Customer experience: saiba tudo sobre a profissão
Que tal trabalhar como customer experience (CX) ou "analista de experiência do cliente"? Trata-se de uma área promissora. Conheça!
As profissões relacionadas à tecnologia — como a de "customer experience" (ou analista de experiência do cliente) — são cada vez mais valorizadas pelo crescente papel desempenhado em quase todos os aspectos da vida moderna. Dessa forma, desde o comércio eletrônico até as redes sociais, ela é uma parte fundamental do mundo em que vivemos.
Como resultado, há uma enorme demanda por profissionais qualificados em áreas como desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados e inteligência artificial, mas também no entendimento de como o cliente se relaciona com uma marca.
Neste texto, você entende por que a área de tecnologia é tão promissora e tudo sobre a profissão de customer experience (CX)! Boa leitura!
Por que as profissões na área de tecnologia são tão valorizadas?
Diversas empresas estão investindo muito em tecnologia para aumentar sua eficiência, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. Isso significa que há muitas oportunidades de carreira para aqueles que têm habilidades em tecnologia e estão dispostos a aprender e crescer em um ambiente dinâmico e em constante evolução.
Outro fator que contribui para a valorização das profissões relacionadas à tecnologia são os salários quase sempre muito atraentes. Isso mesmo!
Os profissionais que atuam na área tecnológica ganham, em geral, salários mais altos do que a média das profissões, especialmente aqueles com habilidades avançadas em áreas como desenvolvimento de software e inteligência artificial. E apesar do CX não lidar diretamente com a programação, este profissional é responsável por guiar o time de desenvolvimento para que o produto final seja o melhor possível, do ponto de vista do cliente.
Finalmente, a natureza desafiadora e gratificante de trabalhar com tecnologia é outro fator que atrai muitos estudantes. Os profissionais dessa área trabalham em projetos inovadores que solucionam problemas complexos e ajudam a moldar o futuro da tecnologia e do mundo em geral.
O que é a profissão de customer experience?
Esta profissão, que em português significa "experiência do cliente" é voltada tanto para o entendimento quanto para o aprimoramento da experiência que os clientes têm ao interagirem com uma empresa, produto ou ainda com um serviço oferecido.
O profissional de customer experience (CX) trabalha para garantir que a experiência do cliente seja a mais satisfatória possível, desde o momento em que ele toma conhecimento da empresa até a pós-venda.
Quais as vantagens de atuar como customer experience?
Agora, confira as principais vantagens da profissão de analista de experiência do cliente.
Satisfação do cliente
Ao trabalhar na área de customer experience, você está focado em garantir que os clientes estejam felizes e satisfeitos com a experiência que têm com a empresa. Isso pode ser extremamente gratificante, pois você pode ver diretamente como seu trabalho está fazendo a diferença na vida dos clientes.
Aumento da lealdade do cliente
Clientes satisfeitos tendem a ser mais leais a uma empresa e são mais propensos a continuar comprando seus produtos ou serviços. Isso pode ser benéfico para a empresa e também para você, já que a retenção de clientes é uma das principais metas do time de customer experience.
Melhoria da reputação da empresa
Uma boa experiência do cliente pode ajudar a melhorar a reputação de uma empresa, já que clientes satisfeitos tendem a indicar o serviço ou produto, divulgando os pontos fortes. Isso pode atrair novos clientes e fazer com que a empresa seja vista como líder em seu setor.
Trabalhar na área de customer experience pode permitir que você seja parte integrante da construção e manutenção de uma boa reputação para a empresa no mercado.
Desenvolvimento de habilidades
Trabalhar na área de analista de experiência do cliente pode ajudá-lo a desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho, como comunicação, resolução de problemas e gerenciamento de projetos.
Essas habilidades podem ser úteis em uma ampla gama de outras áreas e podem ajudar a impulsionar sua carreira.
Diversidade de tarefas
Trabalhar como customer experience pode envolver uma ampla gama de tarefas, desde pesquisas de mercado e análises de dados até o desenvolvimento de estratégias de marketing e a criação de conteúdo para redes sociais.
Isso pode tornar a profissão de analista de experiência do usuário interessante e muito desafiadora, com oportunidades para aprender novas habilidades e trabalhar em diferentes projetos ao longo do tempo.
Como é o mercado de trabalho e áreas de atuação do CX?
Os profissionais que analisam a satisfação dos clientes conseguem muitas oportunidades à medida que as empresas percebem a importância de fornecer uma excelente experiência ao cliente como um diferencial competitivo.
O objetivo é fidelizar os clientes, promover o boca-a-boca positivo e, consequentemente, aumentar a satisfação e lealdade do cliente, além da rentabilidade da empresa.
Dessa forma, as possíveis áreas de atuação do analista de experiência do usuário estão relacionados abaixo!
Atendimento ao cliente
Muitos profissionais de customer experience trabalham diretamente com os clientes, respondendo a perguntas, solucionando problemas e ajudando a garantir que os clientes estejam satisfeitos com o serviço ou produto.
Pesquisa de satisfação do cliente
Os profissionais podem trabalhar também em estudos de mercado e pesquisas para entender o que os clientes querem e precisam. Estas pesquisas ajudam a empresa a tomar decisões de onde precisam investir em melhorias, por exemplo.
Design de experiência do usuário
Muitos profissionais de analista de experiência do usuário (UX) trabalham em empresas de tecnologia para garantir que os produtos e serviços sejam fáceis de usar e proporcionem uma excelente experiência ao usuário.
A diferença entre "cliente" e "usuário" aqui diz respeito à etapa que aquela pessoa se encontra na jornada de compra. Ou seja, o "usuário" é qualquer pessoa que interage com a empresa, seja pelo seu site, aplicativo, SAC, etc, até o ponto em que realiza e uma compra e aí sim se torna um "cliente".
Análise de dados
Profissionais de customer experience trabalham com dados e análises para entender melhor como os clientes interagem com a empresa e para identificar oportunidades de melhoria.
Em geral, as habilidades mais valorizadas para profissionais de analista de experiência do usuário incluem: empatia, pensamento estratégico, habilidades de comunicação e colaboração, bem como experiência em tecnologia e dados.
Os dados analisados podem ser os resultados das pesquisas de mercado ou pesquisas com os próprios clientes, ou até mesmo, os dados coletados do site ou aplicativo (como a taxa de clique em algum botão, a taxa de abandono de carrinho...).
E então, o que achou da profissão de customer experience ou, em bom português, "analista de experiência do cliente"?
Quem sabe ela entra na sua seleta lista de possibilidades de carreira! Aliás, ao escolher sua profissão, é fundamental optar por uma boa graduação em uma instituição renomada, para alcançar o sucesso.
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