Escolha profissional

Healthtechs: conheça esse mercado em ascensão

Se você quer saber tudo sobre o mercado das healthtechs para direcionar sua formação superior ao empreendedorismo, basta ler este artigo!

6
minutos de leitura

Em 2010, houve a ascensão de milhões de empresas que possuíam um modelo de negócios repetível e escalável no mundo inteiro. Tal acontecimento, também conhecido por boom das startups, trouxe soluções tecnológicas para todos os setores do mercado, e a área da saúde não foi exceção à regra. Assim, foi nessa mesma época que cunharam o termo healthtech, que remete aos empreendimentos digitais cujo objetivo é sanar as diversas necessidades do setor por meio da tecnologia.

Quem é beneficiado por isso? Pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, CEOs de hospitais, enfim, absolutamente todos os indivíduos que interagem com o acesso a serviços de saúde para si mesmos ou para outras pessoas. E não é muito difícil vislumbrar esse movimento em cadeia.

Por exemplo, se uma ferramenta que agiliza o processo de atendimento em uma clínica é instalada, reduzindo o tempo de espera de cada paciente de sete para dois minutos, quem são os beneficiados? O paciente, que saiu satisfeito; o recepcionista, que teve mais facilidade para trabalhar; e o dono do estabelecimento, que receberá feedbacks positivos e, provavelmente, mais clientes.

Além disso, há ainda soluções em tratamentos, medidas preventivas, diagnósticos, entre outros procedimentos que impactam diretamente no bem-estar humano, como você verá adiante. Se você quer saber tudo sobre o mercado das healthtechs para direcionar sua formação superior ao empreendedorismo, basta seguir com a leitura!

Para que servem as Healthtechs?

Como dissemos anteriormente, o hall de atuação desses empreendimentos é extenso e auxilia o trabalho de muita gente. Soluções tecnológicas podem ser encontradas desde a porta de entrada, a começar pela gestão de calendário e de formulários à prestação de serviços personalizada.

Na prática, isso resulta em mais rapidez e flexibilidade para o paciente e mais organização para os profissionais. Mas também é possível que uma inovação em saúde cumpra o propósito de reduzir custos, tornando-a mais acessível à maior parte da população. Abaixo, destrinchamos as cinco principais frentes de trabalho das healthtechs atualmente.

Humanização

Receber atendimento humanizado é um valor cada vez mais exigido pelo mercado. Com o tempo, as pessoas perceberam, por exemplo, que consultas de 15 minutos, estilo drive-thru, são uma mão cheia para diagnósticos errados, e que trocar uma bolsa de medicamento no acesso de um paciente internado sem informá-lo é uma violação de seus direitos.

Em sua maioria, comportamentos como esses não são fruto de incompetência profissional, mas da pressa devido à sobrecarga de trabalho. E esta é uma brecha deficitária do sistema que encontra solução pelas vias digitais.

Além disso, as startups do segmento de saúde também podem favorecer a criação de laços de confiança, provendo informações para que a abordagem de um nutricionista seja adaptada à realidade de cada indivíduo ou oferecendo opções para que farmacêuticos possam dar descontos personalizados sem ficar no prejuízo, entre outras possibilidades.

Prevenção

Após a pandemia da Covid-19, pudemos observar como prevenir o alastramento de enfermidades é menos custoso do que tratá-las quando já infectaram várias pessoas em diferentes continentes. Isso sem falar do número imenso de vidas que são perdidas no início de novas epidemias enquanto ainda não se descobriu a forma mais eficaz de combatê-las.

Um estudo realizado pela Universidade de Duke (EUA) e pela Universidade de Padova (Itália) demonstrou que as chances de um surto de uma doença acontecer são de 2% ao ano. Os cientistas obtiveram tal estatística a partir da análise de todos os eventos deste tipo que aconteceram desde o século XVII. Ou seja, quanto mais preparados nós estivermos, melhor, pois é quase inevitável que outro vírus ou bactéria mortal surja.

Nesse sentido, as healthtechs podem investir em monitoramento de áreas de risco, onde há profundo contato humano com animais silvestres; desenvolvimento de equipamentos que acelerem as pesquisas e o desenvolvimento de vacinas; etc.

Em termos menos catastróficos, os dispositivos wearables – como os smartwatches – têm auxiliado as pessoas a prestarem mais atenção na própria saúde. Isso porque tais equipamentos fornecem dados sobre batimentos cardíacos, qualidade do sono e equilíbrio, entre outras características que, quando estão disfuncionais, podem ser detectadas com antecedência, prevenindo problemas mais graves.

Diagnóstico

Existem grandes desafios para o diagnóstico de doenças. Um deles é a falta de profissionais em determinadas regiões do país, em especial, daqueles que têm alto nível de especialização. Outro é o tempo de espera nas filas de hospitais e das unidades de pronto atendimento (UPAs) que, muitas vezes, resultam no avanço e consequente agravamento da enfermidade.

Diante deste cenário, a telemedicina foi uma inovação que melhorou o acesso à saúde pela anulação das barreiras físicas. Independentemente de onde o médico estiver, por exemplo, no caso de um especialista em psiquiatria, ele precisa somente de uma boa conexão de internet para diagnosticar uma pessoa com depressão ou ansiedade.

Outra foi a evolução do prontuário eletrônico, que permite uma documentação ativa do histórico do paciente, o que, por sua vez, dá munição para diagnósticos mais assertivos. Além disso, garante mais segurança para ambas as partes, pois o hospital é capaz de armazenar tudo em nuvem, protegendo o sigilo dos dados.

Tratamento

Também existem as healthtechs dedicadas à parte final de todo o processo de atenção à saúde: o tratamento após a descoberta de uma enfermidade no paciente. Aqui a tecnologia também possui um papel interessante, desde os problemas mais simples às maiores complexidades orgânicas.

Por exemplo, a laparoscopia ou cirurgia robótica foi um avanço e tanto para a redução da mortalidade por hemorragia, uma vez que é menos invasiva do que as técnicas tradicionais. Os avanços em relação às próteses ortopédicas, com equipamentos e peças mais inteligentes, também têm oferecido maior qualidade de vida às pessoas. Da mesma maneira, um calendário personalizado que auxilia um idoso a acompanhar a própria rotina de medicamentos é igualmente valoroso.

Educação

As healthtechs têm encontrado novas soluções que contribuem com o acesso à saúde no longo prazo. Isso acontece a partir da criação de equipamentos e ferramentas que, ao serem incorporados por universidades de Medicina, trazem benefícios por meio da formação de profissionais mais competentes.

As salas de realidade virtual e os dispositivos de nanotecnologia estão entre os mais sofisticados, possibilitando aos estudantes desenvolverem habilidades cirúrgicas com maior precisão e sem colocar ninguém em risco. Já para a anamnese, o Whitebook e a Medcel auxiliam nos primeiros semestres com as trilhas de aprendizagem e durante o ciclo de internato da orientação à prescrição de medicamentos, entre outras funcionalidades.

Empreendendo no mercado das Healthtechs

O formato "startupeiro" de empresa atrai o interesse de investidores nacionais e internacionais há muito tempo, e é por meio de grandes aportes de capital que tais empreendimentos se desenvolvem.  De acordo com o Distrito HealthTech Report 2020, há um total de 542 healthtechs operando no Brasil: 120% a mais do que em 2018.

Segundo o Ministério da Saúde, o setor movimenta aproximadamente 9% do Produto Interno Bruto do País (PIB). Se você quer unir o útil ao agradável, isto é, transformar a vida de milhares de pessoas com o seu trabalho e ainda fazer parte desse mercado em ascensão, não há escolha melhor do que estudar em uma Instituição de Ensino Afya.

Desde 2022, nosso grupo iniciou um novo projeto para que a formação superior em todos os cursos seja voltada ao empreendedorismo. Então, fique atento para não perder o prazo de inscrições para o próximo vestibular.

O que você pode fazer por enquanto? Baixe agora o E-book Humanas, Exatas ou Biológicas e encontre o curso ideal para o seu futuro!