Tudo o que você precisa saber sobre o edital do Enem 2023

Listamos os dados mais importantes do edital do Enem para o atual momento a fim de garantir que você não vai perder nenhum prazo. Confira!

5
minutos de leitura

Ler o edital do Enem 2023, caso você tenha interesse em participar do vestibular esse ano, é uma boa atitude. No entanto, nós sabemos que, com a correria dos estudos que por vezes soma-se às demandas do trabalho, fica difícil ter tempo e cabeça para isso.

Por essa razão, fizemos um compilado com os dados mais importantes para o atual momento a fim de garantir que você não vai perder nenhum prazo. E mais: incluímos um passo a passo de como inscrever-se sem problemas pela Página do Participante.

Confira!

Cronograma completo

Vamos começar pelas datas que foram divulgadas no edital do Enem 2023. Elas são a parte mais importante, pois servem para orientar os seus estudos e até a sua rotina para não perder nenhum prazo.

  • Período de inscrição: de 05 a 16 de julho.
  • Dias das provas: 05 e 12 de novembro.
  • Liberação do gabarito: 24 de novembro.
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.

Vale lembrar que, o primeiro dia de prova será dedicado à redação e aos cadernos de linguagens e códigos e de ciências humanas. Já no segundo dia os estudantes precisam responder às questões de ciências da natureza e de matemática.

Todos os cadernos têm 45 questões cada, mas a duração da prova é diferente: no dia 12, você terá apenas cinco horas. Ou seja, meia hora a menos do que no dia 05.

Essa organização em dois domingos consecutivos é tanto para o Enem impresso quanto para o digital. Caso você vá fazer o seu presencialmente, fique esperto, pois os portões serão abertos às 11h30 e ninguém pode entrar depois do horário oficial de fechamento, às 13h.

Passo a passo para fazer sua inscrição no Enem 2023

Antes de qualquer coisa, você vai clicar na Página do Participante e entrar com o seu acesso do gov.br. Para tanto, basta colocar o seu CPF e senha. Caso você ainda não seja cadastrado, clique em “Entenda a conta do gov.br” e, depois, em “Criar conta gov.br”.

Quando você finalmente entrar na Página do Participante, uma comunicação com robô será iniciada. As informações que lhe serão solicitadas a partir daí aparecerão na seguinte sequência:

  1. Número do seu CPF e sua data de nascimento.
  2. Nome dos pais, sexo, raça, estado civil, nacionalidade e endereço.
  3. Cidade e língua estrangeira.
  4. Escolaridade, em qual rede de ensino estudou (privada ou pública), se foi bolsista e por quanto tempo.
  5. Obteve o diploma do Ensino Médio por meio do Encceja?
  6. Condições socioeconômicas, como renda, bens e gastos dos familiares.
  7. Contatos, telefone fixo, celular e e-mail válido.
  8. Local para fazer a prova.
  9. Foto de identificação.

Abaixo estão as exigências para a foto a ser enviada:

  • Nítida, individual e colorida;
  • Com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros;
  • De rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Uma vez que a etapa de chatbot for concluída com o envio da foto, você será redirecionado para uma página contendo um resumo das informações enviadas. É neste momento que você deve conferir tudo com atenção para não deixar nada passar.

Sabe por quê? No edital do Enem 2023, como em todos os outros anos, o Inep informa que pode eliminar o participante que oferecer dados falsos nesse processo.

Além disso, a cidade em que vai fazer a prova e a opção de língua estrangeira são duas informações que só podem ser alteradas durante o período de inscrição.

Mas, calma, ainda faltam duas etapas. A penúltima é verificar o valor da inscrição e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga em qualquer agência bancária, lotérica e agências dos Correios.

Por fim, você confirma a sua inscrição. Uhuul! Também é na Página do Participante que o cartão de inscrição estará disponível para consulta e impressão depois.

Leia também: Dicas para a redação do ENEM

Inscrição com acessibilidade no Enem 2023

É um direito de todo estudante solicitar atendimento específico e especializado no momento da inscrição. Outras condições podem ser informadas, mas estão descritas expressamente no edital do Enem 2023:

  • Baixa visão;
  • Cegueira;
  • Visão monocular;
  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual (mental);
  • Surdez;
  • Surdocegueira;
  • Dislexia
  • Déficit de atenção;
  • Autismo;
  • Discalculia.

Gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar também podem pedir atendimento diferenciado.

Isenção de taxa

A gente falou sobre a emissão da GRU e é possível efetuar o pagamento. No entanto, quem não pode arcar com os custos da inscrição pode solicitar isenção. Confira abaixo se você se encaixa em alguma das categorias:

  • Está no último ano do Ensino Médio em escola pública;
  • Cursou o Ensino Médio inteiro na rede pública ou como bolsista integral em colégio particular e tem renda familiar mensal de até um e meio salário mínimo por pessoa de acordo com a Lei nº 12.799 de 10 de abril de 2013;
  • É inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possui renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de médio salário mínimo por pessoa. 

Caso você tenha solicitado isenção em 2022, mas não tenha comparecido às provas, você terá que justificar a sua ausência durante o prazo para solicitação da isenção.

 

Pode interessar você: Enem e vestibular: vale a pena fazer quando não escolheu o curso?

Como usar a sua nota do Enem para estudar na Afya

Além do vestibular tradicional e on-line, você pode ingressar em qualquer unidade Afya ainda esse ano com a sua nota do Enem 2022 ou de edições anteriores. Assim, caso sua última nota não tenha sido a melhor, não tem problema.

Escolha a que vai te dar melhores chances de ser aprovado em nosso processo seletivo. A única exigência é ter alcançado a nota mínima da redação que é de 500 pontos e, no caso dos cursos de Medicina, pode haver um número mínimo de acertos também para o caderno de Ciências Biológicas.

Diversas unidades da Afya, de Norte a Sul do país, oferecem condições especiais para que você obtenha descontos em suas mensalidades. Diferentemente das bolsas de estudo, os descontos variam de semestre a semestre, podendo ou não cobrir o curso inteiro. Além dos descontos, contamos com diversas formas de financiamento estudantil.

Acesse o edital da instituição de ensino onde você deseja estudar e escolha a opção que se encaixa melhor no seu momento de vida atual.

Gostou deste conteúdo? Em nosso Blog, você encontra vários outros textos sobre o Enem, com dicas de estudo e muito mais!