Faculdade de medicina: por que esse curso é tão buscado?
Entenda por que a faculdade de Medicina aparece entre as preferidas do vestibulando: reconhecimento e oportunidades de trabalho contribuem para isso!
Tem o sonho de fazer uma faculdade de Medicina? Assim como você, muitos estudantes nutrem o mesmo desejo. Prova disso é que, há várias décadas, essa formação permanece entre as que mais atraem a atenção do vestibulando.
Mas por que será que o diploma de Medicina é tão cobiçado? No post de hoje, listamos os principais motivos que ajudam a explicar o interesse constante por essa carreira. Descubra a seguir!
Ajudar o próximo proporciona satisfação pessoal e reconhecimento
Dentre todos as profissões, cabe ao egresso de uma faculdade de Medicina a responsabilidade por executar uma das missões mais nobres: manter ou restaurar a saúde de seus pacientes, além de salvar vidas em situação de risco.
Por conta disso, essa profissão detém o respeito de todos os outros setores da sociedade. Com isso, destacam-se a satisfação pessoal e o reconhecimento pelo bom trabalho como dois incentivos importantes para o estudante que pretende se inscrever no vestibular de Medicina.
Ao construir uma carreira bem-sucedida, é natural que o médico conquiste a confiança de seus pacientes, podendo até mesmo tornar-se uma referência em sua área de atuação.
Oferece amplas oportunidades de trabalho e altos salários
É pouco provável que o egresso da faculdade de Medicina enfrente dificuldades para encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. Além de clínicas e hospitais privados, há diversos concursos para preencher as vagas abertas no setor público, especialmente em cidades afastadas das capitais e grandes centros.
Não bastasse isso, destaca-se a possibilidade de flexibilizar a carga horária, acumulando mais de um emprego de maneira simultânea, conforme as necessidades financeiras de cada profissional. Dessa maneira, o médico dispõe de total autonomia para montar sua escala de plantões.
Outra alternativa, é montar o próprio consultório. Uma opção para diluir os custos com infraestrutura é propor uma sociedade a amigos que se dedicam a outras especialidades médicas, até para poder oferecer aos pacientes um acompanhamento multidisciplinar.
Para quem valoriza o retorno financeiro, a profissão também se mostra bastante atraente. Levantamento feito pela Catho, um renomado site de recolocação profissional, aponta que a média salarial de um clínico geral, por exemplo, ultrapassa os R$ 6.600. No auge da carreira, os vencimentos de algumas especialidades, como a cirurgia plástica, podem superar os R$ 18 mil.
É possível fazer o que gosta, sem deixar de lado a ascensão profissional
As estimativas salariais fundamentam a teoria que a especialização é uma conduta necessária para quem busca por melhores oportunidades. Justificando a necessidade de atualização constante, cita-se o fato de que a medicina é uma ciência cujas práticas profissionais são diretamente afetadas pela evolução da tecnologia.
Na prática, o médico deve estar atento ao desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas e tratamentos, com destaque para a popularização de técnicas cada vez menos invasivas, que, entre outros benefícios, aceleram a recuperação do paciente.
Além disso, ao término da faculdade de Medicina, o bacharel pode optar por seguir carreira em uma das especialidades, como Neurologia, Pediatria, Cardiologia ou Oncologia, por exemplo. Para essa decisão, o futuro médico deve levar em conta o seu grau de interesse em cada uma dessas áreas.
Quer estudar em uma das melhores faculdades particulares de Medicina do Rio de Janeiro? Baixe agora mesmo o e-book preparado pela equipe da Unigranrio e descubra, por exemplo, o valor da faculdade de Medicina.
Leia também: É possível conseguir FIES ou PROUNI para Medicina?