9 habilidades de um arquiteto de sucesso
Conheça as 9 habilidades de um arquiteto de sucesso e se destaque nesta profissão!
Arquitetura é a arte de “construir espaços” considerando as necessidades dos indivíduos que os ocuparão. Ou seja, entre as habilidades de um arquiteto de sucesso está a capacidade de conectar os seres humanos aos ambientes que ele ocupa.
Para isso, ele cria construções funcionais que tragam conforto e bem-estar às pessoas. Quem se formar em arquitetura e urbanismo poderá atuar em diversos setores, incluindo a construção e reforma de espaços específicos — de escritórios e residências, até prédios o planejamento urbano.
Neste post, você vai conferir as vantagens de ser um profissional de arquitetura, os desafios da carreira e, a seguir, nove principais habilidades de um arquiteto de sucesso. Confira!
Quais são as vantagens de escolher uma carreira na arquitetura?
É inevitável. As vantagens de ser arquiteto estão intimamente relacionadas ao prazer no trabalho, a desenvolver a veia artística e ao desejo de deixar obras belíssimas e funcionais para a humanidade.
Profissão que impressiona
Considerada a "mãe das artes" e, por isso, tida como um ofício influente, a arquitetura tem reconhecimento universal como profissão nobre. É muito comum, por exemplo, que os arquitetos interajam com clientes da alta sociedade.
Com isso, fica evidente que o arquiteto pode usar essa vantagem ao seu favor para impressionar outras pessoas e, ainda, trabalhar com prazer.
União de trabalho e prazer
Em geral, ao atuar com uma profissão com uma veia artística, a pessoa sente muito prazer e, por isso, nem pensam em aposentadoria. São incontáveis os exemplos de profissionais que afirmam amar seu trabalho.
Os arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer, que trabalhou até dez dias antes de falecer aos 104 anos e Paulo Mendes da Rocha, que era ativo até os 87 anos. Entre os nomes internacionais, citamos Frank Gehry que ainda trabalha aos 93 anos e Norman Foster que é líder de sua equipe aos 87 anos.
Imortalidade pelas obras
Além de você, seus clientes também podem achar que suas obras são tão únicas quanto magníficas, sobretudo quando você consegue captar, exatamente, o que está em suas mentes. Entretanto, sempre existe a chance de você tornar-se um arquiteto cujas obras sobrevivam a você, ou seja, tornando-o imortal. São exemplos:
- MASP (Museu de Arte de São Paulo) — Lina Bo Bardi;
- Museu do Amanhã — Santiago Calatrava;
- Museu de Guggenheim — Frank Gehry;
- Cidade de Brasília — Oscar Niemayer;
- Heydar Aliyev Center — Zaha Hadid;
- Ópera de Sydney — Jorn Utzon;
- Hotel Unique — Ruy Ohtake.
Quais são os principais desafios enfrentados nessa profissão?
Arte, amor pelo trabalho e imortalidade através das obras: isso tudo é experimentado pelo arquiteto. Entretanto, nem mesmo com estas vantagens, trabalhar com arquitetura é sinônimo de total satisfação com o ofício, como acontece em qualquer profissão.
Isso porque existem alguns desafios enfrentados pelos arquitetos. Por exemplo, ter que lidar com pessoas como: clientes, chefes, fornecedores ou funcionários — todos têm expectativas, crenças e diferentes percepções de mundo. Enfim, lidar com anseios do ser humano é o maior desafio dessa carreira.
Além disso, falando dos arquitetos empreendedores, ou seja, que abriram um escritório de arquitetura, há os desafios de gerir o negócio sem estudar administração na graduação.
Mas esse desafio é facilmente contornado, pois você pode contar com a ajuda desses profissionais e ainda conseguir se capacitar para gerenciar seu escritório de arquitetura, até mesmo pela internet.
Quais são as principais habilidades de um arquiteto de sucesso?
A identificação de suas próprias dificuldades para entender o que pode ser melhorado é o processo chamado de desenvolvimento pessoal. Na carreira de arquiteto, algumas habilidades são fundamentais para se tornar um profissional bem-sucedido. Confira-as e veja como desenvolvê-las!
1. Ter noção multidimensional do espaço
Ser capaz de visualizar um espaço por completo é uma grande vantagem para o arquiteto que, assim, consegue considerar vários aspectos como:
- Iluminação;
- Proporção;
- Ventilação;
- Estrutura;
- Escala, etc.
Com tudo isso em mente, fica fácil para o profissional pensar na obra como um todo. Isso tudo é aprendido no curso de graduação, mas se a pessoa já tiver essa habilidade, ficará mais fácil adquirir conhecimentos sobre o assunto.
Fechar os olhos e imaginar o ambiente com seus detalhes é uma boa forma de começar a trabalhar essa habilidade.
2. Compreender o Design Thinking
Ainda que, ultimamente, o termo esteja muito ligado ao mundo dos negócios, ele provém do design, quando, na década de 1970, foi publicado o livro "Experiences in Visual Thinking", do professor Robert H. McKim.
Na obra, o mestre falava sobre a forma de pensar de um designer. A partir de então, a expressão passou a ser usada no mundo da inovação — algo inerente aos arquitetos. Assim, compreender o Design Thinking é fundamental para os arquitetos.
3. Saber gerir processos e pessoas
Para gerir seus projetos, obras e profissionais envolvidos, o arquiteto precisa ter boas noções de gestão — não apenas de processos, como também de pessoas. Isso acontece porque, ao iniciar uma obra de arquitetura, são realizadas muitas negociações, começando pelo início da concepção de uma ideia até sua execução final.
Assim, ter conhecimentos básicos de gestão de pessoas facilita o diálogo com clientes, construtores, fornecedores, entre outros profissionais.
4. Ter capacidade de abstração
Entre as principais habilidades de um arquiteto, está a sua capacidade de olhar para um espaço e conseguir criar em sua mente e, em seguida, colocar um projeto no papel.
Para desenvolver tal capacidade, é possível treinar o raciocínio espacial abstrato, possibilitando imaginar soluções tridimensionais em espaços vazios ou a serem reformados. Para isso, o estudante de arquitetura pode estudar com croquis e desenhos arquitetônicos.
5. Ter comunicação clara
Faz parte do dia a dia do arquiteto estar sempre rodeado de pessoas, clientes e profissionais da obra, além de fornecedores. Por isso, ser uma pessoa que se comunica de forma clara, consegue ter relações interpessoais frutíferas e promissoras. Para isso, é necessária a prática diária e, quando possível, melhorar a maneira como você dialoga com seus colegas de trabalho e clientes.
6. Ser criativo
Não tenha dúvidas, se você é uma pessoa criativa, certamente, se destacará em sua profissão, sobretudo ao lidar com orçamentos enxutos ou clientes que também têm criatividade aflorada e, assim, exigem mais de você. Mas não se preocupe, se você não é um criativo nato, poderá aumentar essa capacidade se nutrindo de várias informações e praticando o ócio criativo.
Para isso, foque em conhecer diversos tipos de projetos. Além disso, se envolva com as cores, formas e materiais diferentes e aprenda como combiná-los. Com isso, será mais fácil obter insights para seus trabalhos.
7. Saber desenhar
Saber desenhar é uma das principais habilidades de um arquiteto, afinal, esse profissional lida diretamente com a elaboração de desenhos, desde os primeiros traços de um projeto até sua finalização.
Entretanto, se você perguntar "É mesmo necessário saber desenhar para fazer Arquitetura?", a resposta é: "saber noções de desenho e senso de proporção, profundidade, sombras etc., será um diferencial desde o início".
Contudo, se você não tiver esse dom, mas desejar ser um arquiteto, é perfeitamente possível fazer um curso de desenho, para aprimorar formas e aprender a fazer projeções gráficas.
8. Saber se organizar
Algumas profissões, como a arquitetura, requerem muita capacidade de organização, pois os arquitetos precisam se atentar para as etapas e os prazos dos projetos visando desenvolver trabalhos de qualidade e no tempo combinado com os clientes.
Para alcançar a capacidade de organização, é preciso conseguir reunir o máximo de informações sobre o seu cliente, a obra que está sendo feita e outros dados, objetivando garantir que a sua parte seja realizada dentro do cronograma.
9. Ter facilidade com tecnologia
A facilidade em usar softwares e ferramentas é fundamental para um bom trabalho eficiente. São exemplos de softwares essenciais na arquitetura são o AutoCAD, Revit e o SketchUp. Dessa forma, quanto mais conhecimento digital o arquiteto tiver, melhor se sairá, inclusive para divulgar seu trabalho.
Nesse artigo, você conferiu várias informações sobre a carreira de arquitetura, como as vantagens de escolher essa profissão, os desafios enfrentados pelos profissionais e, por fim, as nove principais habilidades de um arquiteto de sucesso. Quantas delas você já possui? Está pronto para o mercado de trabalho?
Agora, não deixe de acompanhar nosso blog para ler mais artigos importantes como este!