Administração ou Gestão Comercial? Tire suas dúvidas sobre as carreiras
Tem interesse em vendas e empreendedorismo? Então Administração ou Gestão Comercial podem ser áreas a te levar às oportunidades mais promissoras no mercado de trabalho. Confira!
Para quem concluiu o Ensino Médio e busca uma carreira em vendas, empreendedorismo e gestão, o leque de opções no ensino superior é vasto. Nesse caso, duas alternativas recomendadas são os cursos de Administração ou Gestão Comercial.
Ambas capacitam os alunos com habilidades para empreender e realizar negociações. Mas cada uma apresenta focos e conhecimentos que, embora complementares, se diferenciam em suas aplicações práticas.
Por isso, se você tem interesse nessas carreiras, venha descobrir tudo sobre as diferenças entre Administração e Gestão Comercial. Continue e tire suas dúvidas!
Quais são as áreas de atuação em Administração?
O administrador tem habilidades para gerenciar diferentes aspectos em uma empresa. Ele atua no planejamento, coordenação, controle e tomada de decisões, visando garantir que as atividades da organização funcionem.
Sua função principal é cuidar das operações diárias, gerenciar equipes, lidar com recursos financeiros, materiais e humanos, buscando melhorar a performance da companhia. Nesta, o administrador pode ocupar diferentes cargos e atuar em várias áreas:
- Administração geral — fica responsável pela gestão global de uma empresa, seja ela uma gigante ou uma startup. Ele pode ocupar cargos de direção ou presidência, tomando decisões estratégicas e definindo metas para toda a organização;
- Recursos Humanos — atua gerindo pessoas, recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho e desenvolvimento de planos de carreira dos colaboradores;
- Financeira — cuida das finanças da empresa, elaborando orçamentos, controlando custos, analisando investimentos e buscando formas de melhorar a saúde financeira da organização;
- Marketing — trabalha no desenvolvimento de estratégias de marketing na promoção de produtos ou serviços da empresa, analisando o mercado, identificando oportunidades e planejando campanhas publicitárias;
- Logística e produção — gerencia a cadeia de suprimentos, planeja a produção, controla estoques e busca otimizar os processos logísticos, garantindo eficiência e redução de custos;
- Consultoria — oferece orientação e soluções para melhorar processos e estratégias de negócio em diferentes organizações.
O administrador pode trabalhar em empresas de variados segmentos, desde indústrias até comércios, instituições financeiras, hospitais, organizações não governamentais (ONGs), entre outros.
Quais são as áreas de atuação em Gestão Comercial?
O profissional de Gestão Comercial é especializado em estratégias de vendas, negociações e gestão de equipes. Ele é responsável por planejar e executar ações que impulsionam as vendas e os resultados de uma empresa. As áreas de atuação são diversas:
- Vendas — o gestor pode trabalhar liderando equipes de vendedores, estabelecendo metas, desenvolvendo estratégias para fechar negócios;
- Marketing — colabora no desenvolvimento de estratégias focadas na venda de produtos ou serviços, participando da elaboração de campanhas e identificando oportunidades de mercado;
- Gestão de equipes — o profissional gerencia equipes de vendas, treinando e orientando os vendedores para atingirem os objetivos da empresa;
- Análise de mercado — analisa a concorrência, identifica tendências, comportamento do consumidor e oportunidades de negócio que possam direcionar as estratégias de vendas;
- Relacionamento com clientes — o gestor comercial também é responsável por buscar entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções que atendam às suas expectativas;
- Consultoria — além de atuar em empresas, o profissional pode ajudar outros negócios a melhorarem suas vendas e otimizarem os resultados.
O gestor comercial pode atuar em variados setores da economia, como varejo, indústria e serviços. É possível colaborar com o desenvolvimento de estratégias que impulsionam as vendas e geram lucros para as companhias.
Quanto ganha o profissional de cada carreira?
Conforme indicam os dados fornecidos pela pesquisa do Salario.com.br, a média salarial de um administrador no mercado de trabalho brasileiro é de R$ 4.574,84. Essa média foi calculada a partir de uma amostra de 119.471 salários.
É importante destacar que variações nesse valor podem ocorrer devido a nuances regionais e características individuais de cada profissional, como anos de experiência, especializações ou habilidades específicas demandadas pelo mercado.
Para um gerente comercial, a média registrada é de R$ 4.514,58, com base em 83.782 salários analisados pela pesquisa do site Salario.com.br. Sua remuneração, da mesma forma que a dos administradores, pode ser influenciada por uma gama de variáveis, como tamanho da empresa, setor de atuação e, claro, experiência acumulada ao longo da carreira.
Como é o curso de Administração?
O curso de Administração é uma graduação que foca na formação de profissionais aptos a gerir e administrar organizações de diferentes portes e setores.
Geralmente, o curso tem duração média de 4 anos e é ofertado na modalidade de bacharelado. Nesse período, os alunos são expostos a uma ampla gama de disciplinas para desenvolver habilidades na gestão de negócios.
As matérias variam conforme a faculdade, mas geralmente incluem fundamentos da administração, como teorias organizacionais, gestão de pessoas, marketing, finanças, contabilidade, economia, empreendedorismo, gestão estratégica, logística, novos modelos de administração, entre outras.
O curso também pode oferecer disciplinas optativas ou específicas voltadas para áreas mais especializadas, incluindo gestão de projetos, sustentabilidade e inovação.
A rotina do aluno pode combinar aulas expositivas, estudos de casos, trabalhos em grupo, seminários, projetos práticos, atividades de simulação empresarial e até mesmo estágios supervisionados em empresas.
Em muitas faculdades, é possível fazer Administração de forma presencial ou na modalidade a distância (EAD).
Como é o curso de Gestão Comercial?
O curso de Gestão Comercial é uma graduação que visa formar profissionais capacitados a atuar estrategicamente na área de vendas e negociações comerciais.
Embora não seja tão popular quanto Administração, é uma formação que oferece um foco mais específico no universo comercial. A ideia é preparar os estudantes para lidar com desafios e oportunidades do mercado de vendas e marketing.
A sua duração pode ser de quatro anos, na modalidade de bacharelado, ou de dois anos, na modalidade de tecnólogo — ambos sendo considerados cursos superiores.
As matérias presentes no currículo podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas geralmente incluem disciplinas como:
- gestão de vendas;
- marketing;
- técnicas de negociação;
- comportamento do consumidor;
- gestão estratégica;
- logística;
- administração de vendas online;
- gestão de canais de distribuição.
As aulas podem ser conduzidas de diversas formas, envolvendo aulas expositivas, estudos de caso, análise de situações reais de mercado, projetos práticos, simulações comerciais e até mesmo estágios em companhias do ramo.
Qual a importância da faculdade para seguir nessas carreiras?
Nos campos de Administração ou Gestão Comercial, a graduação não é uma exigência obrigatória para iniciar uma carreira. É possível encontrar casos de profissionais de sucesso que alcançaram posições de destaque sem um diploma universitário específico.
No entanto, em muitas situações, especialmente em cargos de liderança ou em negócios de grande porte, a formação acadêmica é valorizada. Inclusive, pode até ser um requisito para a promoção ou contratação em cargos mais elevados.
Instituições de ensino reconhecidas e bem avaliadas também oferecem um currículo atualizado, professores qualificados, recursos de aprendizado e oportunidades de networking. Tais aspectos podem enriquecer a formação dos estudantes.
E então, vai ser Administração ou Gestão Comercial?
Escolher uma boa faculdade é o primeiro passo para uma trajetória profissional bem-sucedida, independentemente da graduação escolhida. Em relação aos cursos de Administração ou Gestão Comercial, é importante se matricular em uma boa instituição de ensino, capaz de dar todo o suporte e conhecimento para a pessoa se destacar no mercado de trabalho.
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