O que esperar do futuro do mercado de trabalho?
Como a inteligência artificial, saúde mental e modelos alternativos impactam no futuro do mercado de trabalho? Confira agora como se preparar para as mudanças e se destacar em sua área.
O futuro do mercado de trabalho está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da tecnologia, com diferentes formas de transformar o cenário e aumentar a produtividade e o engajamento.
Nos últimos anos, a velocidade dessas mudanças se tornou ainda maior, acompanhando as revoluções da tecnologia e também as mudanças de comportamento das gerações que estão iniciando no mercado de trabalho, como a Geração Z.
Além de causarem curiosidade, conhecer dados e informações sobre essas mudanças são essenciais para quem busca entrar no mercado, se recolocar profissionalmente ou entender como criar um networking valioso em qualquer área.
Neste post, você vai conferir quais são as principais razões para as mudanças no mercado atual, como elas impactam as formas de trabalhar e consumir e ainda vai descobrir quais são as perspectivas para o futuro do mercado de trabalho e como se preparar para elas. Vamos lá?
Como o mercado de trabalho se transformou?
Antes de entender quais são as principais tendências e transformações que podemos esperar nos próximos anos, é fundamental descobrir de que forma o mercado de trabalho chegou até o que conhecemos hoje.
Como você já viu, essa é uma área que absorve rapidamente as mudanças que acontecem na sociedade de forma geral, e isso ocorre porque fatores sociais, culturais e de comportamento, como novas tecnologias e a crise climática, sempre têm um impacto econômico e que afeta a forma como colaboradores enxergam o seu próprio trabalho.
A internet é um bom exemplo de como mudanças sociais podem afetar a rotina de uma área, já que a invenção dessa forma revolucionária de se comunicar possibilitou que as pessoas comprassem muito no formato online, que empresas vendessem mais e que o mercado de trabalho exigisse colaboradores com conhecimentos que antes não eram necessários.
Mas a internet não é o único fator que mexeu com a história recente do mercado. Também podemos citar a pandemia e a adoção do trabalho híbrido e remoto, a explosão de inteligências artificiais e também a preocupação crescente com a saúde mental dos trabalhadores.
A seguir, continue a leitura e compreenda como cada um desses fatores impactou no mercado de trabalho como o conhecemos atualmente.
Pandemia e novos formatos de trabalho
Já no começo de 2020, diversos países foram afetados pela crise sanitária causada pelo Coronavírus, causador da Covid-19. Com a crise, grande parte do mundo aderiu à política de lockdown e a restrição da população obrigou muitos escritórios e empresas a se reinventarem.
Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o assunto mostrou que 57,5% das empresas brasileiras tinham optado pelo modelo de home office no país, quando colaboradores trabalham de casa e não em escritórios compartilhados.
Mesmo com o fim da pandemia decretado pela ONU, muitos colaboradores seguem com modelos de trabalho alternativos e que transformaram definitivamente o cenário atual e o futuro do mercado de trabalho.
Como modelos alternativos, podemos citar:
- home office, em que colaboradores trabalham em suas casa;
- trabalho remoto, em que colaboradores podem trabalhar de outras cidades ou países;
- trabalho híbrido, em que a rotina presencial é suavizada com períodos de home office ou trabalho remoto.
Inteligência artificial
O mercado de trabalho também foi profundamente transformado por uma espécie de tecnologia que, embora não seja tão recente, ganhou muita atenção nos últimos meses.
Inteligências artificiais, como o já famoso Chat GPT, são capazes de gerar textos, responder perguntas e otimizar o trabalho humano com qualidade e em poucos segundos, o que certamente impacta no mercado.
Profissões, como o engenheiro de prompt, que é responsável por alimentar a inteligência artificial com as coordenadas corretas, são cada vez mais comuns e mostram que a evolução da tecnologia também pode ser responsável pela ampliação do mercado.
Preocupação com a saúde mental
Além das novas tecnologias e formas de comunicação, outra mudança que impacta de forma direta no futuro do mercado de trabalho é a preocupação cada vez mais significativa com a saúde mental dos colaboradores.
Não são poucos os dados que mostram que a síndrome de burnout vem se tornando uma das principais causas de afastamento no trabalho, além dos casos de depressão, ansiedade e excesso de estresse.
Com líderes, RH e gestores compreendendo a importância da saúde mental não apenas para seus colaboradores, mas também para otimizar a produtividade, este assunto tem sido levado cada vez mais a sério.
Quais são as perspectivas para o futuro do mercado de trabalho?
Agora que você já conhece os principais fatores que transformaram o mercado de trabalho no que é atualmente, não é difícil imaginar que ele ainda vai se transformar ainda mais nos próximos anos.
Mudanças como a adoção da inteligência artificial, formatos de trabalho alternativos e saúde mental exigem que os novos colaboradores compreendam quais serão as exigências e as habilidades profissionais valorizadas pelo mercado de agora em diante e se preparem de verdade para elas.
A seguir, você vai conferir quais são as perspectivas para o futuro do mercado de trabalho e por que investir em conhecimento e flexibilidade pode ser fundamental!
Importância da flexibilidade e engajamento
Como você viu, o trabalho remoto continua sendo uma realidade para muitas empresas, mesmo após o término da pandemia. Cenários como esse mostram que a flexibilidade é uma das principais tendências para o futuro do mercado de trabalho.
Colaboradores flexíveis são aqueles que conseguem se adaptar com facilidade às mudanças, como modelos de trabalho alternativo, reduções na equipe, alterações no foco da equipe ou da empresa.
Outro desafio dos novos colaboradores é manter o engajamento mesmo com o número crescente de mudanças, preservando a motivação e o comprometimento com as tarefas assumidas.
Capacidade de trabalho em equipe e respeito à diversidade
O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais diverso ao longo dos anos, consequência de movimentações políticas, luta pela igualdade de gênero e combate às discriminações de etnia, orientação sexual, dentre muitas outras.
Essa mudança traz uma série de importantes adaptações e reflexões para colaboradores, já que os principais desafios para a diversidade no mercado de trabalho envolvem justamente a conscientização e a incorporação do respeito na cultura organizacional das empresas.
Colaboradores podem se preparar para essa perspectiva, participando ativamente de debates, cursos e se expondo a leituras e pontos de vista distintos, habilidades que também facilitam na aquisição de soft skills, próximo item desta lista.
Novas formações e domínio de soft skills
Em um mercado de trabalho extremamente competitivo e com excedente de profissionais capacitados em quase todas as áreas, o investimento em uma educação de qualidade ganha ainda mais importância.
Buscar formações que te colocam em destaque no mercado envolve encontrar instituições com reconhecimento, corpo docente capacitado e oferta de oportunidades de aprendizado ricas. Conhecer os critérios do MEC para dar nota a cursos e instituições pode ajudar nesta tarefa!
Além de uma boa formação, é fundamental adquirir soft skills, isto é, habilidades que não estão ligadas necessariamente a uma área específica, mas que ajudam em qualquer tarefa de forma interdisciplinar.
Exemplos de soft skills são:
- inteligência emocional;
- comunicação;
- trabalho em equipe;
- ética; e
- criatividade.
Continue com a Afya em seu desenvolvimento profissional!
Neste post, você conferiu como o mercado de trabalho se transformou ao longo dos anos e quais fatores aceleraram essas mudanças, como a inteligência artificial, cada vez mais presente em nossa vida, além de modelos de trabalho que fogem à obrigatoriedade do 100% presencial e a saúde mental como prioridade.
Além disso, você também conferiu quais são as perspectivas e as novas tendências esperadas para os próximos anos e que podem ditar as mudanças no mercado de trabalho. Assim, embora o futuro do mercado de trabalho seja incerto, já é possível se preparar por meio de bons cursos de graduação, experiências e aprendizados valiosos.
Gostou deste conteúdo? Nas redes sociais da Afya você encontra diversos outros artigos sobre mercado de trabalho, vestibular, educação e muito mais! Encontre a gente no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e em nosso canal no YouTube.