Estágio e carreira

Gamificação do Marketing: o que é e vantagens de usar

Buscando informações sobre o que é gamificação do marketing e como ela funciona? Confira o nosso post e entenda como as empresas vêm utilizando elementos de jogos para engajar o público!

5
minutos de leitura

O que faz os games se tornarem tão populares entre as gerações mais novas é o fato que eles possuem desafios e recompensas. A cada objetivo atingido, a pessoa ganha moedas ou libera novos itens para poder usar. Isso garante a todos muitas horas de entretenimento e diversão. Diante deste contexto, existe um conceito interessante: a gamificação do marketing, que será exatamente o tema deste post.

Imagine essa mecânica dos jogos digitais sendo aplicada no marketing empresarial, por exemplo. A partir da reprodução do ambiente lúdico do mundo dos jogos, é possível influenciar o comportamento das pessoas. Isso pode ser a chave do sucesso de uma empresa. Tem dúvidas a respeito deste assunto? Saiba que neste post abordaremos vários conteúdos sobre essa temática. Confira!

O que é gamificação?

O termo gamification, em inglês, que traduzido para o português é gamificação, é a aplicação de elementos que estão presentes em games. Nada mais são que regras, termos de competição e dados de pontuação, podendo ser usados em atividades realizadas fora do contexto de um videogame.

Seu maior objetivo é simular a experiência sentida ao participar de um jogo desafiador para a realidade. A gamificação teve maior popularidade a partir de meados do ano de 2010, mas já era usada antes. Com uma abordagem parecida com a dos games, é criada uma esfera motivacional que auxilia as pessoas a cumprirem determinada etapa.

Para que serve e como ela funciona?

A gamificação consiste em uma forma de abordar o cliente de maneira criativa. Isso é ideal para se lidar com um público cada vez mais exigente, já que a fidelização de um cliente não depende apenas de vender um produto de boa qualidade e por um preço justo. As pessoas procuram por um relacionamento no qual recebam um atendimento rápido, que seja eficiente, qualificado e autêntico.

Nós, os seres humanos, gostamos de atingir desafios, de ter objetivos e de receber recompensas, ou simplesmente evitar punições. Nesse ponto entra a gamificação, que ajuda na garantia de motivação dos clientes. Ela dará aos gestores de marketing e aos empreendedores maior facilidade para garantir uma experiência única aos clientes, ao mesmo tempo em que motiva os clientes a interagirem cada vez mais com a marca, divulgá-la e até a consumirem os seus produtos.

Como a gamificação utiliza elementos de jogos para engajar o público?

A diversão é uma grande aliada da ação. Quando nos alegramos, fica bem mais fácil realizar algumas tarefas. Nos estudos ou nas compras não é diferente, pois, se estamos contentes, costumamos “encher o carrinho” ou estudamos com um grau maior de empolgação.

Os games proporcionam horas de lazer, seja por meio de videogames, jogos de tabuleiro, brincadeiras, jogos de cartas ou outras brincadeiras. Já percebeu como você fica concentrado e dá o máximo de si quando está participando de uma competição?

No marketing, com essa estratégia, podem ser usados vários elementos característicos de qualquer que seja o jogo. É possível fazer um sistema de pontuação e ranking, com o lançamento de objetivos claros. Ao completar as missões, podem ser recebidas as recompensas, isso tanto para os clientes quanto para os funcionários.

Como a gamificação do marketing funciona na prática?

As possibilidades da gamificação do marketing são variadas. Contudo, todas as estratégias precisam estar atreladas a objetivos claros e bem definidos. Veja abaixo quais são as técnicas que podem ser usadas!

Promoções

Quando falamos em promoção, pode-se dizer que muitas ações são realizadas e, não necessariamente, estão atreladas à venda de produtos. É possível fazer campanhas na internet, nas quais as pessoas precisam curtir as postagens, compartilhar o conteúdo e marcar os amigos para participarem de um sorteio, por exemplo.

Geralmente os que mais comentam conseguem ser sorteados com mais facilidade e, assim, todas as pessoas serão incentivadas a divulgar a marca de sua empresa.

Fidelização de clientes

A ideia de promover uma experiência incrível aos clientes é oferecer prêmios vinculados aos esforços dos consumidores. Uma boa dica é manter as pessoas engajadas entregando selos especiais ou lhes dando destaque.

Em termos de marketing, esse reconhecimento pode ser demonstrado por meio de descontos, brindes, materiais exclusivos, ou simplesmente nomear o cliente como um embaixador da marca.

Como resultado, as pessoas vão se sentir orgulhosas de falar sobre as suas conquistas e dos prêmios ganhos. Assim, todos vão se sentir contentes e estarão dispostos a cumprir os desafios em busca de conquistar uma pontuação maior. Dessa forma, sua marca será cada vez mais conhecida.

Conscientização de marca

Todas as pessoas precisam ter consciência de qual é o nome da sua empresa e quais são os produtos ou serviços ofertados. Nesse sentido, todos passam a identificar a sua marca como uma referência em determinado segmento.

Quais são as principais vantagens e benefícios da gamificação?

Dependendo das ações de gamificação realizadas, uma empresa pode alcançar os objetivos definidos e muitos benefícios podem ser facilmente notados, tais como:

  • aumento da produtividade;
  • motivação de equipe;
  • melhoria do clima organizacional;
  • melhora nas relações sociais;
  • mais disposição da equipe;
  • melhoramento das rotinas de trabalho;
  • ampliação da divulgação da marca;
  • aumento nas vendas;
  • captação de novos clientes.

Tudo isso pode ser feito tanto pela equipe de marketing da empresa, basta definir o objetivo a que se quer chegar para entender a melhor estratégia a ser seguida. E para deixar claro, a gamificação pode ser usada por empresas de todos os segmentos, sejam elas da área da saúde, instituições de ensino, lojas ou fábricas, por exemplo.

Como usar a gamificação, na prática?

Para usar a estratégia com facilidade e com eficiência, é preciso atentar-se a alguns quesitos, a destacar:

  • considerar o público-alvo;
  • ter uma ideia de como funciona a sua equipe;
  • definir o propósito;
  • estabelecer as metas;
  • ser criativo e inovador;
  • fazer um projeto de acordo com os valores e a cultura da empresa;
  • colher feedbacks;
  • conferir os resultados.

Assim como qualquer projeto em uma empresa, as ações de marketing devem ser orientadas a dados. Por isso, é importante ter objetivos definidos e métricas a acompanhar para saber se a estratégia foi ou não bem sucedida.


Você imaginava que um simples jogo poderia gerar tantos resultados?

Pois é, a gamificação tem o potencial de ser muito benéfica. Então, agora que você já sabe o que é a gamificação do marketing, ficou mais fácil entender de que forma ela é aplicada em uma empresa. Dessa maneira, o empreendimento caminhará rumo ao sucesso tão almejado, com lucros crescentes e colaboradores contentes com os resultados.

Gostou do nosso post? Assine a nossa newsletter e receba mensagens em sua caixa de entrada!

Tags
Nenhuma TAG relacionada.