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Mulher em Pauta: o que não fazer no mês da Mulher na sua empresa

Sua empresa sabe como agir no mês da Mulher? Confira, neste texto, dicas importantes para você colocar em prática!

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Março é o mês da mulher, um momento para relembrar a importância delas na sociedade, assim como todas as suas lutas por respeito e equidade. Muitas empresas aproveitam o momento, mas fazem escolhas que têm o efeito contrário do desejado.

Mesmo quando há boas intenções, é importante tomar cuidado durante essa data. Várias ações feitas para celebrar o dia da mulher apenas reforçam estereótipos e prejudicam a luta por equidade de gênero. Tal cenário se torna ainda mais evidente quando a gestão do negócio é majoritária ou totalmente masculina.

Acompanhe e entenda o que não fazer no mês da mulher em sua empresa.

Como surgiu o mês da mulher?

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, tem sua origem na Rússia, em 1917. Neste dia, mais de 90 mil operárias saíram para as ruas protestando por melhores condições laborais nas fábricas. Esse evento foi o resultado do período após a Primeira Guerra Mundial. Na ocasião, os homens retornaram às fábricas, havendo novamente essa disputa sobre o lugar de trabalho da mulher na sociedade.

Protestos e reivindicações similares aconteceram em diversas partes do mundo, buscando igualdade de remuneração, condições de trabalho adequadas e direito ao voto e participação política. Apenas em 1975, a ONU reconheceu o dia 8 de março como o dia internacional da mulher. Uma data que já é adotada em centenas de países ao redor do mundo.

Por que essa data ainda é relevante?

Apesar de todos os desafios e conquistas, a luta pela equidade de gênero continua sendo necessária em toda a sociedade. Mulheres ainda lidam com discriminação constante, salários menores e violência, tanto em casa quanto no trabalho. Não obstante, muitos desses casos não são denunciados.

É fácil esquecer como algumas relações negativas entre os gêneros eram tão reforçadas, com alguns direitos da mulher que não existiam há 100 anos. Por exemplo, até uma mudança na legislação em 1988, as mulheres não podiam viajar ou trabalhar sem a permissão do marido ou do pai. Contudo, mesmo com a mudança da lei, essa ideia não deixou de fazer parte da cultura em vários locais.

Se você busca promover a equidade de gênero dentro do seu negócio ou na empresa onde trabalha, o Dia da Mulher oferece uma oportunidade significativa para refletir sobre essa causa e planejar ações concretas. Por exemplo, implementar políticas de licença parental igualitárias, oferecer programas de mentoria para mulheres em cargos de liderança, estabelecer metas de contratação e promoção que incentivem a diversidade de gênero e proporcionar treinamentos sobre preconceitos inconscientes são algumas iniciativas que podem ser adotadas para impulsionar a equidade de gênero dentro do ambiente de trabalho.

O que NÃO fazer no mês da mulher na sua empresa?

Infelizmente, boa parte das ações tomadas pelas empresas para celebrar o dia da mulher acaba tendo o efeito oposto. São práticas tão comuns que poucos se questionam se elas cumprem ou não o objetivo de promover a equidade no ambiente de trabalho.

Veja aqui alguns desses erros que você deve sempre evitar durante o mês da mulher.

Presentes que reforçam estereótipos

Presentear a equipe em datas comemorativas é uma prática comum e até positiva. O problema é que, quando se trata do dia da mulher, as primeiras coisas que vêm à mente são flores, chocolates, cosméticos, etc. Presentes muito bem-intencionados, mas que não cumprem seu papel nesta data.

Há mulheres que apreciem esses presentes? Claro! Mas eles são também uma forma de reforçar um estereótipo e um lugar no mundo. Não há problema em dar um perfume, mas essa data não é momento para reforçar a “delicadeza”, mas sim destacar todas as suas conquistas, assim como o que ainda está em disputa.

Dar mais trabalho para as mulheres da empresa

Também existem casos bem graves de empresas que, para valorizar a força de trabalho feminina, acabam dando mais responsabilidades às mulheres do que aos homens. Não como uma promoção, apenas redistribuindo as funções de forma desigual. Há vários exemplos de mulheres que, além de suas funções normais, também precisam organizar sozinhas os próprios eventos do mês da mulher.

Um caso recente, mas que acabou como um mal-entendido e repercutiu não muito bem no mundo do marketing, foi o do Mc Donald’s. Em 2018, o restaurante divulgou que iria ter uma força de trabalho 100% feminina. A conclusão lógica do público aqui foi que os homens ganharam uma folga no dia da mulher.

Porém, o que realmente aconteceu foi que os funcionários foram remanejados, de forma que, nesse dia, algumas unidades tivessem um quadro 100% feminino. Na realidade, todos trabalharam normalmente. Ainda assim, a tentativa de homenagem teve um efeito bem negativo.

Focar apenas no que “nós fazemos”

Outro erro que muitas empresas cometem durante o mês da mulher é dar muito destaque aos próprios esforços. A gestão da empresa faz palestras ou grava vídeos falando sobre como suas mulheres são felizes em suas funções e conquistas.

Mesmo quando o negócio tem boas políticas para incentivar a equidade de gênero, continuar dando destaque a essas ações, mas sem promover novas atitudes, não gera a melhor imagem. Pelo contrário, parece que a empresa está usando a imagem feminina para se promover, ainda mais quando apenas os homens da companhia tomam a frente nesses eventos.

Mais uma vez, é uma questão de foco. O objetivo dessa data é continuar colocando as desigualdades em primeiro plano, conscientizando sobre os direitos das mulheres e a necessidade de respeitá-las. Além, é claro, de promover mudanças estruturais que tragam esses resultados.

Deixar a equidade apenas para o mês da mulher

Durante o mês de março, é esperado que as empresas promovam várias mudanças pontuais, criem campanhas contra assédio e discriminação, entre outras ações. Várias coisas positivas, mas que costumam ser esquecidas quando o mês acaba.

Esse é, sem dúvida, o erro mais grave das empresas. A equidade é uma luta constante, não sazonal. Esses direitos, assim como as responsabilidades de todos os colaboradores, precisam ser reforçados regularmente, garantindo que as mulheres dentro e fora da empresa tenham melhor acesso a eles.

O mês da mulher é para relembrar a luta, celebrar as conquistas e pensar no que pode ser feito no futuro

Sendo assim, você deve evitar apenas repetir o que todas as empresas fazem nessas datas e tomar uma atitude mais direta. Se você quer promover a equidade em sua empresa, o dia da mulher é uma boa data para relembrar essa luta e planejar o que ainda precisa ser feito.

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