Graduação e cursos

Conheça quais são as carreiras possíveis na área da Saúde

Curso de Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Farmácia ou Biomedicina? Informe-se sobre as principais carreiras em saúde.

4
minutos de leitura

Escolher uma graduação nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, quando se sabe ao menos em qual área gostaria de atuar, metade do caminho já foi percorrido. Dentro da Saúde, existem várias possibilidades de carreira, vastamente consolidas, sendo também muito concorridas.  

É o campo onde os profissionais são verdadeiros agentes sociais, que promovem mudanças positivas nas comunidades ao contribuir para o bem-estar físico e mental dos indivíduos. Eles têm em comum a vocação para o cuidar e um desejo genuíno de transformar vidas.  

Se você pretende seguir carreira na área da Saúde, mas ainda está na dúvida quanto ao curso ideal, o artigo de hoje lhe será muito útil. A seguir, contamos um pouco sobre algumas das profissões mais promissoras para quem sempre foi fã de biologia, química ou os dois!

Psicologia

Se você pensa que um psicólogo trabalha apenas atendendo pacientes em seu consultório, você está enganado. Esse profissional pode trabalhar em diferentes setores, como escolas, centros de pesquisa, instituições públicas e privadas, na área esportiva, entre vários outros setores do mercado de trabalho.  

Ao ingressar em um curso superior de Psicologia, você irá adquirir competências técnico-científicas e desenvolverá habilidades de análise, avaliação e intervenção em processos psicológicos e psicossociais à promoção da saúde mental.  

Odontologia

Os “odontólogos” ou cirurgiões-dentistas contribuem para a saúde das pessoas tratando e prevenindo males que podem acometer à boca delas. Além disso, eles também realizam procedimentos estéticos, como a muito falada harmonização orofacial e tratamentos com laser, que favorecem a autoestima dos pacientes.

Outra função que pode ser exercida por dentistas é a aplicação de botox. Ou seja, existem um amplo leque de oportunidades para quem opta pela Odontologia, com fortes tendências ao empreendedorismo a fim de abrir a própria clínica. Em resumo, desafios interessantes é o que não vai faltar em sua rotina.  

Farmácia

Este é um ramo da Saúde que possui mais de 70 áreas de atuação e que trabalha, principalmente, com a produção e manipulação de medicamentos. Também existe a parte em que atua diretamente com a dispensação desses produtos em farmácias, drogarias e hospitais.

Seu papel social em primeiro lugar é promover e estimular o uso adequado de remédios, exigindo sempre a apresentação de receita para comercialização de qualquer fármaco. Há também como alternativa trabalhar com cosméticos, estética, alimentos industrializados, produtos químicos, vigilância sanitárias e perícia criminal.

Nutrição

Outra possível carreira se dá pela formação em Nutrição, em que se estuda como os alimentos trabalham para o bom funcionamento do organismo humano. O papel de um nutricionista é, portanto, garantir que as pessoas conheçam quais as melhores opções para elas, dadas os seus gostos, ambições e questões de saúde.  

Indicar qual é a melhor forma de montar suas refeições para que, além da saudabilidade, se tenha muito prazer em comer. Segundo o Conselho Federal de Nutrição, os nutricionistas podem atuar nas seguintes áreas:

  • Nutrição em Alimentação Coletiva em restaurantes;
  • Nutrição Clínica em hospitais, clínicas, consultórios e como personal diet;
  • Nutrição em Esportes em academias e equipes esportivas com atletas de alto rendimento;
  • Nutrição em Saúde Coletiva em escolas e creches;
  • Indústria e no Comércio de Alimentos no setor privado;
  • Nutrição no Ensino em faculdades.  

Biomedicina

Os biomédicos atuam, principalmente, em laboratórios, coletando amostras e realizando exames para, a partir de suas descobertas, auxiliarem no diagnóstico e na prevenção de doenças. O Biomédico é um profissional versátil, podendo estar presente em clínicas de Reprodução Humana Assistida, Estética, Citopatologia, Imagiologia, entre outras.  

Fisioterapia

No mercado de trabalho, os fisioterapeutas são responsáveis por estudar, diagnosticar, prevenir e recuperar pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Eles trabalham, por exemplo, com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

Entre as principais frentes de atuação de um fisioterapeuta temos:  

  • Saúde preventiva;
  • Saúde laboral;
  • Fisioterapia desportiva;
  • Fisioterapia neurológica;
  • Fisioterapia cardiorrespiratória;
  • Ortopedia e traumatologia;
  • Indústria de equipamentos.

Enfermagem

Seu papel é gerenciar a equipe de enfermagem, assim como acompanhar todo o processo de cuidar dos indivíduos e/ou de suas comunidades. Enfermeiros são gestores e estão hoje entre os maiores responsáveis pela coordenação de programas de saúde do governo e unidades de cuidado.

Esta é uma profissão também muito promissora ao empreendedorismo com investimentos em consultórios particulares para oferta de tratamentos, métodos preventivos e promoção de saúde num geral. Mas, o mais comum é encontrá-los em hospitais e casas de repouso.

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo Blog da Graduação para encontrar outros artigos sobre o seu futuro curso e futura profissão!