Graduação e cursos

7 dicas para fazer amizades profundas durante a faculdade

Como saber se você está perdendo chances de fazer amizades na faculdade? Como mudar esse comportamento? Confira no artigo!

4
minutos de leitura

Os anos que passamos no ensino superior são inesquecíveis, de diversas formas. Para que a sua experiência seja ainda mais proveitosa, nada melhor do que fazer amizades na faculdade. Além do seu dia a dia se tornar mais leve e descontraído com novos amigos, você ainda pode conhecer pessoas que ajudarão em seu crescimento acadêmico e profissional.

Saber como fazer amizades na faculdade é valioso por si só, por conta dos laços fraternos que construímos com colegas — mas também é uma excelente oportunidade de começar a construir uma rede de networking. Neste texto, oferecemos algumas dicas para que você construa algumas amizades profundas durante a sua graduação. Confira!

1. Procure atividades esportivas

Além de serem um lugar de muito estudo, as faculdades também costumam abrigar amantes de esportes. Por isso, se você gosta de futebol, vôlei, natação e outras atividades esportivas, pode unir o melhor de dois mundos: se divertir com a prática e ainda socializar com outras pessoas que compartilham a sua paixão.

Será possível participar de competições internas e externas — isto é, contra equipes de outras faculdades. Mas também há espaço para aqueles que querem se divertir de forma descompromissada e informal. Busque informações sobre as atividades esportivas na universidade e se enturme com o pessoal.

2. Busque atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são valiosas para colocar em prática o conhecimento técnico obtido em sala de aula, estabelecer uma rede de contatos profissional e, claro, conhecer novas pessoas.

Participar de uma liga acadêmica, por exemplo, garante todas as possibilidades que mencionamos: você vai além do estudo em sala de aula, conhece profissionais da área, faz amigos e ainda conhece oportunidades futuras de estágio e emprego.

Algumas universidades também exigem um determinado número de horas de atividades extracurriculares para conceder o diploma. Nesse sentido, você pode cumprir esses requisitos enquanto faz amizades profundas.

3. Participe de eventos

Toda faculdade tem eventos distintos: podem ser festas, palestras, apresentações culturais, torneios esportivos, entre muitas outras possibilidades. Eles são ótimos para conhecer pessoas com interesse em comum e, consequentemente, fazer novas amizades.

Além disso, há aqueles eventos nos quais estudantes e profissionais do seu curso apresentam seus trabalhos. Eles estarão mais receptivos a tirar dúvidas e conversar sobre temas de interesse mútuo. Ótima oportunidade de fazer novos amigos, não é mesmo? Ou até firmar parcerias duradouras.

4. Faça parte de clubes e agremiações

Além de atividades esportivas, fique de olho em oportunidades de integrar clubes e agremiações. Você pode procurar a Atlética do seu curso, por exemplo, ou o grêmio estudantil.

Também é possível buscar grupos de estudo para reforçar os seus conhecimentos e sair na frente na hora de entrar no mercado de trabalho. Outro exemplo de associação relevante é a empresa júnior, formada exclusivamente por alunos, podendo desenvolver projetos inovadores e prestar consultoria para outras empresas.

Os grupos de estudo são excelentes para quem quer fazer amizades, mas sem deixar de lado o crescimento acadêmico e profissional. Também servem para alunos que estão enfrentando dificuldades no aprendizado e querem reforçar o conhecimento em atividades fora da sala de aula, com colegas que se destacam.

5. Seja uma pessoa receptiva

Pare e pense um pouco: com que frequência você é abordado por outras pessoas? Mesmo que ainda não tenha começado a faculdade, você se considera alguém que se dá bem com pessoas que frequentam os seus mesmos círculos?

Caso a resposta seja positiva, você provavelmente não terá dificuldade para fazer amigos na faculdade. Se for negativa, pode ser que o seu próprio comportamento esteja prejudicando o fortalecimento de laços com outras pessoas.

Alguns comportamentos típicos de pessoas pouco receptivas;

  • Isolar-se no canto da sala ou em qualquer ambiente;
  • Andar sempre com pressa, como se dissesse "não tenho tempo para mais nada";
  • Ficar o tempo todo mexendo no celular, se afastando dos outros.

Por isso, vale a pena refletir se você não acaba adotando um ou mais desses comportamentos, mesmo que de forma involuntária. Embora sejam comuns, essas práticas não contribuem para formar novos relacionamentos.

Lembre-se de que as pessoas se aproximam de quem aparenta estar receptivo e disponível a conversas e interações. Comece aos poucos: sorria para rostos familiares, cumprimente os presentes quando entrar em uma sala, responda às perguntas com educação, preste atenção ao que seus colegas dizem.

6. Use as redes sociais

Não é incomum que estudantes de determinados cursos e turmas criem grupos digitais para que todos interajam, como no WhatsApp. Além disso, você pode utilizar a internet de outra forma para estreitar laços: use as redes sociais.

Siga as pessoas que estudam com você e as adicione no LinkedIn, por exemplo. Redes como o Instagram permitem o envio direto de mensagens: por isso, quando se sentir confortável o bastante com determinada pessoa, puxe conversa por lá.

As redes sociais são ótimas para pessoas tímidas, uma vez que não há aquela pressão do "olho no olho". Além disso, você tem um tempinho a mais na hora de se expressar da maneira adequada. Quando estiver pronto para interações ao vivo, marque um encontro em um lugar que todos gostem, como uma lanchonete, barzinho ou até mesmo em algum espaço da faculdade.

7. Tome a iniciativa

Esta última dica vale tanto para quem prefere conversar ao vivo como para quem se sente mais seguro na internet. Ao notar que as pessoas estão on-line ou dispostas a conversar naqueles intervalos da faculdade, puxe um assunto! Caso ainda esteja com alguma insegurança, comece falando de algum tema acadêmico: fale da prova que está chegando, do trabalho em grupo, de algum tópico no qual você está com dificuldade.

Contudo, é importante que você mantenha a personalidade. Não tente agir de um modo que não seja confortável para você apenas para se enturmar. "Ser você mesmo" ainda é o melhor conselho, já que estará agindo naturalmente, de acordo com os próprios valores. Assim, construir relações se tornará um processo mais leve e fluido.

Agora que você conheceu essas dicas para fazer amizades na faculdade, que tal começar a colocá-las em prática?

Caso você seja calouro ou ainda não tenha iniciado os estudos no ensino superior, também já entendeu o que é preciso ser feito para se enturmar e construir laços vitalícios quando começar. Lembre-se de que eles serão a sua rede de apoio durante os anos de universidade, principalmente para quem vai estudar longe da família.

Curtiu o conteúdo e quer conferir outros como este, em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter e navegue pelo blog!