Estágio e carreira

Habilidades relacionais: entenda o que são e por que você precisa aprendê-las

Quanto melhores forem as suas habilidades relacionais, mais forte será o seu networking – o que é essencial para uma carreira de sucesso. 

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Nós seres humanos somos seres gregários, o que significa que vivemos em bandos por instinto. Além disso, somos também seres sociais. Assim, o que nos diferencia do restante dos animais é a nossa capacidade de criar cultura e dar significado às coisas, o que parte também da nossa capacidade ímpar de contar histórias.

Tudo isso somente é possível graças ao conjunto de inteligências que possuímos, sendo uma delas a inteligência relacional. É dela que provêm as habilidades relacionais tão essenciais no mercado de trabalho sobre as quais vamos falar aqui.

Segundo especialistas, a inteligência relacional é responsável por nos conectar com o restante do mundo por meio das pessoas. Nessa categoria específica, uma pessoa é tão inteligente quanto à sua capacidade de lidar com os outros de uma forma positiva, cooperativa e que resulta em ganhos para todos os envolvidos.  

Ou seja, embora sejam partam de uma característica inata, há quem as exerça com maior ou menor dificuldade, sendo possível desenvolvê-las ou bloqueá-las. Podemos buscar nutrir nossos relacionamentos ou miná-los. Tudo é uma questão de escolha e oportunidade, como você verá a seguir.

Qual o papel delas em nossas vidas?

Visto que dependemos de conexões desde o momento em que nascemos, ter boas habilidades relacionais são uma questão sobrevivência. Neste caso, dos pais da criança, dos funcionários do hospital, entre outros agentes envolvidos no processo de trazer ao mundo uma nova vida.  

Agora, na faculdade e no mercado de trabalho, elas devem ser as norteadoras da comunicação interpessoal de qualquer pessoa. É essa capacidade que nos permite apresentar ideias, trocar informações e colaborar uns com os outros de forma produtiva para além da rígida estrutura Emissor-Mensagem-Receptor.  

Por exemplo, em uma reunião de equipe onde há um desacordo sobre a direção de um projeto, a habilidade de escuta ativa pode ser decisiva. Ao ouvir atentamente as preocupações dos colegas e demonstrar empatia, é possível entender melhor os pontos de vista opostos e trabalhar em uma solução que atenda às necessidades de todos, minimizando o conflito.

Além disso, a capacidade de argumentar de maneira construtiva e negociar compromissos é fundamental para resolver disputas. Se dois colegas têm opiniões divergentes sobre a abordagem a ser adotada, a habilidade de negociar pode ajudar a encontrar um meio-termo que combine elementos das duas propostas.

Dessa forma, a comunicação eficaz não apenas resolve o conflito, mas também fortalece o trabalho em equipe e a coesão do grupo. Faz sentido, certo?

Habilidades relacionais e o mercado de trabalho em 2025

Como já estamos em setembro, precisamos pensar no que você deve fazer para alcançar ainda mais sucesso na sua carreira no próximo ano. De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial publicado em 2020, há 15 habilidades previstas como essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades até 2025.  

Entre elas, quatro são especialmente relevantes para o contexto das relações interpessoais e da colaboração eficaz. Estamos falando de:

  • Resolução de problemas;
  • Liderança;
  • Ser orientado a servir o cliente;
  • Persuasão e negociação.

Agora, você deve estar se perguntando como e onde você consegue desenvolver tais habilidades. A seguir, trouxemos alguns insights que vão clarear o seu caminho.  

Características de um ambiente de trabalho favorável

O lugar onde você trabalha deve garantir que os canais de autodesenvolvimento estejam amplamente disponíveis e acessíveis. Quando os líderes oferecem feedbacks humanizados e incentivam o trabalho em equipe, por exemplo, cria-se um espaço propício para a manifestação das habilidades relacionais.  

Além disso, é essencial que a cultura da empresa seja revisitada para destacar e valorizar todos os seus funcionários. Promover experiências de conexão e reconhecer o valor das equipes em diferentes situações são ações que ajudam a fortalecer o ambiente de trabalho, juntamente a construção de um espaço seguro para que as dificuldades e conquistas sejam abertamente expressadas.

No fim das contas, podemos resumir com o óbvio: apenas negócios onde os líderes têm boas habilidades relacionais é possível que outras pessoas também consigam desenvolver as suas. Afinal, uma comunicação clara e respeitosa não só melhora o bem-estar organizacional, mas também incentiva a empatia, o pensamento crítico e a criatividade – que também são soft skills valiosas.  

Como desenvolver habilidades relacionais

O primeiro passo é encarar a aprendizagem como uma oportunidade de expansão pessoal e profissional, em vez de um deve. Isso torna o processo mais acessível e gratificante de uma forma em que os erros e as falhas são vistos como insumos para o crescimento pessoal e profissional.

Além disso, ser curioso e consumir conteúdos que não são exatamente da sua área, como obras literárias ficcionais, podem ajudá-lo a ampliar o seu vocabulário. O seu repertório de referências também será aprimorado por meio dessa atividade, o que tornará as suas apresentações muito mais convincentes uma vez que você trouxer seus argumentos amarrados com um bom storytelling.  

Por fim, a capacidade de ouvir e observar é fundamental para o aprimoramento das habilidades relacionais. Mas, antes, você precisa aprender a se ouvir e compreender as próprias falhas de comunicação e atenção para poder começar a entender o outro. Portanto, investir em psicoterapia é uma escolha certeira para o desenvolvimento de habilidades relacionais duradouras.  

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