Estágio e carreira

Como ser aprovado em um programa de trainee?

5
minutos de leitura

Ao contrário das vagas de emprego tradicionais, os programas de trainee desejam encontrar candidatos que estão começando a vida profissional, portanto, sem muita experiência em sua área. Isso acontece porque as empresas almejam que esses talentos aprendam o modo de trabalhar da companhia. Com isso, eles não trarão certos "vícios" de outros lugares onde trabalharam ou estagiaram.

Nesse sentido, se você quer saber como ser aprovado em um programa de trainee, saiba que existem algumas estratégias que podem facilitar a sua aprovação. Continue lendo para descobri-las!

O que é um programa de trainee?

Trata-se de um programa de desenvolvimento de carreira voltado para profissionais recém-formados. Geralmente, as empresas de grande porte oferecem esse tipo de cargo e visam treinar e desenvolver jovens talentos para ocuparem cargos de liderança ou especialistas na empresa.

Estes programas são muito disputados por oferecerem uma oportunidade de crescimento rápido e aprendizado em uma empresa de renome. Eles também são uma forma das companhias encontrarem talentos que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento da organização a longo prazo.

Como o programa de trainee funciona?

Esses programas têm duração variável, de alguns meses a dois anos, e consiste em um conjunto de atividades que inclui:

  • treinamentos técnicos e comportamentais;
  • job rotations (rodízio de tarefas);
  • mentorias;
  • projetos;
  • entre outros.

Durante o programa, os trainees são acompanhados de perto por líderes e mentores da empresa, recebem feedbacks constantes e têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que serão essenciais para sua carreira.

Quais são suas principais vantagens?

Os programas de trainee oferecem várias vantagens para os participantes, como as que seguem!

Aprendizado acelerado

Os programas de trainee são projetados para fornecer uma imersão completa em um ambiente corporativo, com treinamentos, mentoria e rotação em diferentes áreas da empresa. Isso permite que os jovens talentos aprendam rapidamente e ganhem experiência em várias áreas.

Chance de crescimento profissional

Os jovens profissionais têm a oportunidade de conhecer a cultura e os valores da empresa, desenvolver suas habilidades e construir relacionamentos valiosos que podem ajudá-los a crescer profissionalmente na companhia, além de levar conhecimento por toda sua vida profissional.

Aumenta o ciclo de networking

Durante esse tipo de programa, os recém-formados têm a chance de conhecer pessoas de diferentes áreas da empresa e, com isso, formar conexões que podem ser úteis ao longo de suas carreiras nesta ou em outras empresas.

Remuneração mais competitiva

A maioria dos programas de trainee oferecem remuneração atrativa e, assim, muito mais competitiva, além de benefícios como plano de saúde, vale-refeição, entre outros. Por isso, se essa oportunidade aparecer, não a perca!

Exposição a várias áreas da empresa

Os programas de trainee, em geral, envolvem a rotação em diferentes áreas da empresa, o que permite que os profissionais conheçam e entendam o funcionamento dos mais diversos departamentos.

Desenvolvimento de habilidades

Os programas de trainee são projetados para ajudar os jovens formandos a desenvolver suas habilidades profissionais, incluindo os conhecimentos técnicos e comportamentais, como liderança, trabalho em equipe e ainda a comunicação.

Chance de assumir posição de liderança

Ao final do programa, os jovens profissionais podem ser promovidos a cargos de liderança dentro da empresa, graças ao seu desempenho e ao seu conhecimento da empresa. Com isso, fica fácil entender que os programas são, muitas vezes, uma porta de entrada para uma carreira de sucesso dentro da empresa, muitas vezes em multinacionais.

Quais as dicas de como ser aprovado no programa de trainee?

O caminho para ser aprovado em um programa trainee é bastante competitivo e desafiador, mas separamos algumas dicas de estratégias que podem ajudar!

1. Pesquise sobre o programa

Antes de se inscrever para a vaga, pesquise sobre a empresa e o programa oferecido por ela. Por isso, conhecer a cultura da organização, seus valores e sua visão é importante para entender se ela é a certa para você.

2. Estude o processo seletivo

Os processos seletivos para programas trainee costumam ser rigorosos e envolvem várias etapas, como testes online, entrevistas, dinâmicas em grupo e painéis de negócios. Além disso, estude as competências e os conhecimentos que a empresa procura em seus candidatos e se prepare para cada etapa.

3. Destaque suas habilidades

Mostre suas competências e realizações em sua inscrição e em todas as etapas do processo seletivo. Certifique-se, ainda, de que suas habilidades e experiências estejam alinhadas com as exigências do programa oferecido e da empresa.

4. Mostre suas experiências

Outra dica é destacar as suas experiências na graduação e em estágios realizados anteriormente, pois podem colocá-lo à frente de outros candidatos. Mas lembre-se de apresentar as capacitações mais positivas para seu currículo não ser depreciado por uma empresa que deseja uma mente mais "crua" e ávida com novos conhecimentos!

5. Seja uma pessoa proativa

Durante a entrevista, mostre-se interessado em aprender mais sobre a empresa e com relação ao programa em si. Para isso, vale a pena fazer perguntas inteligentes quando conversar com recrutadores e demonstrar que consegue resolver os tipos de problemas apresentados em empresas do ramo pretendido.

6. Saiba trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe permite que os participantes de programas de trainee trabalhem com pessoas que contam com habilidades e conhecimentos diferentes dos seus. Isso significa que existe uma grande oportunidade para aprender com os outros e expandir suas habilidades.

Mas não basta saber trabalhar em equipe, é necessário saber como demonstrar essa habilidade durante o processo seletivo. E a melhor oportunidade para isso é na etapa de dinâmicas práticas. Busque saber a opinião dos colegas e construir raciocínios e soluções conjuntas.

4. Melhore sua comunicação

A comunicação é uma competência muito importante para um trainee. Por isso, certifique-se de que a sua forma de se comunicar seja clara e eficiente. Caso contrário, vale a pena praticar suas habilidades de comunicação por meio de exercícios de escrita e apresentações. Vale até conversar com o próprio espelho!

8. Mostre sua criatividade

Talentos criativos engajam e trazem mais motivação para os times da empresa, compartilham ideias diferentes e inovadoras para resolver um problema ou concluir diversas tarefas.



E então, o que achou das dicas?

Nesse artigo, você conferiu o que é e como funciona um programa de trainee e quais são as suas vantagens. Em seguida, você conferiu as melhores dicas para ser aprovado no programa!

Por fim, vale lembrar que os processos seletivos para esses programas costumam ser muito competitivos, mas seguindo essas estratégias, você pode aumentar suas chances de ser aprovado.

Gostou do conteúdo? Então nos siga em nossas redes sociais para ver em seu feed nossas novas publicações tão informativas e inspiradoras como essa! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.