Graduação e cursos

Reprovei, e agora? Dicas para a famosa dependência de disciplina na graduação

Você precisa lidar com uma dependência de disciplina na faculdade? Veja, neste post, dicas importantes para planejar seus horários de aula e estudos ao fazer uma matéria a mais!

5
minutos de leitura

A grade curricular do ensino superior funciona de forma bem diferente em comparação com o ensino fundamental e médio. Cada semestre tem algumas disciplinas definidas e o estudante precisa ser aprovado em cada uma separadamente. E quando não consegue passar, fica em dependência de disciplina para o próximo período.

Esse é um cenário bem comum dentro da faculdade, mesmo para quem dedica a maior parte do seu tempo aos estudos. Mas também não é o fim do mundo! Basta você se planejar um pouco para lidar com uma matéria a mais em sua grade e compensar esse "tempo perdido" e não terá nenhum problema na sua formação.

Acompanhe e entenda como funciona a dependência de disciplina e o que fazer para lidar com esses casos.

O que é a dependência de disciplina?

Quando um estudante reprova uma matéria na graduação, ele fica em dependência de disciplina. Isso significa que ele precisa ser aprovado nessa matéria em um semestre futuro para dar continuidade à sua graduação.

Na maioria dos casos as disciplinas são independentes e a dependência não interfere nas outras matérias que você deveria estar cursando em cada período. Elas apenas se acumulam com aquelas nas quais você está em dependência.

Entretanto, em alguns cursos, uma disciplina pode ser pré-requisito para outras e a reprovação na primeira pode impedir a matrícula nas seguintes. Isso faz com que o aluno precise se matricular novamente na primeira e seja aprovado para que consiga cursar as demais depois, levando a um tempo maior para a conclusão do curso. Mas isso não afeta as demais matérias para a qual a disciplina em dependência não for pré-requisito.

De toda forma, diferente do ensino fundamental e médio, onde você pode ter que repetir um ano inteiro de disciplinas se reprovar em uma matéria, na graduação você só precisa repetir a matéria específica que foi reprovado.

O que fazer quando você fica em dependência de disciplinas na graduação?

É verdade que ficar em dependência pode dificultar os seus estudos, mas não é algo tão grave quanto parece. Em muitos cursos, é esperado que os estudantes reprovem certas matérias mais difíceis, especialmente se o mesmo período envolver muitas exigências de uma vez.

O melhor a fazer, a princípio, é não se culpar e planejar o próximo semestre. Quanto mais tempo você tiver uma disciplina atrasada, mais difícil será dar continuidade à sua formação. Um passo de cada vez e você conseguirá se recuperar sem dificuldade.

Quais são as consequências para quem fica em dependência?

Por um lado, a dependência de disciplina pode sim causar alguns problemas para a sua formação. Por outro lado, as consequências não são graves como algumas pessoas acreditam. Veja aqui o que você pode esperar e como lidar.

Prolongar a formação

Naturalmente, uma possível consequência de reprovar em alguma matéria na graduação é levar mais tempo para se formar. Em uma faculdade pública, pode ser que haja um limite de semestres para você concluir a formação, o que é relevante caso você já esteja atrasado em sua formação. Já na faculdade privada, se você precisar de mais um semestre para se formar, isso significa mais um semestre de mensalidades.

A dúvida mais comum é o que ocorre quando você fica em dependência ao fazer uma graduação pelo Prouni ou Fies. A boa notícia é que, desde que você mantenha um índice de aprovação semestral de 75%, não há risco de perder sua bolsa ou financiamento. Ou seja, para cada 4 matérias, você pode ficar em dependência em até 1 delas.

Acumular matérias

Sem dúvida, o maior problema para quem fica em dependência de disciplina é ter que lidar com o acúmulo de matérias. Além de lidar com as disciplinas que chegam nos períodos seguintes, você ainda terá que encontrar espaço em sua grade para compensar aquela na qual não obteve aprovação antes.

Isso é mais grave quando se trata de uma matéria que é um pré-requisito para você acessar outras partes da sua grade. Especialmente quando chega a hora de fazer estágios e os professores responsáveis dão preferência aos estudantes que já viram certos conteúdos.

Efeitos na sua carreira

Pode ser que você demore mais a se formar ou estagiar e, por consequência, entre um pouco depois no mercado de trabalho. Porém, isso não deve afetar sua carreira negativamente, qualquer que seja o campo. Depois que você se formar, ter uma ou outra dependência não vai afetar sua imagem enquanto profissional.

O que realmente conta é a forma como você lida com seus professores, contratantes, colegas de aula e de estágio. Se teve uma dependência por estar participando de algum projeto importante dentro da faculdade, isso vai valer muito mais em seu currículo.

Como evitar ficar em dependência de disciplinas?

Mesmo que as consequências não sejam tão graves, isso não significa que você deve apenas aceitar reprovar todo período. Se você não tiver atenção, essas matérias se acumulam e viram uma bola de neve.

Confira aqui algumas dicas para não cair na dependência em disciplinas.

Organize bem sua rotina de estudos

Se você ainda não tem uma agenda de estudos bem definida, então deve começar o quanto antes! Não basta contar apenas com as aulas e deixar as tarefas e leituras para o seu tempo ocioso. Você precisa entender como desenvolver a autodisciplina e separar de um horário dedicado todos os dias para se dedicar a cada matéria e garantir que está aprendendo adequadamente.

Considere pegar menos matérias nos próximos períodos

Não é raro alguns estudantes terem dificuldade para acompanhar as exigências da faculdade. Muitos têm trabalhos de tempo integral ou outras demandas que afetam sua rotina. Por esse motivo, alguns preferem fazer menos matérias e levam mais tempo para se formar, mas também não lidam com a reprovação.

Foque em compensar suas dependências o quanto antes

Já está com alguma dependência de disciplina na sua grade? Então o melhor é se livrar dessa matéria o quanto antes.

Como já mencionamos, esse problema se torna uma bola de neve se você o ignorar por muito tempo. É sempre melhor compensar o mais cedo possível, de preferência no semestre seguinte.

Busque ajuda dos colegas e professores

Outro grande erro de muitos estudantes é tentar lidar com essas dificuldades por conta própria. Porém, você certamente vai encontrar solidariedade tanto em seus professores quanto colegas de turma. Se você souber comunicar essas necessidades com clareza em seu ambiente acadêmico, vai encontrar a rede de apoio que precisa para se formar.

Ficar em dependência de disciplina é um problema, mas não é o fim do mundo

Basta tomar um pouco de cuidado para reorganizar a sua grade e tomar algumas precauções para que esse problema não se repita muito.

Quer acompanhar mais dicas para se dar bem na graduação? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de dicas como essas.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.