Especialidades

O que faz um médico pneumologista?

Você sabia que a pneumonia é apenas uma das doenças que um médico pneumologista pode tratar? Descubra agora mesmo os diversos quadros com os quais profissional pode lidar!

5
minutos de leitura

Você sabia que o nome correto da especialidade que forma um médico pneumologista é Pneumologia e Tisiologia? Outra informação interessante é que as possibilidades de atuação na área são muitas — ou seja, esse profissional não trata apenas de pneumonia, como muitos podem pensar, mas de muitas outras doenças respiratórias.

Vale mencionar que a crescente incidência destes males faz com que a Pneumologia continue sempre em ascensão. Hoje em dia, por exemplo, são muitos os fatores que fazem esse profissional ser muito requisitado, como:

  • envelhecimento da população com aumento de pacientes com enfisema e DPOC;
  • conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pulmão;
  • alto consumo de tabaco (cigarro tradicional e eletrônico, narguilé, etc.);
  • poluição de grandes centros, que geram mais casos de bronquites;
  • incidência de pneumonias em soropositivos para HIV.

E então — esteja você na fase de escolher uma Residência ou ainda não é estudante de Medicina — certamente gostará de ler este artigo!

O que é um médico pneumologista?

O médico pneumologista é o profissional que se especializou em Pneumologia. Ele é o responsável por diagnosticar e fazer o tratamento das doenças respiratórias, sobretudo, as que atingem as vias aéreas inferiores, como laringe, traqueia e pulmões como:

  • câncer de pulmão, traqueia e laringe (junto com o oncologista);
  • fibrose cística;
  • bronquiolite;
  • tuberculose;
  • pneumonia;
  • bronquite;
  • asma etc.

O que o pneumologista faz e como atua?

Como vimos anteriormente, a Pneumologia é responsável por tratar das patologias ocorridas nas vias aéreas inferiores. Portanto, os profissionais com especialidade nessa área solicitam exames para o diagnóstico de doenças.

A partir de então, eles prescrevem medicamentos e outras formas de terapia para o tratamento de doenças leves, moderadas e graves em pacientes que procuram um pneumologista.

Confira abaixo, como atua um médico pneumologista:

  • faz atendimentos em consultório, clínica e hospital;
  • analisa as queixas apontadas pelos pacientes;
  • faz exames clínicos (ausculta pulmonar, por exemplo);
  • solicita e ou realiza exames dos pulmões como espirometria e broncoscopia;
  • levanta as hipóteses diagnósticas;
  • discute diagnóstico e tratamento com o paciente e familiares;
  • emite receitas, laudos e atestados.

Com relação aos exames de espirometria e broncoscopia, há pneumologistas que se dedicam exclusivamente à realização de tais exames, solicitados por outro pneumologista.

Quais doenças são tratadas pelo pneumologista?

O pneumologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar alterações que afetam o sistema respiratório, sendo os principais:

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Trata-se de uma inflamação ou obstrução crônica do revestimento dos brônquios (estruturas originadas da ramificação da traqueia, indo em direção aos alvéolos, garantindo que o ar chegue até eles) ou bronquíolos (ramificações terminais dos brônquios que entram nos alvéolos pulmonares), dificultando a troca dos gases da respiração.

Pneumonia e Broncopneumonia

Esta doença respiratória provocada por vírus, bactérias ou fungos, leva à inflamação pulmonar, gerando o acúmulo de líquido nos alvéolos dos pulmões. Na pneumonia, a infecção atinge um ou mais lobos de um dos pulmões. Já na broncopneumonia, várias partes do pulmão são infectadas.

Doença pulmonar ocupacional

A doença pulmonar ocupacional é uma alteração respiratória pela inalação das toxinas provocadas pelo trabalho que a pessoa exerce.

Doença pulmonar intersticial

Trata-se do conjunto de doenças que geram inflamação ou cicatrização em várias regiões dos pulmões. Com isso, dificulta a absorção de oxigênio pelos órgãos.

Hipertensão pulmonar

Trata-se do aumento da pressão dos vasos sanguíneos que pulmonares. A hipertensão pulmonar pode ser causada pela rigidez das artérias dos pulmões ou por obstrução provocada por coágulos.

Bronquite aguda

Trata-se da inflamação dos brônquios, podendo ser causada por qualquer síndrome gripal ou outra infecção respiratória. O tempo de duração é de uma a três semanas.

Câncer de pulmão

O câncer de laringe, traqueia e pulmão costumam ser tratados por um médico pneumologista oncologista ou por um pneumologista e outro oncologista, atuando em conjunto.

Bronquiectasia

Doença que se caracteriza pela dilatação dos brônquios e está associada, geralmente, a outras condições, como a fibrose cística ou o enfisema pulmonar.

Tuberculose

Trata-se de uma doença infecciosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que costuma permanecer nos pulmões e, como resultado, à doença que, tem como sintoma característico a tosse excessiva e sanguinolenta. No passado, a tuberculose era incurável, mas hoje pode ser curada com o uso de medicamentos prescritos pelo pneumologista.

Apneia do sono

Esta doença corresponde à parada abrupta da respiração durante enquanto a pessoa dorme, causando roncos e pouco descanso.

Fibrose cística

Trata-se de uma doença hereditária que tem como sintoma o aumento da produção e da viscosidade das secreções respiratórias, que se acumulam nos pulmões.

COVID-19

Doença que pode comprometer os pulmões e, quanto maior o acometimento, maior a necessidade de a Covid-19 ser tratada conjuntamente com o infectologista.

Asma

Trata-se de uma inflamação crônica pulmonar fazendo a pessoa ter dificuldade de respirar, falta de ar, chiados no peito e forte sensação de pressão no peito. Se o problema for causado por alergias, recomenda-se indicar um médico alergista para descobrir as causas da alergia.

Quais procedimentos o pneumologista pode realizar?

Um pneumologista é um médico especializado no diagnóstico e no tratamento de distúrbios respiratórios. Os procedimentos que um pneumologista pode realizar incluem:

  • broncoscopia — o médico insere uma micro câmera flexível nas vias aéreas para examinar os pulmões e coletar amostras de tecido ou fluido, diagnosticando e tratando doenças pulmonares, como câncer, tuberculose e DPOC;
  • biópsia pulmonar — com o uso de uma agulha ou cirurgia, o médico recolhe uma amostra de tecido dos pulmões para diagnosticar o câncer de pulmão;
  • toracocentese — uma agulha é inserida no tórax para remover o líquido ou o ar ao redor dos pulmões, para fins diagnósticos (em busca de infecções, células cancerosas) ou terapêuticos (aliviar a pressão nos pulmões causada pelo por líquido ou ar);
  • espirometria — avalia a capacidade e rapidez de absorção de oxigênio e eliminar gás carbônico pelos pulmões. Usada para diagnosticar asma, DPOC etc.

Quais as principais vantagens dessa especialidade médica?

Como dissemos no início, fatores como poluição, tabaco e infecções pulmonares causadas por vírus e bactérias sempre vão existir. Tornando essa profissão fundamental e com alta (e necessária) empregabilidade.

Além disso, como você pôde ver, são diversas as doenças do trato respiratório inferior, ou seja, as possibilidades de ter a agenda sempre com muitos pacientes é inquestionável, tornando essa especialização médica muito vantajosa.

Quais as oportunidades de crescimento para pneumologistas?

Segundo o Bureau of Labor Statistics (BLS) dos EUA, o mercado de trabalho para pneumologistas crescerá 5% nos 10 anos entre 2016 a 2026. Tal taxa é semelhante à média de todas as outras ocupações. O motivo é o envelhecimento da população mundial, que continuará precisando de tratamento para doenças pulmonares.

Além disso, a pesquisa de novos tratamentos e tecnologias estão sendo constantemente desenvolvidas para essas e outras condições, gerando novas oportunidades para os especialistas. Nos últimos anos, o campo da Pneumologia teve um crescimento significativo.

Neste texto você viu as muitas doenças que um médico pneumologista pode tratar. Além disso, conferiu os procedimentos realizados e, por fim, que este campo é um caminho repleto de oportunidades para médicos.

Agora, entre em contato com a Afya — o maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil —, para saber mais sobre o que faz o médico pneumologista e demais áreas da Medicina.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.