Escolha profissional

Jornalismo, publicidade ou marketing: entenda as diferenças e faça sua escolha!

Entender as diferenças entre faculdades como Jornalismo, Publicidade ou Marketing, é essencial para fazer a melhor escolha de curso superior se você se interessa por essas faculdades.

7
minutos de leitura

Entender as diferenças entre faculdades como Jornalismo, Publicidade ou Marketing, é essencial para fazer a melhor escolha de curso superior se você se interessa por essas faculdades. Do ponto de vista leigo, há ainda muita confusão sobre o que cada uma dessas áreas realiza e é importante você entender bem cada uma delas a fim de optar por aquela que realmente atenda aos seus anseios.

Ainda que as três profissões atuem na comunicação com o público ou mesmo internamente nas organizações, elas possuem características e finalidades próprias que as diferem em sua forma de atuação.

Continue lendo e aprofunde o seu conhecimento sobre o que é Jornalismo, Publicidade e Marketing para fazer uma escolha acertada no momento de ingressar na faculdade.

jornalismo-publicidade-ou-marketing-entenda-as-diferencas-e-faca-sua-escolha

O que é Jornalismo?

Jornalismo é uma atividade profissional que coleta dados, investiga, analisa, interpreta e divulga os mais diversos acontecimentos que afetam de alguma forma a sociedade dentro daquilo que é do interesse do público. Pode usar de diferentes canais de comunicação como rádio, televisão, meio impresso (jornais e revistas, por exemplo) e também a internet.

Esta área pode se subdividir em outras, como o jornalismo esportivo, crítica musical e tantas outras especialidades que fazem parte deste campo de atuação.

Na faculdade, o estudante de Jornalismo aprende a enxergar e interpretar de maneira crítica os acontecimentos históricos e sociais, bem como técnicas de registro, gravação e coleta dos dados necessários à produção da notícia.

Diferentemente das áreas de Publicidade e Marketing, ambas voltadas para a promoção de um determinado produto, serviço, marca ou empreendimento, o Jornalismo tem como norte a divulgação de fatos que não dependem do interesse comercial das partes envolvidas.

O que é Publicidade e Propaganda?

Publicidade é um ramo profissional dedicado à divulgação de marcas e empreendimentos de forma aparentemente espontânea. Dizemos que é apenas aparente porque as estratégias utilizadas pelos publicitários para gerar visibilidade a um determinado produto ou serviço pode não acontecer de forma explícita. Às vezes, por meio de um evento ou ações de merchandising, é possível fazer com que o público se torne interessado pela marca sem necessariamente se valer de um anúncio.

Quando a divulgação de produtos ou serviços surge por meio de anúncios pagos então se trata de Propaganda. É importante esta diferenciação porque ambas as atividades se complementam dentro de um mesmo ramo de atuação conhecido como Publicidade e Propaganda. Esse também é o nome dado nas universidades para o curso dedicado à área.

Na formação do estudante dessa graduação, ele vai aprender diversas técnicas de persuasão, captação e edição de imagens, conceitos de comunicação e demais conhecimentos que o deixarão apto a desenvolver peças de publicidade e propaganda de maneira acertada.

O trabalho do profissional desta área é ser capaz de gerar lucro para a empresa a qual fornece seus serviços e é neste ponto que isso costuma ser confundido com Marketing. Outra área a qual destrincharemos no tópico a seguir.

O que é Marketing?

Marketing é um campo de atuação bastante amplo e que pode até mesmo envolver alguns pontos das profissionais citadas anteriormente, seja por meio de anúncios propagandísticos ou do trabalho de assessoria de imprensa realizado por jornalistas no ramo empresarial.

O seu objetivo é contribuir para as estratégias de vendas das corporações por meio de um conhecimento aprofundado dos anseios do cliente e de como atendê-lo, seja de forma explícita, mais próxima da propaganda, ou de maneira sutil, sem falar diretamente sobre a marca.

Tradicionalmente, o Marketing era entendido como um ramo apenas próximo do setor de vendas das empresas, mas hoje essa compreensão se expandiu bastante. O desenvolvimento tecnológico com a transformação digital também tem feito com que novas estratégias de Marketing sejam elaboradas para atender o perfil do consumidor atual, cada vez mais empoderado pelo fácil acesso à informação e pelo número ilimitado de ofertas.

Prossiga com a leitura e entenda alguns dos principais cargos em cada uma dessas áreas de atuação.

Quais os principais cargos em cada uma dessas áreas?

Obviamente, por serem campos de atuação diferentes, cada um deles têm as suas próprias funções desempenhadas por profissionais em diferentes cargos. Neste tópico, vamos especificar um pouco melhor para você tudo isso a fim de que tenha um entendimento mais amplo sobre as áreas de Jornalismo, Publicidade e Marketing. Confira!

Jornalismo

Certamente, o perfil mais conhecido e que as pessoas mais comumente associam à imagem do jornalista é o do apresentador de telejornal, também conhecido como "âncora". Porém, o Jornalismo vai para muito além deste cargo específico e oferece outras formas de trabalho. Algumas delas são:

  • assessor de imprensa: cuida da comunicação de empresas e repartições públicas noticiando as realizações destas organizações;
  • chefe de pauta: escolhe quais os assuntos e os fatos a serem abordados em uma determinada edição de jornal ou revista;
  • repórter: atua diretamente junto aos acontecimentos, seja na coleta de dados ou apresentação dos mesmos ao público.

Os salários podem variar muito (de 2 a quase 5 mil reais para assessor de imprensa ou de 2 a mais de 5 mil para repórter), dependendo da corporação em que qual trabalhará.

Publicidade

A área de Publicidade também pode envolver diferentes cargos, que variam nas suas funções, finalidades e salários. Algumas das principais formas de atuação nesta área são:

  • atendimento: faz a mediação entre a agência de publicidade e o cliente que contratou os serviços;
  • criação: desenvolve as peças publicitárias por meio de brainstorming em parceria com o setor de planejamento da agência;
  • mídia: cuida da veiculação das produções da agência indicando quais os melhores canais para divulgar uma determinada peça.

A renda média mensal para um profissional de atendimento em uma agência gira em torno dos 1.800 reais, já para um diretor de mídia pode chegar até a 22 mil reais, dependendo da empresa na qual se trabalha.

Marketing

A área também é bastante diversa e pode seguir tanto o modelo tradicional, pensando em estratégias fora do meio digital, como trabalhar exclusivamente no ambiente online, conforme muitas empresas fazem hoje em dia.

Nesse sentido, alguns dos principais cargos em Marketing hoje são:

  • analista de métricas: mede o sucesso de uma ação de marketing no meio online, verificando ROI;
  • analista de mídias sociais: acompanha e avalia as ações desenvolvidas em diferentes redes sociais a fim de aprimorar os resultados alcançados;
  • analista de marketing digital: tem uma visão global da presença digital da empresa e as ações que pode desenvolver para ser mais acertada.

Desses cargos citados, o que tem sido mais bem pago no mercado brasileiro é o analista de métricas, com salários que podem chegar até 7.260 reais. Em último lugar fica o analista de marketing digital, com salários em torno de 2 mil reais.

Se gostou de entender as principais diferenças entre Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda, mas ainda tem alguma dúvida sobre os pontos abordados, deixe seu comentário! Será um prazer esclarecer quaisquer questões.

Leia também: Conheça 3 opções de financiamento alternativas ao FIES

Tags
Nenhuma TAG relacionada.