Faculdade de história: o que você aprende no curso?
Já pensou em ser historiador? Acesse o blog da Unigranrio e saiba mais sobre a graduação que lhe permite entender o passado e construir o futuro!
História é a área do conhecimento que estuda e analisa criticamente o processo histórico da sociedade considerando aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos e religiosos em determinado tempo, espaço ou comunidade.
Para atuar na área, é possível fazer a faculdade de História em duas modalidades: licenciatura ou bacharelado. Enquanto o bacharelado prepara o profissional para atuar apenas como pesquisador, a licenciatura oferece uma formação complementar que permite que o historiador também seja professor e possa dar aulas no Ensino Fundamental e Médio.
Se você deseja saber mais sobre esse curso, então não deixe de ler este post. A seguir, apresentamos tudo o que você aprende em uma graduação de História EaD. Continue lendo!
Principais acontecimentos históricos
Como você pode imaginar, a maior parte da grade curricular da graduação em História é formada por disciplinas que apresentam os principais acontecimentos históricos de nossa sociedade em diferentes momentos e locais do mundo. É o caso de matérias como História Antiga, História Medieval, História da África, História do Brasil e História Contemporânea.
Conteúdos sobre docência e educação
O curso de licenciatura em História conta com disciplinas que preparam os alunos para atuar na área acadêmica, principalmente para dar aulas de História no Ensino Fundamental e Médio. Por isso, matérias como Ciências da Educação fazem parte da grade curricular do curso.
Além disso, os alunos podem ter o primeiro contato com esse mercado de trabalho nos estágios supervisionados. Na Unigranrio, por exemplo, os estudantes realizam um estágio de observação, outro no Ensino Fundamental e um terceiro no Ensino Médio, ao longo dos três últimos semestres do curso. Para dar aulas em outro níveis de educação, como em faculdades, o historiador precisa fazer uma pós-graduação.
Conhecimentos de pesquisa
Como falamos no início deste texto, uma das possibilidades de atuação para o historiador é tornar-se pesquisador. Por isso, durante a faculdade, o aluno aprende os conhecimentos necessários para desenvolver pesquisas em matérias como Introdução aos Estudos Históricos, Métodos e Técnicas de Estudo e Produção Textual em História.
Além disso, nas disciplinas de Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e criar seu primeiro trabalho na área de pesquisa.
Habilidades e competências
Além do conhecimento técnico, a faculdade de História permite que os alunos desenvolvam habilidades e competências necessárias para sua atuação profissional, seja como pesquisador ou como professor. Raciocínio crítico e analítico, capacidade de construir e apresentar argumentos de forma oral e escrita e habilidade para resolver problemas, são algumas delas.
Neste post, você descobriu tudo que um aluno aprende na graduação em História. Viu também que o historiador pode atuar como pesquisador e como professor, dando aulas no Ensino Fundamental e Médio.
Se você deseja seguir alguma dessas carreiras ou até mesmo as duas e busca um curso com maior flexibilidade de tempo, fazer História EaD pode ser uma excelente opção.
Gostou de saber mais sobre a graduação em História? Que tal conferir as facilidades que uma graduação a distância pode oferecer? Leia também o post Cursos a distância unem qualidade, preço e uma formação de excelência!