Doenças sazonais: como cuidar da saúde no outono
Quer conferir dicas de como como cuidar da saúde no outono? Veja como algumas doenças que aparecem com a mudança no clima podem ser evitadas!
Como cuidar da saúde no outono? As estações possuem condições climáticas distintas, podendo variar a temperatura, o volume de chuvas e até a duração dos dias e das noites. No Brasil, como nosso país é muito extenso, as estações podem se apresentar de forma diferente em cada uma das regiões. De toda forma, a incidência de algumas doenças varia sazonalmente de modo que aquelas mais prevalentes entre 20 de março e 21 de junho podem ser chamadas de doenças do outono.
Apesar das variações regionais, no outono o clima tende a ter temperaturas mais amenas, nem tão quentes quanto no verão, mas nem tão frias quanto no inverno. Saiba mais sobre como é o clima no outono e de que forma ele pode ser propício para o desenvolvimento de algumas doenças. Acompanhe a leitura!
Entenda como é o clima no outono
O outono é a estação do ano que ocorre entre o fim do verão e o início do inverno, quando as temperaturas começam a diminuir gradativamente. Nesse período, as pessoas começam a sentir que o frio está chegando e, em alguns lugares, podem perceber que as plantas estão com as folhas amareladas, as quais começam a cair, transformando os cenários.
A noite chega mais cedo devido à inclinação da Terra, que gira em seu eixo e orbita em torno do sol. Quando o hemisfério for completamente afastado dessa estrela gigante, o ambiente terrestre é exposto aos dias mais frios, que correspondem ao inverno. Por outro lado, se o eixo aponta para o astro, algumas regiões do planeta experimentam o verão e o calor excessivo.
Algumas espécies de animais precisam se preparar para o frio. Nesse sentido, umas migram até regiões mais quentes e outras armazenam alimentos, que serão escassos no inverno. Em diversos lugares, o crescimento das plantas diminui, o calor reduz significativamente e há a sensação de conforto térmico após os dias quentes e ensolarados do verão.
Saiba quais são as doenças mais comuns no outono
Cada uma das estações do ano mencionadas acima traz consigo um conjunto de potenciais doenças e problemas de saúde. No outono, o nosso corpo sente as alterações climáticas e o organismo tende a ter dificuldade para se ajustar rapidamente a essas mudanças. Logo, a maioria das pessoas pode adoecer durante essa transição do clima. Então, para saber como cuidar da saúde no outono, o primeiro passo é compreender quais são as doenças mais comuns nesse período. Veja a seguir!
Resfriados
Os resfriados são capazes de afetar a saúde de qualquer pessoa em qualquer estação do ano. Contudo, eles costumam ser mais recorrentes no outono e atingem o seu pico durante o inverno. Conforme a temperatura climática começa a cair, a população começa a enfrentar dificuldades como nariz entupido, coriza, fadiga, espirros constantes e dores no corpo.
Gripes
As gripes decorrem de uma infecção que pode ser causada por diversos tipos de vírus, que começam a se proliferar na atmosfera com a chegada do outono. Diante das alterações do clima, o sistema imunológico fica mais fraco e vulnerável ao ataque de microorganismos prejudiciais. Por consequência, a imunidade cai e os sistemas de defesa precisam lutar contra agentes nocivos.
As gripes não são um problema sério se você busca por tratamento precoce. Os seus sintomas são febres, sensação estranha na garganta, dores de cabeça, inflamação nas amígdalas, vômitos, perda do paladar e do apetite. Caso a situação se agrave, é melhor procurar um médico para evitar a pneumonia, ao invés de confiar nos métodos tradicionais de tratamento.
Pneumonia
Uma das doenças do outono e inverno mais graves é a pneumonia. Afinal, no ambiente existem fungos, vírus e bactérias capazes de causar uma infecção pulmonar. Os seus sinais não devem ser ignorados, pois essa enfermidade pode prejudicar gravemente a funcionalidade do cérebro, pulmões e outros órgãos do corpo.
Bronquiolite
A bronquiolite surge por infecção viral, impedindo as passagens do ar que deve chegar nos pulmões. Trata-se de uma doença que acomete principalmente os bebês, mas pode afetar pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, ainda que tenham um envelhecimento saudável. Conforme essa doença progride, gera tosse, chiado, vômito, cansaço e problemas respiratórios que podem se tornar fatais.
Infecção na garganta
A infecção na garganta pode se tornar crônica, especialmente quando as estações mais frias se combinam com o ar seco. Ela deixa as pessoas desconfortáveis, com coceira e dor na região que está infeccionada. Apesar de se tornar persistente se você não tratar adequadamente, essa enfermidade não representa um risco grave à saúde física, podendo ser facilmente tratada.
Rinite alérgica
A rinite alérgica resulta de uma reação alérgica. Quem tem alergia geralmente apresenta sintomas assim que inala um elemento alérgeno. As recomendações médicas indicam que é necessário curar e eliminar os sinais assim que eles surgirem. Os principais sintomas são:
- coceira no nariz;
- espirros contínuos;
- congestão nasal;
- dificuldade para respirar;
- cansaço.
Confira dicas de como evitar essas doenças
O outono é uma época do ano propícia para o surgimento e o desenvolvimento de muitas doenças virais. Essas infecções podem ser facilmente transmitidas e, em algumas situações, se tornam perigosas, especialmente para bebês prematuros, crianças pequenas, idosos e pacientes com sistema imunológico ineficiente. Observe abaixo algumas dicas relevantes de como cuidar da saúde no outono!
Combata as alergias
Esporos de mofo ou ácaros são os maiores desencadeadores de alergia durante o outono, se espalhando quando alguém liga o aquecedor ou o ar condicionado. Portanto, evite utilizar esses aparelhos e mantenha as janelas da casa e do carro abertas para ventilar. Procure tomar banho sempre que chegar em casa e mantenha os ambientes limpos.
Evite resfriados
O resfriado pode durar apenas alguns dias ou levar semanas para desaparecer, conforme a imunidade de cada pessoa. Não passe muito tempo em lugares lotados, evite tomar banho muito quente e em seguida se expor no ambiente externo e se agasalhe. Mantenha seus níveis de estresse baixos, tenha uma dieta balanceada e pratique a higiene do sono.
Vença a gripe
Os vírus da gripe aparecem frequentemente no outono. Para evitar o contágio, não se aproxime demais de pessoas que estejam tossindo ou espirrando, e nem compartilhe objetos pessoais com elas. Lave as mãos com frequência ao longo do dia, após usar o banheiro e antes de se alimentar. Faça as vacinas e cuide do seu sistema imunológico.
Agora você já sabe como cuidar da saúde no outono!
As dicas fornecidas acima são úteis para lidar com doenças sazonais e evitar dores de garganta, vírus causadores de pneumonia, bronquiolite e praticamente todos os tipos de infecções agudas que atingem o sistema respiratório.
Deseja obter mais informações para se manter saudável o ano todo? Assine a newsletter e receba mais sugestões no seu e-mail!