Faculdade de moda: veja como ter sucesso no mercado de trabalho
Saiba o que faz um atuante no mercado da Moda, além de produzir coleções de roupas, escrever para revistas, lançar tendências no mercado. O universo da moda se tornou muito mais acessível, existe sim espaço para você crescer no mercado! Para tanto, saiba como investir em seus diferenciais.

Produzir coleções de roupas, escrever para revistas, lançar tendências no mercado: esses são apenas alguns dos sonhos de quem pensa em entrar para uma faculdade de Moda. O problema é que muitas pessoas acabam desanimando quando param para pensar sobre a alta concorrência da carreira. Nada disso!
Graças à internet e às redes sociais, o universo da moda se tornou muito mais acessível de alguns anos para cá. Isso significa que existe sim espaço para você crescer no mercado! Para tanto, é preciso investir em seus diferenciais, sabendo identificar (e aproveitar) as oportunidades que surgirem.
Se uma carreira no campo da Moda é seu sonho, mas você ainda não está totalmente convencido de que é mesmo a melhor opção, trate de ler este post até o fim. Nos próximos tópicos, vamos apresentar como funciona um curso de Moda e em quais áreas é possível trabalhar, além de dar dicas sobre como montar um bom portfólio. Vamos lá?

Como funciona um curso de Moda?
Hoje, o conceito de Moda se estende para muito além de agulhas e linhas. Atualmente, é considerada uma forma de expressão em constante transformação, que cria tendências. Inserida em período histórico e região específicos, é uma arte que revela muito sobre determinada cultura. A Moda não só influencia as dinâmicas da sociedade como também é influenciada por elas.
O perfil do profissional de Moda envolve criatividade e versatilidade. Nesse curso, o estudante aprende a trabalhar com criação e comercialização de roupas e acessórios tanto do vestuário feminino quanto do masculino.
Algumas disciplinas são básicas, como Cultura da Moda, História da Arte e Desenho. Passado o ciclo inicial, é possível se direcionar para a área de sua preferência. Com duração média de 4 anos, o curso ensina sobre texturas, cores e estampas, além de comportamentos que geram tendências. Algumas disciplinas são voltadas para a gestão, apresentando noções de Marketing e pesquisa de mercado.
Em quais áreas é possível trabalhar?
Os profissionais da moda trabalham com 5 elementos básicos: cores, texturas, silhueta, caimento e harmonia. Parece interessante? Então saiba que, como profissional de Moda, é possível atuar em diferentes setores. Confira algumas possibilidades:
- produção: organização e produção de desfiles e eventos, produção de catálogos, editoriais para revistas e até propagandas;
- modelagem: criação de moldes feitos a partir dos desenhos de estilistas;
- fotografia: produção de ambientes e dos modelos que farão as sessões fotográficas;
- consultoria: como personal stylist, o profissional dá orientações personalizadas para ajudar as pessoas a se vestirem, ensinando sobre combinações, tecidos, silhueta e perfil;
- indústria têxtil: pesquisa sobre matérias-primas e criação de estampas;
- gestão: realização de pesquisas de mercado e estratégias de Marketing.
Como ter sucesso nesse mercado?
O mercado de trabalho para estilistas, criando a própria marca e participando de desfiles, é bem concorrido e desafiador. Por outro lado, houve crescimento no setor têxtil desde o ano de 2017, com aumento na procura por profissionais do ramo para trabalhar em lojas. E sabia que os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo estão entre os 25 maiores centros de moda do mundo? Mas como ter sucesso nesse mercado? Confira 7 dicas essenciais:
- conheça bem seu público: o ideal é estudar o público-alvo antes de produzir qualquer peça, de modo a identificar o que falta no mercado ou o que precisa ser transformado;
- perca o medo de ousar: como o mercado da moda exige constantes inovações, trate de abusar da criatividade, sem comodismo;
- seja verdadeiramente interessado: aproveite ao máximo o convívio social em eventos de moda, faça cursos, participe de workshops e tudo mais que for possível para se inteirar sobre as novas tendências;
- invista em nichos pouco explorados: em vez de simplesmente seguir padrões, busque mesclar tendências ou repensar ideias antigas, atingindo assim um nicho diferenciado do mercado;
- desista de desistir: tudo bem que empreender nunca é fácil, mas todos os casos de sucesso têm um ponto em comum, que é o aprendizado com os erros (próprios e alheios) para continuar tentando;
- aposte no networking: assim como em quase qualquer outra profissão, na Moda, manter uma vasta rede de contatos é essencial para ficar a par de oportunidades;
- estude alguns idiomas: especialmente nesse universo, dominar não só o inglês como também outras línguas é um grande diferencial, já que você pode ter que entrar em contato com profissionais de diversos países.
Como montar um bom portfólio?
Montar um bom portfólio é crucial para os profissionais do mercado da Moda. Acredite: esse detalhe pode fazer uma enorme diferença na hora de conquistar um emprego. Mas como montá-lo?
Objetivo
Comece traçando um objetivo: em qual área você deseja trabalhar? Seria estamparia, design, varejo, gestão ou outro setor? É a partir daí que você vai selecionar o material. Antes, reúna tudo o que já produziu, agrupando os itens por tipos ou processos. Mantenha a organização nessa etapa!
Seleção
Em seguida, selecione suas melhores criações, sempre levando em conta o objetivo definido e procurando mostrar seus pontos fortes. Cole também alguns itens diretamente relacionados ao que foi produzido em um papel de boa qualidade, de forma que quem abrir seu portfólio terá acesso a amostras de texturas, tecidos, cores e assim por diante.


Formato
Por fim, prepare o formato do portfólio, que deve seguir uma estrutura básica, composta de capa, introdução, trabalhos desenvolvidos e informações de contato. Depois de fazer uma revisão caprichada, comece a divulgação!
Mas onde estudar Moda?
Para escolher uma boa faculdade, consulte antes informações essenciais, como o período do curso, o valor das mensalidades e, claro, a qualidade do ensino e da infraestrutura. Pesquise se a instituição tem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso e confira sua avaliação.
Existem também cursos técnicos em Moda, com duração de 2 anos. Lembrando que essa graduação se diferencia da tradicional por ser focada nas necessidades do mercado de trabalho, priorizando o desenvolvimento de competências profissionais a fim de atender a nichos específicos. Especialmente para quem já tem um objetivo bem definido, essa opção pode ser extremamente vantajosa.
E quais são as últimas tendências?
Para você já ir se familiarizando com esse universo e o que ele tem a oferecer, confira algumas tendências que têm surgido nos últimos anos em relação à captação de clientes:
- vendas online: uso de plataformas virtuais simplificadas para captar novos clientes;
- nichos de mercado: foco na segmentação do público e na customização de produtos — como moda fitness, moda gestante, moda para a terceira idade;
- lojas pop up: lojas itinerantes que se instalam temporariamente em diferentes locais.
Resumindo: o mercado da Moda é acirrado sim, mas também é cheio de oportunidades. A faculdade guia o aluno desde o básico, permitindo que siga depois para uma área de maior interesse. Para ter sucesso nesse meio, criatividade e persistência são as principais características.
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