaptações no ambiente, entre outros fatores.
Ainda assim, você pode se deparar com certas dificuldades que não se deu conta até o momento. Apenas conhecer o paciente individualmente não é sempre o suficiente para responder a essas demandas.
A melhor forma de se preparar para esses atendimentos é estudar e adicionar essa prática às suas especializações. Após se familiarizar melhor com cada deficiência, como elas impactam a vida do paciente e sua saúde bucal, você terá uma melhor base para fazer um bom atendimento.
Como fidelizar estes pacientes?
Pensar no atendimento adequado para pacientes com necessidades especiais é essencial para ser um bom dentista. Se você consegue prestar um serviço de qualidade, tudo que resta é fidelizar, para que continuem seu tratamento com você.
Para isso, o mais importante é estar atento às necessidades desse público, tanto na estruturação do ambiente quanto em suas interações. Realizar um atendimento humanizado, reconhecendo cada indivíduo, mas ainda respeitando suas dificuldades, é essencial para incentivar seu retorno. Caso contrário, é mais provável que o paciente desista do tratamento devido às dificuldades.
Com essas orientações, você está em uma melhor posição para fazer o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Dedicar mais tempo ao seu preparo profissional vai te ajudar bastante na hora de receber estas pessoas em seu consultório e oferecer o melhor tratamento possível.
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