Estágio e carreira

Como encontrar e entrar em contato com recrutadores no LinkedIn

Seis pessoas são contratadas por minuto por meio do LinkedIn, e a proatividade pode ajudar você a ser uma delas. Confira nossas dicas!

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Mais de um bilhão de pessoas utilizam o LinkedIn no mundo. Esses números vêm de 200 países, formando a rede social profissional mais popular e poderosa na qual você pode ingressar para fomentar sua carreira sem pagar absolutamente nada por isso.

Por mais que pareça gente demais, a verdade é que você precisa, sim, ser um dos 65 milhões de usuários que visitam a seção de vagas de emprego do LinkedIn semanalmente. De acordo com a plataforma, são realizadas 140 candidaturas por segundo e seis pessoas são contratadas a cada minuto por ali.

Como muitos conseguem isso? Sendo proativos e fazendo o caminho inverso do mercado. As pessoas não esperam que os recrutadores entrem em contato pela rede. Elas enviam mensagens certeiras quando descobrem uma oportunidade que lhes interessa.

Saiba como tomar a dianteira também na sua vida profissional. A seguir explicaremos o caminho ideal para você alcançar esse objetivo.  

Como escrever uma boa mensagem inicial  

Considere investir um tempo para identificar quais recrutadores estão associados às empresas no setor que você trabalha hoje ou onde deseja trabalhar. Afinal, esses profissionais estão constantemente buscando talentos qualificados para preencher vagas disponíveis.

Dessa forma, você vai otimizar o seu investimento de tempo para as opções que realmente podem render frutos. Por exemplo, se você tem interesse em marketing digital, procure usuários que estejam trabalhando no RH de empresas desse segmento.

Uma excelente forma de se destacar é encontrar pontos de conexão e/ou networking entre você e o recrutador ou entre você e a vaga anunciada. Se tiver alguma semelhança com o recrutador, como ter frequentado a mesma universidade, residir na mesma cidade ou ter conhecidos em comum, mencione isso para criar um vínculo.

Além disso, você deve manter a sua comunicação curta e direta. Recrutadores costumam ter agendas apertadas e uma mensagem longa no LinkedIn pode não chamar sua atenção.

Em vez de elaborar um texto extenso, vá direto ao ponto para garantir que sua mensagem seja lida e compreendida rapidamente. Encare sua mensagem como um início de conversa, e não como uma proposta completa ou um longo discurso sobre sua carreira.

Especialistas afirmam que o LinkedIn não é o melhor lugar para uma apresentação detalhada a não ser que seja solicitada. Então, use-o para fazer uma introdução atraente e despertar o interesse do recrutador para uma conversa mais aprofundada.

Para tanto, adicione informações relevantes sobre sua situação atual e seus objetivos profissionais, como sua localização, o tipo de emprego que busca, suas expectativas salariais e suas principais habilidades e experiências. Esse é o tipo de coisa que interessa a para repassar às demais pessoas envolvidas no processo de contratação.  

Se você encontrou uma oportunidade interessante e acredita que é um bom candidato, anexe o seu currículo à mensagem do LinkedIn. Embora o recrutador possa acessar seu perfil, ter o currículo em mãos facilita a avaliação imediata, visto que depois ele provavelmente precisaria solicitá-lo a você.  

Como maximizar suas chances de obter uma resposta

O LinkedIn revelou que os InMails têm três vezes mais chances de serem aceitos em comparação com e-mails, conforme dados de janeiro de 2022. Portanto, considerar a assinatura da versão paga da plataforma ou aproveitar as promoções sazonais pode ser uma estratégia vantajosa.

Facilite a sua vida e a do recrutador, identificando um cargo específico de seu interesse antes de enviar qualquer comunicação. Em vez de se vender como uma opção para qualquer posição, valorize o seu passe, explicando como a sua trajetória profissional está alinhada com essa posição que está aberta.

Também é sabido que a prática de copiar e colar uma mensagem para múltiplos destinatários é facilmente perceptível e deve ser evitada. Logo, você deve se concentrar mais na qualidade das suas mensagens, falando sobre suas soft e hard skills, do que na quantidade.

Utilize o buscador da própria plataforma para encontrar as pessoas que estão nas empresas onde você gostaria de trabalhar. Basta colocar o nome da empresa e depois selecionar a opção “pessoas”.  

Por fim, vale lembrar que recrutadores recebem um grande volume de mensagens todos os dias. Assim, faça com que a sua mensagem seja pessoal e relevante, e uma boa forma de fazer isso é mencionar o nome de uma pessoa que talvez possa indicar você internamente.  

E o selo "Open to Work"? Ajuda?

Muitas pessoas ficam com vergonha de utilizar este selo em sua foto do perfil por acreditarem que estar desempregado não é um bom sinal para o RH das empresas. No entanto, segundo informações do próprio LinkedIn, os usuários que o ativam têm 40% mais chances de receber mensagens de recrutadores.

Ou seja, a ativação desse recurso pode melhorar sua visibilidade, aumentando consequentemente as suas chances de ser recrutado. Vale a pena testar, não é mesmo?

Fique ligado em outras dicas valiosas para a sua carreira por meio do nosso Blog. Toda semana, publicamos novos conteúdos focados na sua fase atual de vida!