7 documentários sobre Direito que você precisa assistir
O universo das leis e da Justiça é tão fascinante que atrai interessados em divulgar os acontecimentos em muitos formatos diferentes. Veja nossa lista de documentários sobre Direito para você assistir antes mesmo de ingressar nessa carreira fascinante!

O universo da carreira do Direito é frequentemente abordado em séries e filmes, ora diretamente — com quase toda a trama passada dentro de salas de audiência ou escritórios de advocacia —, ora indiretamente, com parte das cenas envolvendo advogados, promotores, juízes e jurados.
Além da ficção, casos reais também são abordados, como é o caso dos documentários sobre Direito que revelam o desfecho de vários casos, famosos ou não, sob uma ótica imparcial. Nessa maneira de abordar o tema, há uma narrativa sobre os acontecimentos e como os profissionais da área se saíram em cada caso.
Continue lendo, porque nesse texto, vamos mostrar sete documentários sobre leis. Confira!
Quais as particularidades e desafios relacionados ao Direito?
Perante à natureza do ensino jurídico, são muitos os desafios enfrentados pelos juristas em seu trabalho. Veja quais são eles nesta lista:
- manter-se constantemente atualizado;
- conhecer várias carreiras da área;
- tentar relacionar teoria e prática;
- empreender na área jurídica;
- competir no mercado;
- entre outros cenários.


Quais as vantagens de atuar na área da justiça?
Da mesma forma que existem os desafios, há também os benefícios de trabalhar na área do Direito. Conheça-os:
- várias oportunidades de especialização;
- possibilidade de ser um empreendedor;
- liberdade de escolher onde atuar;
- chances de crescer nas empresas;
- entre outras vantagens.
Quais os melhores documentários sobre Direito?
Abaixo, selecionamos os principais documentários sobre justiça, disponíveis na Netflix, que você não pode deixar de assistir para atuar na área nesta área!
1. VIPS – Histórias reais de um mentiroso - 2010
Este eletrizante documentário sobre Direito retrata a vida do estelionatário brasileiro Marcelo Nascimento da Rocha. A obra mostra alguns dos seus principais crimes.
Ao entrevistar o criminoso na prisão, a diretora do documentário, Mariana Caltabiano, explora este universo que aborda falsidade ideológica e mostra as várias aventuras desse mentiroso contumaz.
Marcelo passou parte da vida enganando pessoas, incluindo famosos e jornalistas, aplicando os mais diversos tipos de golpes. Um prato cheio para quem gosta de Direito Penal.
2. Central - 2017
Se você quer entender o funcionamento do sistema carcerário brasileiro, precisa assistir esse documentário. A trama analisa profundamente os problemas sociais da maior penitenciária do Brasil, o Presídio Central de Porto Alegre.
O documentário, dirigido por Tatiana Sager, revela o dia a dia na prisão aos olhos dos presos, dos policiais militares e de alguns ex-presidiários. Além disso, foram entrevistados juízes, promotores e agentes públicos de segurança.
Com a possibilidade da visão dos dois lados, presidiários e profissionais da justiça, o debate sobre os problemas jurídicos brasileiros é riquíssimo. Imperdível!
3. Conversando com um serial killer: Ted Bundy - 2019
Nesta série documental, o diretor Joe Berlinger traz tanto as entrevistas mais recentes, quanto as já arquivadas, além de áudios feitos com o serial killer Ted Bundy, que assassinou dezenas de mulheres nos Estados Unidos na década de 1970.
Em apenas quatro episódios, a trama apresenta a linha do tempo da vida e dos crimes cometidos pelo assassino. Os fãs de investigação criminal devem incluí-la na lista de documentários sobre justiça para assistir.
4. Justiça - 2004
Este filme-documentário de Maria Augusta Ramos, mostra a rotina do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com enfoque nas complicações do sistema judiciário brasileiro.
A obra traz uma reflexão sobre as regras penais e os personagens atuantes, incluindo promotores, defensores públicos, juízes e réus. Indicação imperdível para estudantes de Direito que desejam seguir a área criminalista e penal.
5. Juízo - 2007
Este filme-documentário também dirigido por Maria Augusta Ramos foi filmado no tribunal da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro.
As câmeras flagram audiências dos mais variados casos, desde um roubo de bicicleta até um parricídio brutal.
No entanto, o enfoque principal não são os crimes, mas situações como desagregação e violência familiar, tráfico e descrença no processo de ressocialização.
A grande sacada desse documentário são os atores adolescentes retratando fidedignamente os menores durante as audiências.
6. A 13ª Emenda - 2016
O documentário produzido nos Estados Unidos e dirigido por Ava DuVernay mostra o panorama que tenta estabelecer ligações entre a época da escravidão nos EUA, o sistema carcerário atual, a marginalização e criminalização dos povos negros no país.
A 13ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos aboliu a escravidão e estabeleceu:
“Não haverá, nos Estados Unidos (...), nem escravidão, nem trabalho forçado, exceto para punir crimes em que o réu tenha sido devidamente condenado”.
Um dos entrevistados do documentário afirmou na citação abaixo:
“Atualmente, há mais afrodescendentes nos EUA supervisionados criminalmente do que escravos no século XIX”.
A cineasta aponta que o racismo nos Estados Unidos não é somente algo eventual, mas algo voluntariamente perpetrado entre as classes dominantes. Para isso, a cronologia coincide a história dos Estados Unidos com a do cinema, já que o preconceito tem muito a ver com "imagens".
Nesse sentido, DuVernay insere no documentário um filme que é um clássico racista: "O Nascimento de uma Nação", de 1915, como mito que criou a vil concepção de que os negros são bestiais, agressivos, ladrões e assassinos.
7. Todo Dia a Mesma Noite - 2023
Embasado no livro de Daniela Arbex o filme acompanha a tragédia real do incêndio na Boate Kiss ocorrido em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e que matou 242 jovens que estavam no local.
A obra parte do acidente na boate e traz o trabalho das equipes de resgate, as histórias das famílias impactadas por ela, as consequências para quem sobreviveu e a omissão dos empresários da organização da boate. A minissérie mostra a luta das famílias das vítimas, que continuam buscando justiça até hoje, 10 anos depois.
Já sabe qual assistir primeiro?
Nesse texto, você conferiu uma lista com sete documentários sobre Direito, mas também os principais desafios e vantagens sobre a profissão na área jurídica. Espero que as indicações e informações sejam úteis em sua carreira na justiça!
Agora, nos siga em nossas redes sociais para poder ter acesso aos nossos novos conteúdos no seu feed de notícias assim que forem publicados. Estamos no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.

