Pneumologia: saiba tudo sobre esta especialidade médica
Se a pneumologia é a sua primeira opção de especialidade, este é o artigo certo para você!
Durante a pandemia, muito foi exigido dos médicos especializados em pneumologia. Isso porque, além da Covid-19, as pessoas continuaram sofrendo de outras enfermidades, como alergias e infecções por outros vírus, com sintomas muito semelhantes.
Os pneumologistas trabalharam muito na linha de frente, buscando alternativas de tratamento, em uma situação de caos completo. Os pacientes entravam com quadros leves, médios e moderados aos montes quando ainda se sabia pouco sobre a doença.
Esse episódio histórico trouxe à tona a importância desta especialidade médica que, para muitos estudantes em formação, é a primeira opção de residência. Se este é o seu caso, você está lendo o artigo certo.
A seguir, você vai aprender tudo sobre a Pneumologia. Boa leitura!
Importância da Pneumologia
Esta especialidade médica é voltada à compreensão da anatomia e do bom funcionamento das vias respiratórias, incluindo traqueia, brônquios, pulmões, entre outras estruturas vinculadas ao ato de respirar. Sua importância recai, principalmente, sobre o reconhecimento de patologias que ameacem esse processo tão vital à vida das pessoas.
Os altos índices de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos têm tornado o trabalho dos pneumologistas ainda mais necessário. Isso porque a exposição às substâncias químicas que ficam impregnadas nas partículas de ar pode desencadear doenças respiratórias.
Outro fator de risco à saúde do sistema respiratório, que coloca a Pneumologia em evidência, é o tabagismo. O acompanhamento regular com um médico especializado nesta área pode garantir a detecção precoce de eventuais morbidades.
Leia também: Covid-19 e os desafios para o futuro da Medicina
Quando procurar ajuda
Em geral, as doenças pulmonares se manifestam por sintomas bem evidentes, como falta de ar, rouquidão e chiado no peito, por exemplo. Dar a devida atenção para essas mudanças, que podem parecer “normais”, é o primeiro passo para manter uma boa saúde.
Se, de repente, subir uma escada presente no seu dia a dia torna-se um esforço maior, é possível que o seu sistema respiratório esteja comprometido de alguma forma. Algumas doenças que são tratadas por pneumologistas são:
- Tuberculose;
- Rinite;
- Asma;
- Fibrose cística;
- Bronquite.
Mesmo sofrendo com enfermidades crônicas, ou seja, que têm longa duração, uma pessoa pode ter sua qualidade de vida melhorada com a ajuda de um especialista. Por outro lado, crises de tosse incontroláveis ou até mesmo uma única tosse com sangue são fatores que devem ser tratados como urgentes.
Quem sofre de ronco e/ou de apneia do sono também deve se consultar com pneumologistas. É este profissional que vai indicar a realização do exame de polissonografia e, depois, avaliará os resultados, receitando possíveis soluções.
Dia a dia do médico especializado em Pneumologia
O médico pneumologista vai prestar atendimento ambulatorial por encaminhamento de outros especialistas, principalmente, de clínica médica, já que este profissional geralmente não fica no pronto atendimento para fazer a primeira triagem dos pacientes.
Em seu consultório vão entrar pessoas reclamando dos sintomas mencionados anteriormente, que serão investigados a fundo para o diagnóstico correto. Tal investigação, que é feita tanto em clínicas quanto no ambiente hospitalar, acontece por meio do exame físico do tórax, palpação e ausculta de sons respiratórios, da voz e da tosse.
Além disso, promover a reabilitação pulmonar de pacientes que conseguiram parar de fumar ou tiveram sequelas de doenças, como a Covid-19, também é sua função. Como na maioria dos casos, é necessária a solicitação de exames complementares, como hemogramas, raio-X, oximetria e broncoscopia com frequência.
Confira: Covid-19 ou alergia? Conheça a área médica que ajuda neste diagnóstico
Perfil de um bom pneumologista
Como pneumologista, seu trabalho também vai englobar a conscientização dos pacientes quanto aos riscos de fumar e a importância de manter o controle de doenças crônicas. Por exemplo, o cuidado com a asma em casa é feito por meio do uso do Aerolin spray, que deve estar sempre com a pessoa.
No entanto, uma das maiores dificuldades no cuidado da saúde é a mudança de hábito, em especial, quando se trata de vício. Portanto, a persuasão será uma habilidade importante para encarar as obrigações desta especialidade.
Outras soft skills importantes de se adquirir e manter em treinamento são a disciplina e a dedicação aos estudos, pois a Pneumologia é uma área bastante ampla. No trabalho, elas também valerão para os plantões que você enfrentará aos montes, com idas à enfermaria e emergências.
Por fim, a empatia é um item básico para a maioria das especialidades médicas, e a Pneumologia não é uma exceção à regra. Até porque, doenças respiratórias podem deixar sequelas, exigindo que o paciente seja acompanhado de perto por um familiar. Ou seja, você vai precisar interagir com mais pessoas para conseguir que o seu paciente tenha o que precisa.
Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais especialidades? Então, confira outros artigos na seção exclusiva sobre Especialidades do nosso Blog!