ENEM e Vestibular

Como equilibrar o sono com os estudos?

Entenda de vez como equilibrar o sono com os estudos e a importância de dormir bem para o desempenho no vestibular!

4
minutos de leitura

Equilibrar o sono com os estudos é um dos desafios que muitas pessoas se deparam durante a jornada rumo à graduação. Afinal, o sono é imprescindível para a qualidade de vida e determinante em nosso bem-estar cotidiano. O que acontece é que muitos vestibulandos subestimam sua importância.

Assim como em outros países, há no Brasil o mito de que é necessário estudar por horas a fio, deixando de lado momentos de lazer e descanso. Mas não é à toa que, em média, uma pessoa passa um terço de sua vida dormindo - todos precisam desse tempo para viver de forma plena e saudável. E não, as horas de sono não são tempo desperdiçado.

A seguir, você conhecerá mais sobre a relação do sono com os estudos e algumas dicas de como conciliá-los. Continua a leitura!

Dicas para melhorar a qualidade do sono

Dormir é algo instintivo para os humanos, mas isso não significa que fazê-lo é sempre uma tarefa simples. Muita gente até sente cansaço, mas na hora de se desligar percebe que a mente está um furacão de ideias e pensamentos.

Por isso, antes de falar sobre o equilíbrio entre sono e estudo, é importante que você conheça algumas dicas que podem lhe ajudar a aumentar a qualidade das horas dormidas.

Cuide do seu corpo e da sua mente

Você já ouviu o ditado: corpo são, mente sã. Não é nenhuma novidade, mas é sempre válido lembrar que a prática de atividades físicas ajuda a regular o corpo humano em diversos aspectos, incluindo o sono.

Procure uma atividade que você goste de fazer e tente dedicar algum tempo para realizá-la. A recomendação é de, ao menos, 3 vezes por semana. Outra dica importante é evitar a prática de exercícios físicos durante a noite, próximo a hora do sono, já que isso pode causar um efeito reverso e atrapalhar o repouso.

Por fim, também cuide da sua alimentação e procure, quando necessário, ajuda especializada para elaborar um cardápio que atenda às suas necessidades. O mesmo vale para os cuidados mentais - não hesite em buscar um suporte terapêutico ou médico. Cuidar da saúde mental também é uma tarefa diária, e um especialista poderá lhe ajudar a encontrar as melhores práticas.

Leia também: 9 alimentos que dão mais energia para os estudos

Evite a luz azul e tome cuidado com café e bebidas energéticas

A chamada luz azul é um tipo de luz emitida pelo sol durante o dia, e nos ajuda a regular o funcionamento do corpo. Acontece que ela também é emitida pela tela de celulares, notebooks, televisores e outros eletrônicos, e seu uso à noite, próximo à hora de dormir, pode afetar a qualidade do sono e até mesmo causar insônia.

Afinal, o corpo humano não lida muito bem com essa luz à noite, já que não espera recebê-la depois do pôr do sol. A dica aqui é: tente substituir o uso de eletrônicos por outras práticas antes de dormir. Leitura e meditação são ótimas recomendações.

Como equilibrar o sono com os estudos?

Chegamos ao cerne da questão. As dicas acima irão ajudar você a regular e melhorar a qualidade das horas dormidas, e este é o primeiro passo rumo ao equilíbrio, já que, quando você dorme bem, tende a aproveitar mais do dia. Para finalizar, vamos ver mais alguns pontos sobre como equilibrar o sono e os estudos.

Não subestime a importância de dormir

Já adiantamos este tópico no começo do conteúdo, mas ele é tão importante que vamos reforçá-lo aqui.

Esqueça essa romantização que foi criada em torno da ideia de virar a madrugada estudando para conquistar uma vaga na universidade com muito sofrimento. Você pode chegar ao mesmo lugar de forma mais saudável e simples.

Para tanto, é importante respeitar as horas de sono, e o horário correto de dormir. O tempo necessário muda para cada pessoa, mas está na média de sete a nove horas por dia.

Organize sua rotina

Muitas vezes os vestibulandos trocam a cama pelos livros por falta de organização ou planejamento. Criar uma rotina, um cronograma ou um método de estudo e segui-lo irá lhe ajudar a entender melhor seus horários de estudo e em quais assuntos você precisa se dedicar mais. Ao fim do dia, a sensação de dever cumprido é uma grande aliada para relaxar, fazer outras atividades e, claro, dormir bem.

Não se esqueça do lazer

Seu cotidiano deve ter mais atividades do que apenas dormir e estudar. Para equilibrar o sono com os estudos, também é necessário ter outros momentos durante o dia. Já falamos da atividade física, leitura e meditação, mas não esqueça de separar um tempo para a diversão e o convívio social com familiares e amigos.

Além disso, a pausa produtiva é uma ótima forma de cuidar da mente durante as longas horas de estudos. Seu cérebro e seu corpo necessitam de momentos assim, e o lazer também é um cuidado com a saúde física e mental.

Gostou de conhecer mais sobre a importância do sono e de como equilibrá-lo com os estudos? Então compartilhe este material com seus colegas. E se você tem interesse em temas sobre estudos, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog.