Nota mínima do Enem para entrar na faculdade: existe? Qual é?
Viemos esclarecer essa dúvida que é muito comum entre os estudantes: afinal, existe uma nota mínima para o Enem?
Essa não é uma resposta simples, pois não existe em si o "passar no Enem", portanto, não há uma nota mínima ou máxima para tal. Todavia, se pararmos para pensar friamente, os métodos para se utilizar o resultado obtido no Exame para ingressar em uma universidade no Brasil ou em Portugal possuem algumas regras, entre as quais, uma nota mínima para a redação e notas de corte gerais. Então, essa é uma dúvida válida.
A seguir, vamos explicar com o que você deve se preocupar em termos de erros e acertos na prova. Assim, você terá mais insumos para tentar uma vaga no Ensino Superior, tanto público quanto privado, neste ou no próximo ano. Confira!
Como posso ingressar em uma faculdade com a nota do Enem?
A nota mínima para isso dependerá de uma combinação de fatores, entre eles, o caminho que você escolherá seguir. Há, por exemplo, a opção de ingressar no setor público pelo Sisu ou no setor privado por um programa do governo, como o Prouni. Outra alternativa é usar o resultado obtido para substituir o vestibular tradicional da faculdade particular do seu interesse. Abaixo, destrinchamos melhor cada uma delas.
1.Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
De modo geral, para essa forma de admissão, você deve ter participado da última edição do Enem e não ter zerado a redação. Algumas universidades, porém, exigem uma nota mínima em algumas áreas de conhecimento.
Você também precisará alcançar a nota de corte do seu curso, que dependerá de fatores como a graduação escolhida, o turno, a quantidade de vestibulandos disputando as vagas e a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou algum tipo de cota).
2.Programa universidade para todos (Prouni)
Esse programa foi criado com o objetivo de oferecer bolsas em universidades particulares para estudantes com condição financeira reduzida. Elas podem ser oferecidas de forma parcial ou integral, o que varia de acordo com a renda de cada participante. Um dos critérios pré-estabelecidos para o aluno poder requisitar esse recurso é não ter um diploma de curso superior.
Todos os anos, as oportunidades são abertas, primeiramente, apenas para quem fez a prova imediatamente anterior à inscrição no programa. Depois, são abertas vagas remanescentes para os estudantes que realizaram a prova a partir de 2010.
Em relação às notas, entre os requisitos para conseguir a aprovação no programa estão: ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas provas fechadas e também ter obtido resultado maior do que zero na redação. As notas de corte para a entrada nos cursos dependerão também da faculdade escolhida.
3.Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Já o Fies tem como finalidade conceder financiamentos com condições melhores aos estudantes que não conseguem arcar com todos os custos de seus estudos.
Atualmente, os requisitos em relação às notas são os os mesmos do Prouni, mencionados anteriormente. Em contrapartida, a renda mínima exigida normalmente é maior que a do programa de bolsas e, as notas de corte, por sua vez, também costumam ser menores.
Porém, segundo o Portal Quero Bolsa, haverá algumas alterações nesses requisitos. A primeira delas é que o programa não possuirá mais limite máximo de renda a partir do segundo semestre de 2022. Outra alteração é a nota mínima necessária na redação, que passa a ser de 400 pontos, a partir do primeiro semestre de 2023.
4.Substituição no vestibular tradicional
Algumas universidades particulares permitem ao estudante utilizar sua nota do Enem em vez de realizar o vestibular tradicional para ingressar em diversos cursos, quando não todos. Nesses casos, as regras do processo são definidas pela própria faculdade. Além disso, a sua aprovação dependerá do curso que você escolher e se sua nota será suficiente para ser aprovado(a) nele.
Não fique ‘’no mínimo’’
Ainda que depois dessas informações você conclua ser fácil alcançar a nota mínima para os programas do governo, por exemplo, é interessante definir metas de estudo que lhe proporcionem as notas mais altas possíveis. Quanto maior a sua nota no Enem, mais chances você terá para ingressar em uma faculdade. Por isso, se atente à algumas dicas rápidas que podem te ajudar nesse desafio:
- Refaça provas de anos anteriores do ENEM: essa prática pode te ajudar a habituar-se com o formato e estilo das questões da avaliação;
- Leia conteúdos sobre temas atuais: criando esse hábito, você estará pronto(a) para abordagens sobre temas contemporâneos. Isso porque ler aumenta seu repertório cultural, além de expandir o seu vocabulário, o que será muito útil na hora da redação.
- Use um cronômetro ao fazer simulados: isso te ajudará a controlar melhor o seu tempo, evitando que, no dia da prova, você precise chutar várias questões;
- Pratique a sua escrita: escrever redações de acordo com a estrutura prevista para a prova vai ajudar a desenvolver a sua capacidade de escrita e de argumentação;
- Saiba as regras da prova antes: separe um momento para ler as regras o edital da sua edição. Assim, você evitará a angústia de cometer algum erro e ainda poupará tempo de prova para de fato resolver algumas questões.
Agora que você já sabe como ingressar em uma faculdade usando a nota do ENEM, que tal descobrir nossas melhores dicas sobre como tirar nota máxima na redação dessa prova?