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Jornalismo: conheça as principais áreas de atuação

Existem diversas áreas de atuação do Jornalismo, as quais vão além da imprensa tradicional. Veja quais são e como elas funcionam.

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Ser jornalista é uma carreira bem mais ampla do que muitas pessoas pensam. Além da televisão e da imprensa, estes profissionais podem atuar em vários outros campos, além de exercer outras funções. Conhecer as áreas de atuação do Jornalismo é fundamental antes de entrar no curso.

Se você está pensando em seguir esse caminho profissional, vale a pena se informar com antecedência. Pode ser que sua perspectiva sobre o trabalho de um jornalista mude um pouco ou você descubra um campo específico que seja do seu interesse.

Acompanhe e conheça algumas das principais áreas de atuação do Jornalismo.

Quais são os principais campos do Jornalismo?

Para entender as possibilidades de atuação do Jornalismo, é importante ter um panorama dessa área e como ela funciona hoje. Entre as diferentes possibilidades de atuação, podemos destacar três ramos principais. Veja a seguir quais são.

Imprensa tradicional

Quando alguém pensa em fazer a faculdade de Jornalismo, essa é a primeira imagem que vem à mente. Tradicionalmente, os jornalistas lidam com material impresso, como jornais e revistas, os quais são distribuídos em larga escala. Jornalistas desse ramo são voltados principalmente para a redação e edição de artigos, assim como fotografia.

A comunicação em massa mudou bastante nos últimos anos, mas a imprensa tradicional ainda tem um papel importante nesse meio. Sendo assim, existem diversas oportunidades de carreira para quem deseja se envolver mais com esses meios de comunicação.

Rádio e TV

A criação da rádio e, posteriormente, da televisão, foram alguns dos maiores avanços tecnológicos na história da comunicação. Naturalmente, isso levou à criação de novas formas de Jornalismo. Reportagens e entrevistas podem ser bem mais elaboradas com o uso do som e movimento, trazendo informação de forma mais concreta a mais pessoas.

Hoje, essa carreira envolve uma dinâmica bem diferente da imprensa tradicional. Ela envolve um grau maior de planejamento, com roteiros e equipamentos mais elaborados. A possibilidade de transmitir reportagens ao vivo influencia diretamente na forma como esses materiais são estruturados.

Jornalismo digital

Seguindo a mesma linha de pensamento, a maior difusão da tecnologia digital, principalmente da internet, também abriu influenciou diversas áreas de atuação do Jornalismo. Hoje, o Jornalismo digital é bem mais consolidado, sendo um foco para várias carreiras.

Canais como blogs, portais e redes sociais precisam de um tratamento bem diferente de outras mídias. Tanto pela forma como o conteúdo on-line é transmitido quanto pela forma como ele é consumido.

Jornalismo corporativo

Além da comunicação em massa, alguém formado em Jornalismo também está qualificado para atuar com outras formas de comunicação, incluindo aquela feita em empresas. Essa é a essência do Jornalismo corporativo, lidar com a transmissão de informação relevante para negócios.

Nesse contexto, o jornalista atua tanto na comunicação interna quanto externa. Ele pode elaborar comunicados para todos os colaboradores, trabalhar com endomarketing, favorecer a comunicação interna, entre outras tarefas. Também é uma função importante para facilitar a relação da empresa com diferentes canais de comunicação.

Quais são as principais áreas de atuação do Jornalismo?

Dentro dos campos que mencionamos, você encontra as diferentes áreas de atuação do Jornalismo, as funções efetivas que esses profissionais exercem no dia a dia. Antes de prestar o vestibular, vale a pena conhecer as principais delas. Confira aqui.

Repórter

Começando com uma das áreas mais conhecidas, o repórter é aquele que busca notícias e as transmite ao público. É esse jornalista que investiga diferentes informações, realiza entrevistas, prepara reportagens e faz sua apresentação ao público. Muitos deles lidam com o processo de ponta a ponta, desde o trabalho de campo para encontrar informações até a preparação do conteúdo que será distribuído.

Assessor de imprensa

A assessoria de imprensa é outra área de atuação do Jornalismo que possui bastante destaque. Nesse contexto, o jornalista atua junto aos profissionais de publicidade ou marketing para construir a imagem pública de um indivíduo, grupo ou empresa.

Seu principal foco está no contato direto com a imprensa, respondendo a perguntas, lidando com entrevistas e orientando a entidade que representa sobre como agir nesses contextos.

Redator

Uma área que cresceu bastante junto ao jornalismo digital é a de redação ou copywriting. Aqui o profissional é responsável por redigir conteúdos on-line, sejam eles reportagens, curiosidades, pesquisas ou outros tipos. Todo o processo aqui pode ser realizado em home office, usando entrevistas on-line ou outros materiais como referência.

Editor

Textos jornalísticos precisam seguir um formato bem específico, tanto em sua linguagem quanto apresentação visual. Sem mencionar que devem estar alinhados com fatos.

O editor é o profissional responsável por manter essa conformidade, avaliando o conteúdo da reportagem, assim como as imagens e sua formatação. Mesmo que não seja uma exigência, sua presença melhora o padrão de qualidade em qualquer meio de comunicação.

Fact Checker

Falando em fatos, é sempre bom conferir a veracidade de uma informação antes de transformá-la em uma reportagem. É aí que entra o Fact Checker, ou Checador. Como o nome diz, é um jornalista responsável por verificar dados e relatos para identificar informações falsas, pesquisando diferentes fontes sobre o mesmo assunto.

É uma das áreas de atuação do jornalismo que mais se beneficiam do inglês, pois isso abre mais possibilidades de conferência.

Fotojornalista

Um dos ditados mais famosos entre jornalistas é “uma foto vale mais que mil palavras”. Algo que você pode ver claramente no trabalho de fotojornalismo, que utiliza fotografia como principal meio para retratar eventos e promover a comunicação social. Além de saber lidar bem com uma câmera fotográfica, este profissional também precisa ter um bom senso de estética, orientação visual e atuar sob pressão.

Redes sociais

Claro que não podemos deixar de mencionar como o Jornalismo mudou com o crescimento das redes sociais. As diferenças no formato e no público das notícias demandam uma nova abordagem. Conteúdos mais concisos, mas que ainda capturem a atenção dos leitores.

Agora que você conhece melhor as principais áreas de atuação do Jornalismo, pode planejar melhor sua carreira. Enquanto você segue em sua graduação, pode considerar uma delas como seu foco profissional.

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