Estágio e carreira

Consegui um estágio na pandemia, e agora?

Escrevemos este artigo com algumas dicas, que farão a sua adaptação melhor e mais consistente durante essa nova fase. Confira!

11
minutos de leitura

Primeiro, parabéns! A pandemia virou o mercado de trabalho de ponta cabeça e, antes de qualquer coisa, você merece comemorar muito essa conquista. Agora, nós sabemos que os desafios desse novo cenário que estamos vivendo também podem impactar o seu desempenho, tanto no estágio quanto nos estudos. Por esse motivo, escrevemos este artigo com algumas dicas, que farão a sua adaptação melhor e mais consistente. Confira!

Não se deixe levar pela falsa sensação de normalidade

A pandemia ainda não acabou. Se o seu estágio é presencial ou tem estrutura híbrida, continue tomando os devidos cuidados contra a COVID-19. Evite ambientes fechados, faça suas refeições sozinho, fique de máscara e use álcool em gel para manter suas mãos e as superfícies da sua área de trabalho limpas.

Com a queda do número de mortes e infectados, que aconteceu graças à vacinação, é natural sentir-se mais seguro fora de casa. No entanto, aceitar aquele convite para o happy hour após o expediente ainda não é uma boa ideia. A maior parte da população recebeu apenas a primeira dose da vacina e há variantes do novo Coronavírus circulando. Além disso, expor-se a uma situação de risco nesse momento, mesmo que o objetivo seja fazer networking, pode agravar casos de ansiedade, entre outros distúrbios emocionais, causando mais malefícios do que benefícios.

Seja participativo

Muitas empresas perceberam durante a pandemia que a presença física dos funcionários não é o que faz a cadeia produtiva funcionar. Isto, porém, não significou a quebra das relações de trabalho e de convivência. Muito antes o contrário: em 2020, a tecnologia provou que para estarmos juntos não precisamos estar perto um dos outros.

Entretanto, também é verdade que o ser humano é uma criatura gregária e que, por esse motivo, algumas pessoas não se adaptaram ao home office. Nesse sentido, dependendo da organização em que você foi contratado, talvez seja necessário demonstrar mais ensejo quando trabalhando de casa para garantir que será lembrado pelo tempo que estagiou lá ou, quem sabe, até conseguir uma efetivação. Para tanto, participe das conversas promovidas no grupo do WhatsApp da firma; compartilhe informações e notícias; e, principalmente, não demore a responder mensagens sobre o andamento das suas tarefas.

Faça cursos pagos ou gratuitos

Conhecimento será sempre o melhor ativo a se investir. Seja este o seu primeiro estágio ou mais um durante a sua segunda graduação, não importa, quase todas as informações que retemos ao longo de nossas vidas tem uma utilidade. Na internet, é possível encontrar muitos cursos gratuitos ou a preços acessíveis em plataformas como: Domestika, Fundação Bradesco e Udemy. Grandes companhias, até multinacionais como o Google, também oferecem treinamentos para quem deseja aprender a usar suas ferramentas, inclusive, obtendo um certificado no final.

Quando falamos de cursos específicos, o aproveitamento é de 100%. Isso porque estes costumam abordar um conjunto de técnicas direcionadas aos projetos que você desenvolve como estudante na faculdade ou em seu trabalho. Hoje, as oportunidades estão cada vez mais escassas. Então, para continuar firme no estágio em que está ou conseguir outro ainda melhor, inclua alguns cursos no seu currículo.

Encontre tempo para vagas voluntárias

Caso assistir a videoaulas não seja o seu método ideal de aprendizado, talvez, a melhor forma de incrementar o seu currículo seja trabalhar de forma voluntária. Há muitas ONGs por aí que podem te oferecer uma oportunidade de adquirir experiência em áreas que você ainda não domina, mas que gostaria de desenvolver.

Inclusive, o LinkedIn é uma ótima plataforma para começar suas buscas. Além de facilitar o processo, agrupando uma grande variedade de vagas em um só espaço, através dele é possível candidatar-se a vagas de outros países. Já imaginou o quanto você poderia aprender discutindo assuntos da sua graduação com estudantes estrangeiros, que vivem em contextos políticos e culturais muito diferentes do seu? Este é o tipo de diferencial que costuma chamar a atenção dos recrutadores no mercado de trabalho.

Continue participando de processos seletivos

Por mais que nós possamos listar várias das competências mais procuradas nos profissionais atualmente, manter a calma durante a entrevista e saber vender o seu peixe são habilidades que você só vai aprimorar com o tempo. E, claro, participando de processos seletivos reais para aprender a lidar com a pressão.

Ensaiar na frente do espelho é ótimo, mas o que você vai dizer quando o recrutador te perguntar: “quais podem ser as utilidades de um grampeador além de grampear?”. Acredite. Questões assim podem surgir, como forma de avaliar a sua criatividade. Alguns processos também incluem dinâmicas em grupo, entre outras várias etapas. Portanto, mesmo que você já esteja na empresa em que sempre sonhou trabalhar, envie o seu currículo periodicamente para outros lugares. Afinal, experiência nunca é demais.

Aproveite a jornada

Embora as dicas que listamos acima possam ser um pouco desafiadoras, conseguir um estágio durante a pandemia, com certeza, foi a parte mais difícil. Então, continue dando o seu melhor e boa sorte nessa nova etapa da sua vida.

Ah! E caso você esteja com dificuldade de conciliar os estudos da graduação com o estágio, não deixe de baixar o nosso e-book sobre este tema. Clique aqui e garanta mais essa vantagem na construção da sua carreira.