Faculdade de Medicina: as dúvidas mais comuns
Saiba qual o perfil do aluno de Medicina, principais disciplinas básicas e outras dúvidas acerca dessa graduação.
Quem gosta de Biologia no Ensino Médio, muito provavelmente já pensou em fazer faculdade de Medicina. Mas esse é apenas o primeiro sinal de que essa é a graduação certa para você. Se você pensa em seguir carreira na área da Saúde, confira neste texto as dúvidas mais comuns sobre a faculdade de Medicina:
Qual o perfil do aluno de Medicina?
Ter interesse por Biologia é um indicativo de que você pode fazer faculdade de Medicina, mas não basta gostar de frequentar as aulas, é importante gostar de estudar por conta própria, de estar sempre bem informado sobre as novidades da área e se atualizar em congressos, feiras e eventos científicos. A área da Saúde evolui constantemente e o médico precisa acompanhar os novos conhecimentos para resolver as solicitações de seus pacientes.
Falando em pacientes, é legal também que o aluno de Medicina goste de lidar com pessoas. É verdade que há especialidades que possuem pouca interação com o público, como administração hospitalar, mas elas são a minoria na profissão. Além disso, as diretrizes do Ministério da Educação são bastante focadas em Saúde da Família e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Então, durante a faculdade de Medicina, você terá que lidar muito com pacientes em diversas etapas até concluir a graduação.
Ter empatia com quem está doente e passando por momentos sensíveis ajuda bastante o profissional na relação com o paciente e mesmo nos diagnósticos, mas para o perfil do aluno de Medicina é preciso também ter equilíbrio emocional, para que isso não afete a sua própria saúde. Esse equilíbrio ajuda também a lidar com a rotina da profissão.
Conteúdos e prática
A faculdade de Medicina é dividida em três grandes momentos: (1) parte teórica do curso, (2) início das atividades práticas e (3) estágio, o chamado período de Internato. Antes de atender pacientes, o estudante vai precisar dominar uma série de conteúdos.
Confira as principais disciplinas básicas:
- Anatomia: estuda o corpo (esqueleto, musculatura, veias e artérias, nervos, órgãos, etc.);
- Biologia Celular e Molecular: estuda a composição química e estrutural das células, funções de cada um dos componentes celulares;
- Fisiologia: trata do funcionamento do organismo, da integração dos órgãos e demais sistemas do corpo humano;
- Histologia: estuda tecidos e órgãos;
- Imunologia: estuda os mecanismos de defesa do corpo humano;
- Patologia: estudo das doenças e das alterações no organismo;
- Embriologia: estuda o desenvolvimento dos organismos desde a fecundação dos gametas até o final do estado embrionário;
- Farmacologia: estuda as propriedades e a composição química dos medicamentos;
- Bioquímica: estuda as transformações, as substâncias e moléculas provenientes de seres vivos e de seus processos metabólicos;
- Bioética: estudo dos problemas e implicações morais despertados pelas pesquisas científicas em Biologia e Medicina;
- Saúde da Família: aborda os conceitos e princípios da atenção básica de saúde.
Desafios da faculdade de Medicina
O principal desafio desta graduação é a intensa rotina. A faculdade de Medicina tem aulas nos períodos da manhã, tarde e noite, então, é necessário ter bastante disciplina para acompanhar os conteúdos e conciliar os estudos com descanso, família e amigos, porque possui a carga período integral.